Princípios de gestão das organizações
Resumo
A formação superior de jovens quadros que irão desempenhar funções nas mais diversas organizações, com a consequente tomada de decisão e respetivos impactos na Sociedade, por ter visto reduzido o seu ciclo, não deve ser inibidora de um pensamento holístico, por parte daqueles. Conscientes de que existem muitas formas e muitas obras escritas para abordar princípios de gestão das organizações, tendo por público-alvo jovens ainda sem muito conhecimento da realidade organizacional, os autores acharam por bem desenhar uma abordagem funcional. Esta, cremos, constitui o alfabeto e a tabuada de uma sã gestão de recursos, pelo que permitirá aos leitores tomarem consciência das especificidades de cada função (nível vertical), e ter também uma visão transversal das várias funções de uma organização (nível horizontal).
Assim, o livro tem início com um capítulo introdutório sobre a gestão e os gestores, ao qual se segue um outro sobre teorias organizacionais. O terceiro capítulo apresenta as estruturas organizacionais. O capítulo quatro refere-se ao marketing e no capítulo cinco é descrita a gestão de aprovisionamentos. O capítulo seis versa sobre a gestão de recursos humanos. O capítulo sete apresenta a análise económica e financeira. O capítulo oito aborda a temática da gestão estratégica. O capítulo nove ajuda a perceber os processos de tomada de decisão.
Por fim, o capítulo dez sensibiliza para a necessidade de ética e responsabilidade social na gestão das organizações e nas respetivas práticas de gestão.
Em tempos turbulentos, este livro é uma revisão modificada da 4.ª edição, que se complementa com o livro de Exercícios de Gestão das Organizações. Ambos se destinam ao público-alvo que tem curiosidade e interesse em operacionalizar os conceitos ora apresentados.