Apresentação do livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”

21.03.2024 — 17h30 | Sala Berlenga — Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM)

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, as Bibliotecas do Politécnico de Leiria e a ESTM promovem a apresentação do livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”. A apresentação estará a cargo de Manuela Bernardino (Conselho diretivo da URAP — União de Resistentes Antifascistas Portugueses). O evento terá lugar na Sala Berlenga da ESTM, no dia 21.03.2024, pelas 17h30 e contará com um momento cultural com João Leitão e estudantes do 2.º ano de Animação Turística.

______

NOTAS BIOGRÁFICAS:

Manuela Bernardino

Membro da Pró-Associação dos estudantes do ensino liceal de 1958-1961.

Dirigente da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico durante a crise académica de 1962.

Integrou o núcleo fundador do Movimento Democrático de Mulheres (M.D.M).

Membro da Comissão Distrital da CDE – Comissão Democrática Eleitoral, em 1969, em representação do M.D.M.

Participou na criação da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos.

Membro do PCP desde 1961. Funcionária clandestina do PCP entre 1970-1974.

Após o 25 de Abril teve trabalho de organização e a partir da década de 80 integrou a Secção Internacional. Foi dirigente do PCP durante vários anos.

É membro do Conselho Nacional da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP).