Difusão da Informação

Dissertações de Mestrado da ESAD.CR disponíveis no repositório Ic-Online

Mestrado em Design do Produto

Título: Incongruências Ocultas : redesenhar o quotidiano

Autor: Liliana Andreia Martins Palheiros

[+] INFO

 

Mestrado em Design do Produto

Título: Processos que potenciam a criatividade : ferramentas de desenho

Autor: Francisco José Romão de Salis Gomes

[+] INFO

 

 

Ver mais

Carreiras Internacionais: Concursos Gerais do Serviço Europeu de Seleção do Pessoal

O Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO) organiza dois concursos gerais documentais e mediante prestação de provas para a constituição de listas de reserva, a partir das quais as Instituições Europeias poderão recrutar novos funcionários como «administradores» e «assistentes» (grupos de funções AD e  AST, respetivamente): 

 

ADMINISTRADORES (AD6):

  • Especialista em comunicação – 55 candidatos

 

ASSISTENTES (AST3):

  1. Administrador web — 13 candidatos
  2. Assistente de comunicação — 30 candidatos
  3. Assistente de comunicação visual – 34 candidatos

 

QUEM SE PODE CANDIDATAR:

Nacionais de um Estado-membro da UE e conhecimento de pelo menos duas línguas oficiais da UE, uma no nível C1 e outra no nível B2 (francês ou inglês).

 

QUALIFICAÇÕES E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Administrador (AD6) – 3 anos de ensino superior + 3/6 anos de experiência profissional

Assistente (AST3) – 3 anos de ensino pós-secundário + 3 anos de experiência profissional ou ensino secundário + 6 anos de experiência profissional.

 

REMUNERAÇÃO MENSAL INDICATIVA:

AD6 – 5 079,70€

AST3 – 3 507,10€

 

A candidatura é efetuada por via eletrónica, no sítio Internet do EPSO, seguindo o manual de inscrição. Deve ler atentamente o anúncio e a documentação relacionada, tendo o cuidado de não deixar a validação da candidatura para o último dia.

Atenção: Os candidatos só se podem inscrever num dos perfis.

Data limite: 14-11-2017 às 12 horas de Bruxelas.

Para saber mais: EPSO.

 

Mais informação e outras oportunidades consulte www.trabalharnauniaoeuropeia.eu

Ver mais

Novidades bibliográficas da Biblioteca do Campus 4 (ESTM) – outubro 2017

OUTUBRO 2017

Título: Digital marketing

 Autor: Dave Chaffey, Fiona Ellis-Chadwick

Cota: 658.8:004.73/27

Digital marketing

 

 

 

“Now in its sixth edition, Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice provides comprehensive, practical guidance on how companies can get the most out of digital media and technology to meet their marketing goals. Digital Marketing links marketing theory with practical business experience through case studies and interviews from cutting edge companies (…)”

 Título: Excel aplicado à gestão

 Autor: António Gonçalves Martins

Cota: 004.6/19

  Excel aplicado

 

 

 

“Este livro, escrito de um modo claro e conciso, aborda e explora as ferramentas que o Excel disponibiliza de um modo especificamente orientado para serem utilizadas num contexto de gestão e negócios. Não pressupõe nenhum conhecimento prévio de Excel nem sequer terminologia de gestão. Sempre através de exemplos, apresenta inicialmente os fundamentos lógicos do Excel para os leitores principiantes.”

Título: Excel para economia e gestão

 Autor: Filipe Gameiro, Jose Dias Curto

Cota: 004.6/20

excel para economia

 

 

 


“Este livro corresponde à síntese da experiência dos autores, quer no domínio do ensino das ciências económicas e de gestão, quer no domínio da formação de futuros utilizadores do Excel. Depois de uma primeira parte onde se apresentam e exemplificam as potencialidades da folha de cálculo, os autores aprofundam alguns instrumentos do programa em áreas específicas do conhecimento, tais como a Estatística, a Matemática, a Economia e as Finanças.”

Título: Negociação

 Autor: José Crespo de Carvalho

 Cota: 658/216

 negociação

 

 

 

“Numa linguagem simples e acessível, esta obra explicita o quadro em que se desenvolve todo o processo negocial, ajudando-o a tirar o melhor partido das suas capacidades, por muito pequenas que sejam, para negociar, nas melhores condições, qualquer coisa que queira obter.”

Título: Humanator XXI : recursos humanos e sucesso empresarial

Autor: Joaquim Vicente Rodrigues, Pedro B. da Camara e Paulo Balreira Guerra

Cota: 658.3/68

humanator

 

 

 

 

 

“Edição revista e atualizada do Humanator, um sucesso de vendas publicado pela primeira vez em 1997: Novos conteúdos; Novo grafismo; Nova capa; Novo formato.”

