BIBLIOTERAPIA: LER PARA VIVER MELHOR
Biblioteca Campus 3 (ESAD.CR) | 08.11.2021 | 10H00 – 12H00 + 14H00 – 17H00

O bem-estar do ser humano insere-se numa perspetiva holística, em que a saúde não é apenas a ausência de doença, mas sim bem-estar físico, social e mental. Para alcançar este bem-estar global cooperam várias áreas do conhecimento e a Biblioterapia tem vindo a evidenciar potencialidades para colaborar no desenvolvimento e no equilíbrio do ser humano. Com a oficina “Biblioterapia: ler para viver melhor” vamos ver como. E o “simples” ato de ler nunca mais será a mesma coisa.

 

SANDRA NOBRE

Cidadã portuguesa nascida em França em 1972, regresso a Portugal com a família em 1980 e vivo em Portimão, no Algarve, até ao fim dos estudos secundários. Em 1995 licencio-me em Relações Internacionais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa. Desempenho funções na Telecel, na Câmara de Comércio Uruguaio-Portuguesa (em Montevideu), na Fundação de Serralves e na livraria on-line WOOK (do Grupo Porto Editora), onde trabalho entre 2003 e 2015. Nos entretantos, nunca parei de viajar. Em 2011, crio o acordofotografico.com — um site onde, com fotografias e textos da minha autoria, homenageio o ato de ler — e em 2014 parto de mochila às costas para fazer uma volta ao mundo e fotografar leitores. Desta experiência resultaria a publicação e um livro, em 2017, pela editora Relógio d’água: “Uma Volta ao Mundo com Leitores”. Após o regresso a Portugal, decido mudar de vida e trabalhar por conta própria. Obtenho um certificado internacional de Coaching Practitioner, faço formação em Biblioterapia para a Infância e Juventude na Faculdade de Psicologia da Universidade
do Porto e lanço, em 2016, abiblioterapeuta.com, um conjunto de serviços de Biblioterapia. Desde então acompanho clientes particulares (individualmente) ou institucionais (em grupo) em processos biblioterapêuticos, coordeno projectos de voluntariado em torno da leitura em voz alta e dinamizo acç.es de formação sobre Biblioterapia, o cérebro leitor e a promoção da leitura. Estas actividades permitiram- me contactar e formar milhares de pessoas nos últimos cinco anos.

Não posso passar sem viajar, ler e escrever. Aprender continuamente é o meu maior estímulo.

_______

Galeria de imagens