Utilizadores
Guias
Os guias aqui apresentados pretendem apoiar os utilizadores na pesquisa e elaboração de trabalhos académicos.
Consulte livremente os guias que lhe forem mais úteis.
A literacia informacional é um conjunto de competências de aprendizagem e de análise crítica, que permitem ao indivíduo pesquisar, avaliar, e usar a informação de forma eficiente. Implica determinar o tipo de informação que é lhe é necessária e útil, aceder-lhe de forma eficaz e eficiente, avaliar criticamente a informação e as suas fontes, incorporar essa informação na sua base de conhecimento, utilizá-la para fins e objectivos específicos e compreender as dimensões económicas, legais, sociais e éticas que condicionam o seu uso. É dentro deste contexto que a internet deve ser considerada enquanto recurso educativo.
A internet pode ser utilizada como:
– Fonte de informação;
– Recurso pedagógico-didáctico (ex.: e-learning);
– Instrumento de materialização de projectos (ex.: blogues);
– Objecto de estudo, nomeadamente no campo das Tecnologias da Informação.
Riscos da utilização da internet enquanto recurso educativo:
– Plágio (cópia não autorizada de informação);
– Confusão informativa (incapacidade ou dificuldade de seleccionar informação e distinguir material relevante e irrelevante).
Como a Internet é um sistema aberto, qualquer pessoa pode publicar qualquer tipo de informação, sem que haja qualquer tipo de avaliação prévia do que é disponibilizado. Muito frequentemente não é possível sequer determinar o autor dos conteúdos que estamos a consultar. Por conseguinte, é necessário aplicar algumas ferramentas que nos ajudem a avaliar a informação disponibilizada na Internet.
Critérios para a avaliação da informação na Internet:
Autoridade e credibilidade
– Existe informação sobre o autor ou entidade promotora da página? Procure determinar a responsabilidade intelectual da fonte, ou seja o seu autor, verificando se é conhecido na área, se é citado por outros autores e se é credível.
Exatidão e objetividade
– A informação disponibilizada é rigorosa e exata? São indicadas outras fontes onde se possa verificar o rigor e exatidão da informação?
Pertinência
– A informação é pertinente e vai de encontro às suas necessidades em termos de tipo e profundidade da informação?
Atualização
– Em que data é que a página foi criada? Qual a data da última atualização? Com que regularidade é atualizada a página? Verifique se estes dados estão disponíveis, para se certificar que a página que está a consultar fornece informação atualizada.
O que é uma citação?
Ao elaborarmos um trabalho de carácter académico ou científico devemos, no corpo do texto, identificar as fontes consultadas através de citações e, no final do trabalho, devemos apresentar uma bibliografia com todas as referências bibliográficas completas.
O que é uma bibliografia?
Uma bibliografia é a lista de referências bibliográficas, ordenadas segundo um determinado critério e que encerra elementos descritivos e identificativos de documentos. É um poderoso auxiliar do investigador uma vez que complementa as suas anotações e trabalho, conferindo-lhes valor através do reconhecimento das obras consultadas, bem como situa e identifica os documentos que lhes servem de fonte. Para além disso, uma bibliografia permite a recuperação e reutilização das fontes, potencializando e dando consistência à produção intelectual do investigador.
Neste sentido, a bibliografia torna-se um elemento obrigatório a qualquer trabalho académico e o domínio das suas regras essenciais é um imperativo para os membros de uma comunidade académica como a que as Bibliotecas do Politécnico de Leiria servem.
Os guias a seguir apresentados disponibilizam informação sobre como citar e elaborar referências bibliográficas em trabalhos científicos e académicos de acordo com as normas nacionais e internacionais mais utilizadas nas Escolas do Politécnico de Leiria.
Como localizar exemplares a partir da base de dados?
O primeiro passo para localizar um documento é uma correta pesquisa na base de dados. Uma vez efetuada e selecionados os documentos de interesse para o utilizador, é de extrema importância prestar atenção aos campos à direita no ecrã. Assim, importa à localização da obra o seu tipo e localização dos exemplares.
O tipo, ou tipologia, prende-se com a natureza do documento, podendo ser uma monografia (livro), um audiovisual (CD, DVD, VHS, etc.), um periódico (revista), um analítico (artigo de uma revista), entre outros. A tipologia do documento ajuda a localizá-lo uma vez que o define e o liga muitas vezes a determinado espaço da biblioteca. Por exemplo, um documento audiovisual encontrar-se na sala de audiovisuais da respetiva biblioteca.
