WEBINAR_header_portal

Webinars de apoio ao trabalho académico

As Bibliotecas do Politécnico de Leiria dão início a uma série de webinars*, procurando ir ao encontro das necessidades da comunidade académica, com o objetivo de fornecer competências e ferramentas de gestão eficaz da informação, ao nível da pesquisa e investigação, seleção e avaliação de diversas fontes de informação.

MAIO | 2020

WEBINAR #4 | 27.05.2020 | 09h30 – 12h30 e 14h00 – 16h00 – via LiveWebinar
ESCRITA CIENTÍFICA – PRINCÍPIOS GERAIS PARA OBTER UMA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA
Formador: Ricardo Malheiro*

Conteúdo:
Todo o processo de publicação científica em seis tópicos:

1. Introdução: o que é uma revista indexada? Porquê publicar numa revista indexada? O que é o fator de impacto?
Antes da escrita: como selecionar a revista adequada? Uso do Journal Citation Reports como ferramenta auxiliar;
3. Preparação do artigo: conteúdo necessário e dicas para todas as partes que compõem um artigo científico;
4. A submissão do artigo: todos os documentos complementares ao teu artigo de cariz obrigatório;
5. O processo de revisão por pares: entramos nos bastidores do processo de revisão por pares;
6. Sessão final: considerações finais e sessão de esclarecimento de dúvidas.

Duração aproximada: 5 horas | Informação detalhada | Inscrições
Nota: sugere-se aos participantes a ligação via VPN ao Politécnico de Leiria. Mais informações aqui.

_____

*Ricardo Malheiro é Doutor em Ciências Farmacêuticas – Doutoramento Europeu atribuído pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e Universidad de Jaén (Espanha). exerceu funções de investigador durante 11 anos em várias Instituições de Ensino Superior e Centros de Investigação, tendo sido autor/coautor de mais de 50 artigos em revistas científicas com circulação internacional com elevado fator de impacto e mais de 100 comunicações em congressos nacionais e internacionais. Recebeu vários prémios internacionais relacionados com as atividades de investigação realizadas. Em 2017, fundou a ReadyToPub – Author Services Provider, tendo atualmente o cargo de Diretor Geral da empresa.

WEBINAR #3 | 14.05.2020 às 11h00 – via Microsoft Teams
Publicar melhor: como usar a Web of Science e a Scopus como estratégia de publicação
Formadora:
Susana Lopes*

Objetivos:

• Contribuir para melhorar a visibilidade e o posicionamento da produção científica;
  • Dotar os docentes e investigadores de ferramentas para melhor identificar as revistas onde publicar;
  • Esclarecer conceitos como ‘revista indexada’, quartil e fator de impacto.

Conteúdo:

1. Bibliometria

• Conceitos básicos
  • Contexto de utilização

2. Bases bibliográficas

• Web of Science
  • Scopus

3. Estratégias de publicação

• Como escolher uma revista indexada
  • Rankings de revistas
  • Métricas e ferramentas para avaliar revistas

4. Visibilidade

• Perfis de investigador
  • ORCID e Ciência Vitae

Duração aproximada de 1h30 | Inscrições encerradas
Nota

Inscrição gratuita.
____

*Susana Lopes é Head Librarian na Nova School of Business and Economics e aluna do Doutoramento em Ciências da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É formadora na NOVA Doctoral School nos cursos de Information Literacy e Research Data Management. Actualmente integra o Conselho Directivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

ABRIL | 2020

WEBINAR #2 | 30.04.2020 às 11h00 – via Microsoft Teams
Mendeley: gestor de referências bibliográficas

Apresentação de funcionalidades que permitem:

• Guardar e importar documentos;
  • Integração com o Microsoft Word;
  • Fazer citações e referências bibliográficas mediante uma norma.

Duração aproximada de 45 minutos |Inscrições encerradas
Nota: os participantes devem instalar o Mendeley Desktop e Web. Mais informações na Unidade Curricular da Biblioteca disponível aqui.

WEBINAR #1 | 23.04.2020 às 11h00 – via Microsoft Teams
Pesquisa em bases de dados: Serviço Descoberta

Apresentação de funcionalidades do serviço Descoberta, que permite a pesquisa integrada em várias bases de dados:

• Conhecer as bases de dados integradas (B-ON, RCAAP e IC-Online, entre outras);
  • Criar a área pessoal;
  • Realizar pesquisas básicas e avançadas;
  • Visualizar, filtrar e gerir resultados de pesquisa.

Duração aproximada de 45 minutos | Inscrições encerradas

*Participação nos webinars sujeita a inscrição prévia.
Para mais informações contacte sd.formacao@ipleiria.pt