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Webinars de apoio ao trabalho académico

As Bibliotecas do Politécnico de Leiria promovem um ciclo de webinars, procurando ir ao encontro das necessidades da comunidade académica, com o objetivo de fornecer competências e ferramentas de gestão eficaz da informação, ao nível da pesquisa e investigação, seleção e avaliação de diversas fontes de informação.

JUNHO | 2020 – Inscrições abertas (webinars #5 e #6)

> WEBINAR #6 | 25.06.2020 | 11h00 – via ZOOM
ACESSO ABERTO, CIÊNCIA ABERTA E AVALIAÇÃO ACADÉMICA E CIENTÍFICA: COEXISTÊNCIA PACÍFICA?
Formador: Eloy Rodrigues*

Objetivos:

Neste webinar serão identificados e discutidos alguns dos principais fenómenos e tendências no sistema de comunicação científica, como a publicação em acesso aberto através de vários modelos, a publicação de preprints, a revisão por pares aberta. Refletir-se-á sobre os atuais modelos, práticas e critérios de avaliação da investigação e do pessoal investigador e docente, e sobre as alternativas que começam a ser propostas e adotadas por instituições académicas e agências de financiamento. E discutir-se-á como a evolução da publicação científica, e dos modelos de avaliação condicionarão, e serão condicionadas, pelos objetivos, princípios e prática da ciência aberta.

Duração aproximada: 60 minutos | Destinatários: docentes e investigadores | INSCRIÇÕES AQUI


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Eloy Rodrigues
é Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (UMinho).  Nas duas últimas décadas tem promovido o acesso aberto e a ciência aberta, tendo liderado, em 2003,  a criação do RepositoriUM – o repositório institucional da Universidade de Minho e, desde 2008, coordenando a equipa da UMinho que desenvolve o projeto Repositórios Científico de Acesso Aberto de Portugal (www.rcaap.pt). É membro do EUA Expert Group on Science 2.0/Open Science,  em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, e tem coordenado a participação da UMinho em mais de uma dezena de projetos (como o OpenAIRE e o FOSTER) financiados pela UE e relacionados com os repositórios, o acesso aberto e a ciência aberta.  Foi eleito em abril de 2015 como Presidente do Conselho Executivo da Confederation of Open Access Repositories (COAR), e reeleito em maio de 2018, para o mandato de  2018 a 2021.

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> WEBINAR #5 | 17.06.2020 | 14h30 – via ZOOM
LITERACIA DA INFORMAÇÃO EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: DA PESQUISA À PUBLICAÇÃO
Formadores*: Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes e Carlos Lopes 

Objetivos:

A explosão de informação, não apenas impressa, mas em um contexto digital, tornou-se uma área fértil para explorar, transmitir e disseminar conhecimento científico, fomentando a aprendizagem e ensino baseados na transformação dessa informação e na criação de novos conhecimentos. Os estudantes e professores do ensino superior precisam de estar cientes de como se podem orientar no ecossistema da informação, incluindo treinar a capacidade de lidar com a informação em diversos meios, e compreendendo a literacia da informação como uma prioridade. Este webinar tem como objetivo elencar algumas das competências e habilidades a desenvolver em todo o ciclo de investigação, desde a pesquisa à publicação, em contexto universitário, reforçando-se ainda o papel que os bibliotecários podem ter no cumprimento destes objetivos.

Duração aproximada: 90 minutos | Destinatários: estudantes | INSCRIÇÕES AQUI


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Notas biográficas dos formadores:

Tatiana Sanches (ORCID 0000-0002-4902-2628) é bibliotecária e investigadora. Licenciada em Letras, pós-graduada em Ciências Documentais, Mestre em Educação e Leitura, Doutora em Educação e Pós-Doutora em Ciência da Informação. Inicia a sua atividade em bibliotecas em 1993, primeiro na área das bibliotecas públicas e desde 2007 nas universitárias. Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Dedica-se ainda à formação e à investigação (UIDEF, IE, ULisboa e ISPA), tendo diversas publicações editadas a nível nacional e internacional. É membro do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior, na BAD.

Maria da Luz Antunes (ORCID 0000-0003-0942-7601). Ph.D Student em Ciência da Informação desde 2019. Mestrado em Ciências Documentais. Licenciatura em História. Coordenadora da Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa) desde 2000. Investigadora integrada do APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion (ISPA – Instituto Universitário). Gestora do Repositório Científico do IPL desde 2011. Revisora editorial da Saúde & Tecnologia (desde 2008) e da Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (desde 2014). Membro do Conselho da European Association for Health Information and Libraries. Áreas de investimento: Literacia da informação; Competências de investigação; Ciência Aberta; Bibliometria; e Literacia em saúde, especialmente junto dos idosos e dos portadores de doenças crónicas.

