SESSÃO SOLENE 2022/2023

Politécnico de Leiria Abre Oficialmente Portas ao Novo Ano Académico

A 21 de novembro (14h30), o Politécnico de Leiria realizou a Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2022/2023, que teve lugar no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. A cerimónia contou a presença da ministra da JustiçaCatarina Sarmento e Castro, que proferiu a oração de sapiência “Justiça, Inovação e Novas Tecnologias”.

Pedro Lourtiepresidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria, deu início à sessão solene, seguindo-se as intervenções de Joel Rodriguesrepresentante dos Estudantes, e de Carlos Rabadãopresidente do Politécnico de Leiria.

Perante uma plateia composta por estudantes, docentes, investigadores, técnicos e diversas personalidades do distrito, o presidente do Politécnico de Leiria reforçou que a instituição reúne hoje todas as condições para se afirmar como «Uma Universidade plena, sem perdermos a nossa génese atual nem abandonarmos, naturalmente, o ensino politécnico atualmente assegurado pelas nossas Escolas, e que ministre também o ensino universitário, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei».

região onde está implantado o Politécnico de Leiria, situada entre Coimbra e Lisboa, com mais de 650 mil habitantes e um PIB superior a 11 mil milhões de euros (cerca de 5,7% do PIB nacional), é a única grande região do país sem uma Universidade.

Por sua vez, Joel Rodrigues, representante dos estudantes, afirmou que a eleição do presidente Carlos Rabadão «permite que o Politécnico de Leiria trilhe um novo caminho, assente em novos objetivos e nova visão para a instituição», salientando, no entanto, que «os estudantes devem ser o centro desta visão e destes objetivos». «É de reforçar a importância de, nas nossas Escolas, implementarmos medidas de combate ao abandono escolar e medidas de promoção de sucesso. Importa abrir a discussão à revisão da nossa oferta formativa, à revisão curricular dos nossos cursos, à flexibilização dos planos de estudos.»

A cerimónia contou também com a intervenção do presidente do Conselho Geral, Pedro Lourtie, que se dirigiu aos novos estudantes: «Aproveitem este tempo de formação da melhor maneira. Aproveitem o conhecimento científico e técnico que os vossos cursos proporcionam. Mas aproveitem também uma participação ativa, na vida do Politécnico, na eleição dos órgãos de gestão, na intervenção nas associações de estudantes, e de muitas outras oportunidades. Participem também na vida local, regional, ou mesmo nacional, em associações, em instituições de solidariedade social, em organizações não governamentais.»

A Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2021/2022 do Politécnico de Leiria contou com a habitual homenagem aos seus colaboradores com mais de 25 anos de serviço e, ainda, com a entrega de prémios, bolsas e distinções a atuais estudantes, diplomados, professores e investigadores do Politécnico de Leiria, nomeadamente: Prémios Politécnico de Leiria – Mérito Ensino Secundário (com o apoio da Caixa Geral de Depósitos); Prémio Ensino Magazine; Distinção Alumni Politécnico de Leiria e Prémios I&D+i Politécnico de Leiria.

Na cerimónia foi entregue um título honorífico Professor Honoris Causa, a título póstumo, ao Mestre Jorge Estrela, pelas suas realizações para a promoção das artes e da cultura da cidade de Leiria, pela sua dedicação à investigação e partilha do conhecimento, nomeadamente em áreas como o Urbanismo, a História, a Museologia e a Mitologia, e pelos seus contributos enquanto intelectual e artista plástico.

O Politécnico de Leiria atribuiu ainda o Diploma de Instituição de Mérito Socioprofissional à ACILIS – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria.

A Sessão fechou com “chave de ouro”, tendo contado com a atuação de Nuno Santos, com “Um violino nos locais mais improváveis”.

»» Discurso do Presidente

»» Nota de Imprensa

»» Álbum de Fotografias

»» Despacho Dispensa de Serviço Sessão Solene 2022/2023

Obrigado pela presença de todos!