Apresentação do livro “A Caminho do 25 de Abril: 50 anos — 3.º Congresso da Oposição Democrática, Aveiro, Abril de 1973”

29.02.2024 — 17h30 | Sala Berlenga — Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM)

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, as Bibliotecas do Politécnico de Leiria e a ESTM promovem a apresentação do livro “A Caminho do 25 de Abril: 50 anos — 3.º Congresso da Oposição Democrática, Aveiro, Abril de 1973. A apresentação estará a cargo de Joaquim Judas (Conselho Nacional da URAP — União de Resistentes Antifascistas Portugueses). O evento terá lugar na Sala Berlenga da ESTM, no dia 29.02.2024, pelas 17h30 e contará com um momento cultural com João Leitão.

Na introdução da obra é referido que “com a presente edição, constituída no essencial por 70 testemunhos de participantes e pelas intervenções na sessão evocativa realizada em Aveiro em 1 de Abril de 2023, pretende a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses – assinalar e celebrar a passagem de 50 anos sobre a realização em Aveiro do 3. Congresso da Oposição Democrática enquanto importante e poderosa jornada de luta contra o fascismo português.”

______

NOTAS BIOGRÁFICAS:

Joaquim Judas nasceu a 13 de junho de 1951, reside em Almada, é médico.

Iniciou atividade política aos 17 anos. Enquanto aluno do liceu de Évora participou em atividade junto dos estudantes de contestação ao regime fascista, apoiou as ações do movimento de oposição Democrática Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral e aderiu ao Partido Comunista Português.

Em Lisboa e Almada desde os 18 anos participou nas ações e lutas dos estudantes universitários contra a ditadura. Integrou a Direção da Comissão Pró-Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa nos letivos de 19971/1972 e 1972/1973 e em Almada, apoiou o Movimento da Juventude Trabalhadora e o Movimento Associativo Popular e continuou a participar nas ações do Movimento de Oposição Democrática MDP/CDE.

Participou na preparação e assistiu aos trabalhos do III Congresso da Oposição Democrática realizado em Aveiro em abril de 1973.

Como militante comunista integrou a organização da União dos Estudantes Comunistas na Faculdade de Medicina de Universidade de Lisboa.

Foi preso de PIDE/DGS em outubro de 1972 e libertado sob caução em dezembro desse mesmo ano e voltou a ser preso pela PIDE/DGS em outubro de 1973 e libertado sob caução em janeiro de 1974, tendo sido, em ambas as ocasiões, submetido a interrogatório sob tortura.

Entre 1974 e 1994 integrou os quadros de funcionários do Partido Comunista Português.

Integrou os organismos de Direção Nacional da União dos Estudantes Comunista entre 1974 e 1977, a Comissão para o Trabalho entre os Emigrantes Portugueses, entre 1978 e 1988 e a Secção de Informação e Propaganda junto do Comité Central do Partido Comunista Português. entre 1989 e 1994.

Foi membro Suplente do Comité Central do Partido Comunista Português.

Foi membro do Conselho Nacional da Federação Nacional dos Sindicatos dos Médicos.

Foi Presidente da Assembleia Municipal do Seixal e membro da Assembleia Metropolitana da Área Metropolitana de Lisboa de 2005 a 2013.

Foi Presidente da Câmara Municipal de Almada de 2013 a 2017.

É membro da Direção Regional de Setúbal do Partido Comunista Português.

É membro do Conselho Nacional da União dos  Resistentes Antifascistas Portugueses.

João Leitão nasceu em Peniche, Portugal, a 13 de Junho de 1980.

Desde cedo, e muito por influência familiar, despertou interesse pela música, começando pela bateria, concentrando um pouco mais tarde todo o seu empenho na guitarra. Em 2001 criou, com um grupo de amigos, a sua primeira banda de originais, Mind Probes, onde desempenhou, até 2004, as funções de compositor e vocalista, tendo gravado um EP “Naive”, em 2002, e atuado ao vivo em alguns concertos pela sua terra natal e por algumas localidades do país.

Em 2008, criou um novo projeto de originais com um amigo, com uma sonoridade bastante diferente de Mind Probes. Com esta banda, 2insoul, como compositor, guitarrista e vocalista registou, até à data, um EP em 2008 “the time is now”, e dois LP´s, “with time” (2010) e “it´s never too late” (2016), todos com produção de Marco Jung. Entre 2004 e 2018 desempenhou a função de baixista ao vivo da banda de rock portuguesa Dapunksportif.

Entre Janeiro e Julho de 2011, foi também guitarrista ao vivo da cantora portuguesa Lúcia Moniz.

Em 2019, decidiu arrancar com um projeto a solo, cantado em português, em nome próprio na função de compositor, instrumentista, vocalista e produtor de conteúdos, num registo mais intimista e sonoramente menos denso que os projetos anteriores, do qual faz parte, entre outros, este tema dedicado aos que fizeram com que nascesse livre de uma ditadura.”

“João Leitão “Que é feito de ti?”