“A Ciência Cura” – Exposição de fotografia de Luísa Ferreira

Curadoria: David Santos

Inauguração: 19 de outubro de 2023 | 15h30

19.10.2023 — 26.01.2024 | Biblioteca José Saramago (Campus 2 – Politécnico de Leiria)

A partir do livro “A ciência cura”, de Luísa Ferreira, nasce esta exposição, que foi inaugurada no Museu do Neo-Realismo, e que se apresenta agora no Instituto Politécnico de Leiria. Nas palavras de David Santos, curador da exposição, “As fotografias de Luísa Ferreira veiculam uma sensibilidade atenta ao pathos da humanidade, que desvela um movimento, uma série de instantâneos captados sem retificação ou hierarquia metodológica, perscrutados apenas por entre as fissuras do real.

Trata-se de uma constelação de imagens que, apesar da sua propensa objetividade, não deixam de se refugiar na ideia de fragmento (todas as fotografias o são, em parte), espécie de visões parcelares e autónomas em termos formais relativamente à sua motivação temática original, isto é, o conhecimento no combate ao COVID-19 em Portugal.”

Nota biográfica de Luísa Ferreira

Luísa Ferreira (Lisboa, 1961). Fotógrafa independente, Mestre em Design e Cultura Visual – Estudos de Fotografia, pela ESD/IADE-U (Lisboa, 2011). Começou a fotografar em meados dos anos 1980. Integrou a equipa de jornalistas fundadores do jornal PÚBLICO em dezembro 1989, fotografou para a agência de notícias norte americana Associated Press (1986-1998). Recebeu o Prémio Autores 2019, Artes Visuais, Melhor Trabalho de Fotografia pela sua exposição “Branco”, na Galeria Monumental (2018). O seu último livro publicado, resultado de uma encomenda, “A Ciência Cura: o conhecimento no combate ao COVID-19 em Portugal (março-junho 2020. Prepara doutoramento na FCSH, Universidade Nova de Lisboa.

A Cidade e os seus habitantes são temas centrais do seu trabalho em que reflete uma consciência social e política sobre a atualidade.

Consulte aqui a biografia completa de Luísa Ferreira

Ficha Técnica da Exposição:

Curadoria:
David Santos

Fotografia:
Luísa Ferreira

Programação e Produção:
Luísa Ferreira
Sónia Gonçalves

Design gráfico:
António Faria (Livro “A ciência cura”, de Luísa Ferreira)
Francisco Moreira (adaptação gráfica para o Politécnico de Leiria)

Comunicação:
Francisco Moreira
Liliana Gonçalves

Agradecimentos:
António Faria, David Santos, Maria de Fátima Dama Pires, Manuel Heitor, Município de Vila Franca de Xira | Museu do Neo-Realismo, Bibliotecas do Politécnico de Leiria, Serviços Técnicos do Politécnico de Leiria, Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria.