Introdução à microeconomia: livro de exercícios

Resumo

Micro, na etimologia Grega, significa pequeno. A Microeconomia é o ramo da Economia que estuda o comportamento dos indivíduos e empresas na tomada de decisões sobre a utilização de recursos escassos. Esta disciplina analisa os mecanismos de mercado que determinam os preços dos bens e serviços, bem como as falhas de mercado, ou seja, estuda as situações em que o mercado não consegue atingir resultados eficientes.
Este livro tem como principal objetivo, através de um vasto conjunto de exercícios, muitos dos quais apresentados com resolução detalhada, facilitar a compreensão e análise dos conceitos e técnicas base da Microeconomia moderna. O livro pretende ainda introduzir o leitor a outras disciplinas com fundações microeconómicas, incluindo para isso aplicações em Teoria dos Jogos, Economia Industrial, Economia Pública e Economia Internacional. Micro, na etimologia Grega, significa pequeno.
A Microeconomia é o ramo da Economia que estuda o comportamento dos indivíduos e empresas na tomada de decisões sobre a utilização de recursos escassos. Esta disciplina analisa os mecanismos de mercado que determinam os preços dos bens e serviços, bem como as falhas de mercado, ou seja, estuda as situações em que o mercado não consegue atingir resultados eficientes. Este livro tem como principal objetivo, através de um vasto conjunto de exercícios, muitos dos quais apresentados com resolução detalhada, facilitar a compreensão e análise dos conceitos e técnicas base da Microeconomia moderna.
O livro pretende ainda introduzir o leitor a outras disciplinas com fundações microeconómicas, incluindo para isso aplicações em Teoria dos Jogos, Economia Industrial, Economia Pública e Economia Internacional.