Plasticus maritimus – uma espécie invasora” | Exposição de Ana Pêgo

30 de março a 2 de junho de 2023 | Biblioteca do Campus 4 e Sala Berlengas — Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Peniche

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO — 26 abril 2023 |15h30 | Sala Berlengas | ESTM

Maria da Graça Poças Santos – Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Leiria
Ana Pêgo –
Bióloga marinha – Projeto Plasticus maritimus

MESA REDONDA “Circular à volta dos plásticos” com a participação de:
Ana Pêgo, Bióloga marinha  – Projeto Plasticus maritimus
André Afonso, Biólogo e investigador do MARE –  Conto “O mar debaixo”
Ana Filipa Bessa, Bióloga e investigadora do MARE – Projeto lixomarinho.app
Mafalda de Freitas, Bióloga Marinha e investigadora – Projeto Peladrone
Moderação: Sérgio Leandro, Biólogo e Diretor da ESTM| Instituto Politécnico de Leiria
____________

Plasticus maritimus é uma espécie exótica e invasora que tem proliferado em todos os oceanos e praias do mundo. Caracteriza-se pela sua infinidade de formas, cores e dimensões e por representar uma grande ameaça para a fauna marinha e, por consequência, para o Homem. Os exemplares aqui apresentados são apenas uma pequena amostra das capturas realizadas ao longo dos anos, nas nossas praias. Tal como acontece num Museu de História Natural, também neste caso se optou pela sua apresentação sob forma de coleções ou, em alguns casos, por conjuntos de cores. Espera-se assim, que os visitantes tenham uma maior perceção de diversidade e quantidade de objetos que vão dar às nossas praias, esperando torná-los mais sensíveis às boas práticas que podem contribuir para minimizar o problema.

Seguir o projecto Plasticus maritimus: Facebook| Instagram

Autora, Bióloga Marinha e Beachcomber

Teve a sorte de morar mesmo ao lado da praia. Foi ali que aprendeu a gostar do mar. Estudou Biologia Marinha e Pescas e trabalhou vários anos em projetos de investigação na Universidade do Algarve e no Laboratório Marítimo da Guia (Mare/FCUL), em Cascais. Desde 2012 tem-se dedicado sobretudo a projetos de educação ambiental, onde combina a ciência com a arte, com o objetivo de dar a conhecer a vida dos mares e sensibilizar as pessoas para a conservação dos oceanos, nomeadamente para o problema dos resíduos de plástico. Foi neste contexto que em 2015 criou o projeto Plasticus maritimus no âmbito do qual tem realizado oficinas, formações e exposições por todo o país e no estrangeiro. Em 2018, com Isabel Minhós Martins, escreveu o livro “Plasticus maritimus, uma espécie invasora” que é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e está editado em 11 idiomas.

2020 foi um ano de reconhecimento do seu trabalho, recebeu o 3º lugar do prémio Terre de Femmes 2020 da Fundação Yves Rocher, o Prémio Quercus 2020 – categoria individual e foi nomeada para o prémio Activa, mulheres inspiradoras 2020. O livro também tem recebido vários prémios e distinções em Portugal e no estrangeiro.

O livro:

Plasticus maritimus, uma espécie invasora”

Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins. Ilustrações Bernardo P. Carvalho

Editora Planeta Tangerina (2018)

• Menção Honrosa – BolognaRagazzi Awards, na categoria “Non-fiction”, atribuído pela Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha (2020)
  • Nomeado – Prémio BD Amadora: Melhor Desenhador Português de Livro de Ilustração (2019)
  • 2021 Outstanding Science Trade Book (EUA)
  • Nomeado – prémio literário francês Sorcières (jan2021 -resultado em março) (FR)
  • Nomeado Livro Ecológico da Juventude, no Festival du Livre et de la Presse d’Écologie 2021(FR)
  • Idiomas: português (original), francês, galego, castelhano, catalão, italiano, inglês, checo, coreano, chinês, laosiano e polaco.

Ilustrações do livro “Plasticus maritimus, uma espécie invasora”

Assista aqui ao vídeo da construção da Balaena plasticus

(Fonte: www.videos.sapo.pt)

Algumas entrevistas:

Wilder, setembro de 2016;

Smack_pt, novembro de 2017;

Revista Visão, outubro de 2020;

Timeout, 2021;

Wilder, agosto de 2022 (sobre a coleção de fauna marinha de Ana Pêgo);

Uma gota no oceano – Podcast / agosto de 2022.

Leituras recomendadas:

Curadoria:

Programação e Produção:
Sónia Gonçalves

Design Gráfico:
Francisco Moreira

Comunicação:
Francisco Moreira, Liliana Gonçalves

Apoio técnico na montagem:
Pedro Cartageno | Direção dos Serviços Técnicos do Politécnico de Leiria

Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar – Politécnico de Leiria