Programa Erasmus + | Estratégias, Desafios e Expectativas

Sessão de Esclarecimento com Ana Cecília Boa Ventura do Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional, em parceria com o Centro de Documentação Europeia do Politécnico de Leiria

09.MAI.2022 — 14h00 | Biblioteca José Saramago

O novo Programa Erasmus + é uma pequena revolução relativamente aos sucessivos programas que de há 35 anos a esta parte têm ajudado estudantes, técnicos, e docentes a realizar mobilidades por toda a UE e alguns países parceiros. As grandes novidades: Orçamento, ambiente, inclusão, flexibilização, participação na vida democrática e ainda o desenvolvimento de redes transnacionais!

O programa Erasmus + 2021-2027 tem como um dos principais objetivos aumentar a participação de pessoas provenientes de meios socioeconómicos desfavorecidos. Prevê ainda aumentar a participação de pessoas que vivam em meios rurais, isolados física ou etnicamente e de pessoas portadoras de deficiência. A Pandemia, veio modificar mentalidades, especialmente na forma de dar e receber conhecimentos e competências.

A mobilidade a distância foi explorada como nunca, permitindo o desenvolvimento de mobilidades hibridas e programas intensivos blended. Em linha com a sustentabilidade e o ambiente, pretende-se desenvolver a consciência dos jovens para o pacto verde, apostando na sensibilização para transportes mais amigos do ambiente e apoio financeiro suplementar para quem pratique esse tipo de mobilidade. Para além destas temáticas, o desenvolvimento da participação democrática e finalmente as cooperação transnacionais, como são exemplo as Universidades Europeias.

Gostavas de participar neste programa? Então vem trocar ideias connosco numa conversa informal, mas também esclarecer dúvidas sobre a forma de melhor tirar partido das oportunidades oferecidas pelo Erasmus +.

Contamos com a tua presença!