Carlos Lopes (ORCID 0000-0002-6440-4739) é Licenciado e Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA – Instituto Universitário, com uma pós-graduação em Ciências Documentais e Doutorado (Ph.D) em Documentação pela Universidade de Salamanca. Atualmente é Diretor do Centro de Documentação, Professor Auxiliar no ISPA e Professor convidado da Universidade Nova de Lisboa.  Investigador integrado no Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion – APPsyCI. Diretor da Pós-graduação em Literacia em Saúde: Modelos, estratégias e intervenção do ISPA-Instituto Universitário. Tem desenvolvido investigação nas áreas da Literacia em Saúde, recursos eletrónicos e desenvolvimento de competências digitais. Tem como principais interesses de investigação a literacia da informação e recursos de investigação inseridos nos processos de ensino-aprendizagem em estudantes universitários.

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MAIO | 2020

WEBINAR #4 | 27.05.2020 | 09h30 – 12h30 e 14h00 – 16h00 – via LiveWebinar
ESCRITA CIENTÍFICA – PRINCÍPIOS GERAIS PARA OBTER UMA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA
Formador: Ricardo Malheiro*

Conteúdo:
Todo o processo de publicação científica em seis tópicos:

1. Introdução: o que é uma revista indexada? Porquê publicar numa revista indexada? O que é o fator de impacto?
Antes da escrita: como selecionar a revista adequada? Uso do Journal Citation Reports como ferramenta auxiliar;
3. Preparação do artigo: conteúdo necessário e dicas para todas as partes que compõem um artigo científico;
4. A submissão do artigo: todos os documentos complementares ao teu artigo de cariz obrigatório;
5. O processo de revisão por pares: entramos nos bastidores do processo de revisão por pares;
6. Sessão final: considerações finais e sessão de esclarecimento de dúvidas.

Duração aproximada: 5 horas | Inscrições encerradas
Nota: sugere-se aos participantes a ligação via VPN ao Politécnico de Leiria. Mais informações aqui.

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*Ricardo Malheiro é Doutor em Ciências Farmacêuticas – Doutoramento Europeu atribuído pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e Universidad de Jaén (Espanha). exerceu funções de investigador durante 11 anos em várias Instituições de Ensino Superior e Centros de Investigação, tendo sido autor/coautor de mais de 50 artigos em revistas científicas com circulação internacional com elevado fator de impacto e mais de 100 comunicações em congressos nacionais e internacionais. Recebeu vários prémios internacionais relacionados com as atividades de investigação realizadas. Em 2017, fundou a ReadyToPub – Author Services Provider, tendo atualmente o cargo de Diretor Geral da empresa.

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WEBINAR #3 | 14.05.2020 às 11h00 – via Microsoft Teams
Publicar melhor: como usar a Web of Science e a Scopus como estratégia de publicação 
Formadora:
Susana Lopes*

Objetivos:

  • Contribuir para melhorar a visibilidade e o posicionamento da produção científica;
  • Dotar os docentes e investigadores de ferramentas para melhor identificar as revistas onde publicar;
  • Esclarecer conceitos como ‘revista indexada’, quartil e fator de impacto.

Conteúdo:

1. Bibliometria

  • Conceitos básicos
  • Contexto de utilização

2. Bases bibliográficas

  • Web of Science
  • Scopus

3. Estratégias de publicação

  • Como escolher uma revista indexada
  • Rankings de revistas
  • Métricas e ferramentas para avaliar revistas

4. Visibilidade

  • Perfis de investigador
  • ORCID e Ciência Vitae

Duração aproximada de 1h30 | Inscrições encerradas
Nota
: sugere-se aos participantes a ligação via VPN ao Politécnico de Leiria. Mais informações aqui.

Inscrição gratuita. 
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*Susana Lopes é Head Librarian na Nova School of Business and Economics e aluna do Doutoramento em Ciências da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É formadora na NOVA Doctoral School nos cursos de Information Literacy e Research Data Management. Actualmente integra o Conselho Directivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.


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ABRIL | 2020

WEBINAR #2 | 30.04.2020 às 11h00 – via Microsoft Teams
Mendeley: gestor de referências bibliográficas

Apresentação de funcionalidades que permitem:

  • Guardar e importar documentos;
  • Integração com o Microsoft Word;
  • Fazer citações e referências bibliográficas mediante uma norma.

Duração aproximada de 45 minutos |Inscrições encerradas
Nota: os participantes devem instalar o Mendeley Desktop e Web. Mais informações na Unidade Curricular da Biblioteca disponível aqui.

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WEBINAR #1 | 23.04.2020 às 11h00 – via Microsoft Teams
Pesquisa em bases de dados: Serviço Descoberta

Apresentação de funcionalidades do serviço Descoberta, que permite a pesquisa integrada em várias bases de dados:

  • Conhecer as bases de dados integradas (B-ON, RCAAP e IC-Online, entre outras);
  • Criar a área pessoal;
  • Realizar pesquisas básicas e avançadas;
  • Visualizar, filtrar e gerir resultados de pesquisa.

Duração aproximada de 45 minutos | Inscrições encerradas
Nota: sugere-se aos participantes a ligação via VPN ao Politécnico de Leiria. Mais informações aqui.

 

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*Participação nos webinars sujeita a inscrição prévia. 
Para mais informações contacte sd.formacao@ipleiria.pt