Quem somos

Os Serviços de Documentação do Politécnico de Leiria são constituídos por quatro Bibliotecas. A Biblioteca do Campus 1, localizada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), e a Biblioteca José Saramago do Campus 2 localizada junto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e da Escola Superior de Saúde (ESSLEI) estão situadas em Leiria. A Biblioteca do Campus 3, localizada na Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) está situada em Caldas da Rainha, e a Biblioteca do Campus 4, localizada na Escola Superior de Tecnologia do Mar (ESTM) está situada em Peniche.

 

Missão 

Processar informação, produzir conhecimento!

Apoiar as atividades de ensino e investigação desenvolvidas no Instituto Politécnico de Leiria;

Fornecer de forma eficaz e eficiente serviços de biblioteca que satisfaçam as necessidades da sua comunidade de utilizadores;

Proporcionar formas de acesso privilegiado à informação e facilitar a aprendizagem ao longo da vida.

 

Visão

Porta aberta para o conhecimento!

Afirmar-se como uma entidade de referência entre os seus pares, obtendo reconhecimento regional e nacional pela satisfação dos utilizadores na excelência dos serviços;

Fornecer acesso ininterrupto aos serviços de biblioteca para os estudantes, professores, parceiros e comunidade em geral, através de meios físicos e virtuais, fomentando o pensamento crítico e a aquisição de conhecimentos através de informação atualizada;

Ser um agente ativo no Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES).

 

Valores

Qualidade
Fornecer informações e conhecimentos em vários formatos respondendo às necessidades dos utilizadores, agregando valor qualitativo e quantitativo aos produtos fornecidos;

Garantir a eficiência na gestão dos recursos financeiros;

Acreditar que cada utilizador das bibliotecas é único e importante;

Comprometimento com a excelência;

Promoção de uma comunicação interna participada.

 

Conhecimento/Inovação
Promover a liberdade intelectual;

Promover a informação e competência;

Proporcionar um ambiente favorável à aprendizagem;

Abraçar soluções inovadoras para a melhoria dos serviços e desenvolvimento intelectual dos profissionais.

 

Acessibilidade
Facilitar o acesso às bibliotecas, oferecendo espaços atrativos, modernos e adaptados às necessidades de todos os utilizadores;

Facultar o acesso às coleções e serviços através de uma biblioteca virtual e de um portal web;

Apoiar os novos métodos de aprendizagem, formas de estudo e investigação previstos no Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES).

 

Liderança/Identidade
Ter visão e capacidade de motivação dos profissionais que fazem parte da equipa de trabalho;

Contribuir para o reforço positivo da auto-estima coletiva;

Desenvolver competências pessoais e profissionais.

 

Responsabilidade Social/Cidadania
Exercer o bom senso, praticando comportamentos responsáveis, aceitando a responsabilização;

Promoção da saúde e bem-estar no local de trabalho;

Promover parcerias ativas com a comunidade proporcionando oportunidades para o conhecimento e a comunicação.