Dia Nacional da Cultura Científica

24 de novembro de 2023 | Biblioteca José Saramago — Campus 2 do Politécnico de Leiria

O ciTechCare – Center for Innovative Care and Health Technology, a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria e as Bibliotecas do Politécnico de Leiria, convidam toda a comunidade a participar na programação para o Dia Nacional da Cultura Científica, no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia 2023-Ciência Viva que decorrerá no dia 24 de novembro, na Biblioteca José Saramago-Campus 2 do Politécnico de Leiria.

No Dia Nacional da Cultura Cientifica pretende-se  dar a conhecer o trabalho dos cientistas e os seus contributos para o avanço do conhecimento e o bem-estar da sociedade, nesse sentido propomos um programa onde o conhecimento e a reflexão sobre a saúde e o meio ambiente, permitirá uma maior consciencialização e compreensão pública sobre estas problemáticas.

PROGRAMA

11h00 | Palestra “Amianto: Ainda Não É Tarde Demais?”, por Cátia Santos (Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria e Doutoranda em Saúde Pública pela NOVA Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade NOVA de Lisboa):

A poluição provocada pelo amianto é um problema ambiental e de saúde pública. o amianto tem sido apontado como causa de inúmeras doenças sendo urgente a avaliação sistematizada dos efeitos na saúde da exposição a estas fibras, existentes em diversos materiais utilizados na construção civil. nesta sessão pretende-se apresentar o estudo “efeitos na saúde da exposição ao amianto em Portugal” abordando temas como o amianto como agente cancerígeno e suas caraterísticas; consumo em Portugal e no mundo; exposição profissional ao amianto; orientações e diretivas; efeitos para a saúde; incidência e mortalidade do mesotelioma.

Moderação: Paulo Fernandes, Professor Coordenador da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Maria Pedro Guarino, Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria.

15h00 | Palestra “A Literacia em Saúde no Concelho de Leiria Tem um Nome: LISA”, por Sara Simões Dias (Professora na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria):

O estudo LISA tem como objetivo é caracterizar a literacia em saúde na população adulta residente no concelho de leria durante os próximos 10 anos, com medições a cada 2 anos. como objetivos secundários pretende-se caracterizar a ansiedade e depressão, risco metabólico, álcool e tabaco. para tal, uma equipa de entrevistadores voluntários, irá recolher dados porta a porta através de um questionário elaborado pela equipa do projeto. através da análise dos dados recolhidos no estudo lisa será possível desenvolver medidas específicas, adequadas ao nível de literacia identificado, que permitam a cada cidadão uma tomada de decisão informada, e que contribuam para melhores resultados em saúde, utilização mais eficiente dos serviços de saúde e, consequentemente, diminuição dos gastos em saúde. para terminar a sessão iremos disponibilizar um quizz para que seja possível avaliar o nível da literacia em saúde dos participantes.

Moderação: José Carlos Gomes, Professor Coordenador da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria e Maria Pedro Guarino, Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria.

Visita à Exposição A Ciência Cura”, de Luisa Ferreira

Todos os participantes poderão visitar a Exposição. Nas palavras de Manuel Heitor, professor catedrático do Instituto Superior Técnico e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, “(…) as fotografias de Luísa Ferreira são elementos efetivos de comunicação dos processos de fazer ciência e de produzir e difundir o conhecimento no combate ao COVID-19 em Portugal entre abril e junho de 2020. A forma como as fotografias de Luísa Ferreira nos apelam a refletir sobre a nossa própria fragilidade só nos pode estimular a aprofundar o debate sobre evoluir nesta nova era, com mais conhecimento e humanismo, estimulando novas perguntas para a ciência responder e melhor explicando a todos os processos inerentes à prática científica.

Esta programação insere-se nas comemorações dos 50 anos da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria.