Quem somos

Os Serviços de Documentação do IPLeiria são constituídos por quatro Bibliotecas. A Biblioteca do Campus 1 (ESECS) e a Biblioteca José Saramago do Campus 2 (ESTG /ESSLEI) situadas em Leiria, a Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR) em Caldas da Rainha e a Biblioteca do Campus 4 (ESTM) em Peniche.

Processar informação, produzir conhecimento!

Apoiar as atividades de ensino e investigação desenvolvidas no Instituto Politécnico de Leiria (IPL);

Fornecer de forma eficaz e eficiente serviços de biblioteca que satisfaçam as necessidades da sua comunidade de utilizadores;

Proporcionar formas de acesso privilegiado à informação e facilitar a aprendizagem ao longo da vida.

Porta aberta para o conhecimento!

Afirmar-se como uma entidade de referência entre os seus pares, obtendo reconhecimento regional e nacional pela satisfação dos utilizadores na excelência dos serviços;

Fornecer acesso ininterrupto aos serviços de biblioteca para os estudantes, professores, parceiros e comunidade em geral, através de meios físicos e virtuais, fomentando o pensamento crítico e a aquisição de conhecimentos através de informação atualizada;

Ser um agente ativo no Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES).

Qualidade
Fornecer informações e conhecimentos em vários formatos respondendo às necessidades dos utilizadores, agregando valor qualitativo e quantitativo aos produtos fornecidos / Garantir a eficiência na gestão dos recursos financeiros / Acreditar que cada utilizador das bibliotecas é único e importante / Comprometimento com a excelência / Promoção de uma comunicação interna participada.

Conhecimento/Inovação
Promover a liberdade intelectual / Promover a informação e competência / Proporcionar um ambiente favorável à aprendizagem / Abraçar soluções inovadoras para a melhoria dos serviços e desenvolvimento intelectual dos profissionais.

Acessibilidade
Facilitar o acesso às bibliotecas, oferecendo espaços atrativos, modernos e adaptados às necessidades de todos os utilizadores/ Facultar o acesso às coleções e serviços através de uma biblioteca virtual e de um portal Web/ Apoiar os novos métodos de aprendizagem, formas de estudo e investigação previstos no Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES).

Liderança/Identidade
Ter visão e capacidade de motivação dos profissionais que fazem parte da equipa de trabalho / Contribuir para o reforço positivo da autoestima coletiva/ Desenvolver competências pessoais e profissionais.

Responsabilidade Social/Cidadania
Exercer o bom senso, praticando comportamentos responsáveis, aceitando a responsabilização / Promoção da saúde e bem-estar no local de trabalho / Promover parcerias ativas com a comunidade proporcionando oportunidades para o conhecimento e a comunicação.