O essencial da pesquisa
A pesquisa processa-se no catálogo online das Bibliotecas do Politécnico e pode ser feita em vários formatos, a saber:
Pesquisa, dita simples, permite o uso de um só campo para executar a procura;
Pesquisa Avançada, permite procura cruzada por diversos termos.
A quantidade de termos pesquisáveis é bastante extensa e obedece a uma regra simples mas intransponível: os termos têm de ser presentes no registo bibliográfico ou na descrição das obras. Se tal não acontecer, por mais plausível que seja a sua relação com o teor da obra, o termo não remeterá para o documento procurado.
O Depósito Legal é obrigatório para as obras impressas ou publicadas em Portugal e também para as teses de mestrado e de doutoramento, nos termos do nº 4 do artº 50º do Dec.-Lei 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei 115/2013, de 7 de agosto.
O Número de Registo de Depósito Legal deverá ser solicitado pela editora ou tipografia. Para mais informações sobre o processo de Depósito Legal e indicação de quantos exemplares da obra devem ser depositados, consulte a página do Serviço de Depósito Legal no sítio web da Biblioteca Nacional.
No caso das teses de mestrado e doutoramento o depósito é da responsabilidade dos estabelecimentos de ensino superior. Com a publicação do Decreto-Lei 115/2013, de 7 de agosto, passou a ser obrigatório o depósito de um exemplar de todas as teses em suporte eletrónico num Repositório integrante da rede RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, rede na qual o Ic-online, Repositório Institucional do IPLeiria está integrado. Para mais informações sobre o depósito de teses de mestrado no Ic-online contacte-nos (sdbibliotecas@ipleiria.pt).
Os gestores de referências bibliográficas, como Mendeley, Zotero ou Endnote, permitem:
- Recolher e gerir todas as suas referências bibliográficas num só local
- Organizar as referências em coleções (por exemplo pode criar uma coleção para as referências que vai utilizar num determinado artigo que está a escrever)
- Adicionar notas ou os textos integrais em PDF às referências bibliográficas
- Inserir as citações de forma automática no Word de acordo com a norma selecionada (APA, Harvard, IEEE, entre outras)
- Inserir a lista de referências bibliográficas no final do texto de acordo com a norma selecionada (APA, Harvard, IEEE, entre outras)
Softwares de gestão de referências bibliográficas gratuitos:
Endnote Online – ferramenta disponível de forma gratuita para a comunidade académica do Politécnico de Leiria através da b-on. No menu superior da Web of Science está disponível um link para o Endnote. Para utilizar esta versão online do Endnote basta criar uma conta pessoal.
Nota: se estiver fora dos Campi do Politécnico de Leiria, para aceder ao Endnote Web deverá ter uma ligação vpn ativa.
Mendeley – O Mendeley é um gestor de referências gratuito, disponibilizado pela Elsevier. Além das funcionalidades de gestão das referências bibliográficas, é também uma rede social académica, que permite a colaboração online com outros investigadores, assim como a descoberta da mais recente investigação na sua área de interesse.
Guias de utilização do Mendeley
Zotero – este é um projeto da Corporation for Digital Scholarship, uma organização sem fins lucrativos que se dedica a desenvolver serviços e software para investigadores e instituições de âmbito cultural. É um gestor de referências bibliográficas gratuito e de fácil utilização que lhe permite recolher, organizar, citar e partilhar os resultados da sua investigação.
ISSN (International Standard Serial Number)
O ISSN é um identificador numérico unívoco que identifica os títulos das publicações em série, nomeadamente revistas, jornais, as publicações anuais, etc. O sistema ISSN é regulado pela norma ISO 3297: 2007 – Information and Documentation. International Standard Serial Number ISSN, gerida pelo ISSN International Centre.
O ISSN é composto por dois grupos de quatro algarismos separados por hífen. O último dígito corresponde a um dígito de controlo calculado por um algoritmo sobre os números anteriores, que pode assumir a forma de X quando o seu valor é igual a 10.
Por exemplo: ISSN 0871-415X.O ISSN aplica-se a todas as publicações em série, já publicadas, em publicação ou a publicar futuramente.
