Apresentação do livro “Forte de Peniche — Memória, Resistência e Luta”

25.01.2024 — 17h30 | Sala Berlenga — Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM)

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, as Bibliotecas do Politécnico de Leiria e a ESTM promovem a apresentação do livro “Forte de Peniche — Memória, Resistência e Luta”. A apresentação estará a cargo de João Neves (Conselho diretivo da URAP — União de Resistentes Antifascistas Portugueses) e de Aida Rechena (Diretora do Museu Nacional Resistência e Liberdade). O evento terá lugar na Sala Berlenga da ESTM, no dia 25.01.2024, pelas 17h30 e contará com um momento cultural com o Maestro Carlos Alves.

NOTAS BIOGRÁFICAS:

oão Neves

Atualmente é Professor-aposentado, membro do Conselho Diretivo da URAP-União dos Resistentes Antifascistas Portugueses e voluntário no MNRL-Museu Nacional da Resistência e Liberdade-Fortaleza de Peniche.

Nasceu e reside em Peniche.

Iniciou a atividade profissional com 11 anos de idade tendo tido alguma diversidade profissional, o que lhe permitiu ter um razoável conhecimento do mundo do trabalho. Mais tarde, depois de se Licenciar em Geografia e Planeamento Regional, foi Técnico Superior de Planeamento na Câmara Municipal de Setúbal e Professor do Ensino Secundário.

Participou ativamente no movimento associativo, do concelho de Almada, nomeadamente, na SFUAP, na Incrível Almadense, na Academia Almadense e na Escola do Desportivo da Cova da Piedade.

Iniciou a sua atividade política de forma ativa e organizada a partir de 1969, então com 14 anos, tendo participado em diferentes lutas pela Liberdade, pela Democracia, contra a Guerra Colonial, por melhores condições de vida, enfim, por uma sociedade mais justa, mais fraterna e igualitária, destacando-se a sua participação em 1973, no 3º Congresso da Oposição Democrática, em Aveiro, no qual fez parte da respetiva Comissão Nacional, tendo discursado na sessão inaugural em representação da juventude. Após o 25 de Abril foi dirigente sindical do Sindicato dos Metalúrgicos de Almada e da Comissão de Trabalhadores da Lisnave.

Aida Rechena

É museóloga, diretora do Museu Nacional Resistência e Liberdade-Fortaleza de Peniche, professora visitante na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, membro integrado do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora (UÉ) e membro associado do Centro de Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Foi diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, do Museu da Guarda e chefe da Divisão de Cultura e Património Cultural da Câmara Municipal de Odivelas.

É Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com a tese “Sociomuseologia e Género. Imagens de Mulheres em exposições de museus portugueses”.

É presidente do MINOM Portugal – Movimento Internacional para uma Nova Museologia.

Carlos Alves

Natural de Torres Vedras, é maestro do Coral Stella Maris (Peniche) e do Coro Municipal da Lourinhã. É também professor na ESTM – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. Dedica a sua atividade artística, em especial, às áreas da Música e da Dança.