Como obter um ISSN
Antes de solicitar a atribuição de um ISSN deve verificar se se trata, de facto, de uma publicação em série. Em caso afirmativo, deverá aceder à página do Centro Nacional ISSN, um serviço gratuito da Biblioteca Nacional. Nesta página encontrará o Formulário de solicitação de ISSN que deverá preencher e enviar para issn@bnportugal.pt.
ISBN (International Standard Book Number)
O sistema ISBN (International Standard Book Number) é regulado pela Agência Internacional do ISBN, que supervisiona e define a sua utilização e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país. A APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) é a Agência Portuguesa do ISBN desde 1988.O ISBN é um identificador numérico unívoco que identifica um livro numa determinada edição, o que facilita a recuperação e transmissão de dados em sistemas informatizados de livrarias, bibliotecas e arquivos.
A partir de 1 de Janeiro de 2007 o ISBN passou a ser constituído por 13 dígitos, com vista a aumentar a sua capacidade de numeração, dado o aumento exponencial do número de publicações e os diferentes formatos em que são publicadas.
Como obter um ISBN
As editoras interessadas em inscrever-se no sistema ISBN devem preencher o formulário próprio, disponibilizado no site da APEL, que deverá depois ser enviado para o endereço isbn@apel.pt. Posteriormente a APEL informará, por escrito, qual o prefixo de Editor, bem como o(s) ISBN(s) solicitado(s) na altura da inscrição. Em futuros pedidos de atribuição de ISBN, a editora deverá referir este prefixo. Este serviço é gratuito.
DOI (Digital Object Identifier)
O DOI é um padrão para identificação unívoca de documentos disponíveis na Internet, que foi desenvolvido pela American Association of Publishers (AAP). Este identificador permite localizar e aceder a documentos na Web, nomeadamente artigos publicados em periódicos e obras protegidas por copyright. Aplica-se a livros, artigos de revistas e outros documentos em geral. O DOI atribui um número único e exclusivo a qualquer material publicado na Internet (textos, imagens, etc). Este identificador é composto por duas sequências: um prefixo que identifica o editor do documento; um sufixo determinado pelo responsável pela publicação do documento. O prefixo DOI é atribuído pela IDF (International DOI Foundation), que garante que cada prefixo é único.
O DOI para além de ser um mecanismo utilizado para garantir o pagamento de direitos de autor através de um sistema de distribuição de textos digitais, é também um sistema que permite facilitar a localização e o acesso de materiais na Web.
Como obter um DOI
Consulte a informação disponível na página do serviço de atribuição gratuita de DOI do Politécnico de Leiria
A Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que disponibiliza um conjunto de licenças de copyright padronizadas. As Licenças Creative Commons permitem aos autores a definição das condições em que os seus trabalhos são partilhados na Internet. O autor tem à sua disposição um conjunto de seis licenças-padrão principais que oscilam entre condições restritivas (todos os direitos reservados) ou condições permissivas (domínio público).
As licenças são um instrumento que facilita a partilha e reutilização de trabalhos na Internet de forma legal e respeitando a autoria dos trabalhos, uma vez que todas as licenças requerem que seja dado crédito ao autor original da obra, da forma por ele especificada. Estas licenças aplicam-se a qualquer objeto suscetível de licenciamento, incluindo qualquer criação intelectual do domínio literário, científico e artístico.
Razões para utilizar as Licenças Creative Commons:
– São internacionais, estando enquadradas legalmente em mais de 100 países;
– São totalmente gratuitas e de utilização rápida e fácil;
– Estão disponíveis em várias línguas, incluindo a língua portuguesa;
– Podem aplicar-se a qualquer tipo de criação intelectual em qualquer domínio do conhecimento;
– Protegem os direitos do autor da obra.
Como utilizar as Licenças Creative Commons:
- Aceda ao site Creative Commons e gere a licença pretendida;
- Insira a licença no documento da sua autoria (pode inserir apenas o logotipo da licença se o documento estiver em PDF ou pode inserir o código html gerado se for uma página Web).
O que é o Repositório IC-Online?
O Repositório IC-Online é o repositório institucional do Politécnico de Leiria e foi criado com o objetivo de permitir o acesso livre à produção científica da comunidade académica do Politécnico e das suas unidades orgânicas, contribuindo assim para um aumento da visibilidade e impacto da investigação desenvolvida na instituição.
Conhece a Política Institucional de Acesso Livre do Politécnico de Leiria?
Esta Política foi divulgada através do Despacho n.º 124/2018 da Presidência do Politécnico de Leiria e torna mandatório o depósito dos seguintes documentos no Repositório IC-Online:
- Artigos científicos aceites para publicação em revistas com peer-review
- Comunicações e outros documentos apresentados em congressos e conferências científicas
- Working papers e relatórios técnicos
Quem pode depositar documentos no Repositório IC-Online?
Os docentes e investigadores do Politécnico de Leiria.
Quais as vantagens em depositar no Repositório IC-Online?
- Aumento exponencial do número de citações, pois os documentos ficarão disponíveis em acesso livre para poderem ser consultados e citados livremente.
- Disponibilização automática dos documentos na B-ON, RCAAP, OpenAire, Google Scholar, etc.
- Acesso a relatórios e estatísticas de consulta dos seus documentos.
- Preservação e acesso perpétuo aos documentos através de endereços Web persistentes.
Que documentos podem ser depositados?
- Artigos científicos
- Comunicações apresentadas em conferências e congressos científicos
- Posters produzidos no âmbito de conferências e congressos científicos
- Livros de carácter técnico ou científico
- Partes ou capítulos de livros de carácter técnico ou científico
- Relatórios técnicos
- Working papers
- Provas públicas
- Dissertações de Mestrado
- Teses de Doutoramento
- Manuais de apoio às aulas e outros materiais didáticos que contenham conteúdo original
- Material audiovisual de carácter artístico ou científico
Como depositar?
- A partir da plataforma Ciência Vitae, disponibilizada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, tem a opção de enviar documentos para o Repositório IC-Online, caso tenha indicado a afiliação Politécnico de Leiria na secção “Percurso Profissional”. Para fazer o depósito, aceda à lista das suas produções e clique no ícone das reticências para selecione a opção “depositar”.
- Em alternativa, pode fazer o registo no Repositório IC-Online com o seu e-mail institucional. Após a receção de uma mensagem a confirmar a atribuição de permissões, pode aceder à sua Área Pessoal do Repositório e selecionar a opção “depositar”.
E os direitos de autor?
Ao depositar publicações no Repositório IC-Online continua a reter os seus direitos de autor. Estará apenas a conceder ao Politécnico de Leiria uma licença de distribuição não exclusiva.
Como saber se a revista onde publicou permite o auto-arquivo em Repositórios Institucionais?
Poderá consultar a política de auto-arquivo em repositórios institucionais de milhares de publicações periódicas internacionais, e também nacionais, no site do projeto Sherpa/RoMEO.
As listagens apresentadas classificam as políticas de direitos de autor e auto-arquivo das editoras e das suas publicações através de códigos de cores, apresentam um sumário das condições aplicáveis e contêm a ligação para os websites das editoras.
Caso não encontre uma revista na plataforma, pode contactar diretamente a editora e pedir autorização para fazer o auto-arquivo no Repositório.
Todos os documentos ficam obrigatoriamente em acesso livre?
Não. Existem três tipos de acesso possíveis:
- Acesso aberto (o texto integral do documento fica em acesso livre e universal)
- Acesso embargado (o texto integral do documento fica em acesso fechado durante um período definido)
- Acesso fechado (o texto integral do documento fica em acesso fechado perpétuo)
Assim, se é o autor de documentos que já foram publicados anteriormente e cuja disponibilização em acesso aberto possa constituir uma infração das licenças concedidas a editores, estes podem ficar disponíveis com o estatuto de acesso embargado ou restrito.
Contactos
O Repositório IC-Online é gerido por uma equipa das Bibliotecas do Politécnico de Leiria
Equipa do Repositório IC-Online
Pedro Lila – Helpdesk da Biblioteca Campus 1 (ESECS)
Vânia Coelho – Helpdesk da Biblioteca José Saramago (ESTG/ESSLei)
João Sousa – Helpdesk da Biblioteca Campus 3 (ESAD.CR)
Ilda Lopes – Helpdesk da Biblioteca Campus 4 (ESTM)
E-mail geral do Helpdesk do Repositório IC-Online: repositorio@ipleiria.pt
Consulte o tutorial sobre a utilização da área pessoal do catálogo