Título: Cortesia, etiqueta & protocolo na hotelaria de luxo : do hoteleiro ao hóspede

 Autor: Vasco Ribeiro Santos

 Cota: 640.4/54

cortesia

 

 

 

 

 “O livro “Cortesia, etiqueta & protocolo na hotelaria de luxo: do hoteleiro ao hóspede” há muito que merecia um lugar cativo no domínio da hotelaria de luxo, essencialmente pela pertinência das temáticas nele explanadas. É uma obra pioneira em Portugal, nunca antes desenvolvida da forma como este livro faz.”

Título: Hotel, os bastidores

 Autor: Inês Brasão

 Cota: 640.4/55

hotel

 

 

 

“Este livro retrata o quotidiano de um hotel pelo lado menos visível. Através dos bastidores do serviço percorremos histórias sobre o trabalho, os clientes, os tiques, as peripécias, os medos, o cansaço e o encanto, a exigência, as brincadeiras, as técnicas, o passado e o presente, os turnos, as tarefas e as folgas.”

Ver mais

Novidades bibliográficas da Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR) – outubro 2017

OUTUBRO 2017


Título:
Enchanted objects : innovation, design and the future of technology

Autor: David Rose

Cota: 74:658.5-80


We are now standing at the precipice of the next transformative development, a world in which technology becomes more human. Soon, connected technology will be embedded in hundreds of everyday objects we already use: our cars, wallets, watches, umbrellas, even our trash cans. These objects will respond to our needs, come to know us, and even learn to think ahead on our behalf. David Rose calls these devices—which are just beginning to creep into the marketplace—Enchanted Objects.

In Rose’s vision of the future, technology atomizes, combining itself with the objects that make up the very fabric of daily living. Such innovations will be woven into the background of our environment, enhancing human relationships, channeling desires for omniscience, long life, and creative expression. The enchanted objects of fairy tales and science fiction will enter real life.

Groundbreaking, timely, and provocative, Enchanted Objects is a “delightful” (The New York Times) blueprint for a better future, where efficient solutions come hand in hand with technology that delights our senses. It is essential reading for designers, technologists, entrepreneurs, business leaders, and anyone who wishes to take a glimpse into the future.

 

Título: 100 more things every designer needs to know about people

Autor: Susan Weinschenk

Cota: 74-90

  

 

Thousands of designers, marketers, and product managers have come to rely on Susan Weinschenk’s original 100 Things Every Designer Needs To Know About People as a “go-to book” for practical advice on how to use the latest findings in psychology and neuroscience to directly inform and improve their designs, brands, and products. Research hasn’t stopped since the book was written, and new design challenges have emerged.

Weinschenk’s new book, 100 MORE Things Every Designer Needs To Know About People applies the latest research in psychology, neuroscience, brain research, and social psychology to the design of technology products, including websites, apps, wearables, and artificial intelligence. Weinschenk combines real science and research citations with practical examples to make her 100 MORE Things engaging, persuasive, easy to read, accessible, and useful. 100 MORE Things Every Designer Needs to Know About People is not just another “design guidelines” book because it explains the WHY behind the guidelines, providing concrete examples and prescriptions that can be easily and instantly applied.

 
Título: Antropologia da imagem : para uma ciência da imagem

Autor: Hans Belting

Cota: 7.01-525


Hans Belting considera imagens quer da história da arte quer da era digital, tanto do mundo ocidental como de outras culturas, em suportes clássicos – como a pintura, a escultura, a fotografia e o cinema – e, ainda, imagens como a tatuagem facial, a sombra ou o sonho. A «imagem» propriamente dita, é o que ocorre no encontro entre os «meios» e o «corpo», o lugar vital das imagens. Por um lado, Hans Belting recusa-se a reduzir as imagens ao mero plano da sua incorporação material, por outro, reconhece a importância capital dos distintos meios e processos através dos quais elas se manifestam, no que se inclui o próprio corpo. Belting procede ao estudo de temas tão diversos como a teoria da sombra em Dante e a cultura pós-fotográfica digital; o brasão de armas e a pintura do retrato; a realidade virtual, a imaging science, e os rituais funerários, onde se constata o uso primevo da máscara, meio através do qual o defunto prolonga a sua presença viva no seio da comunidade. O meio fotográfico é uma dessas operações onde ocorre a reencarnação do ausente e se reitera a estranha materialidade do meio, reminiscente do corpo, lugar que, não obstante os actuais meios tecnológicos de armazenamento, retém de maneira anacrónica a memória das imagens. A sobrevivência das imagens, a transmissão cultural e os processos de transformação de significado próprios da imagem, são tratados com penetrantes observações acerca do encontro entre a cultura Ocidental e as culturas nativas das Américas, onde se descreve a experiência de Warburg quando da sua famosa viagem em território índio.

Lévi-Strauss sobre a «máscara» dos Caduvéo, de Macho sobre os «crânios de Jericó», de Leroi-Gourhan sobre a relação entre linguagem e imagem, de Augé sobre os «Não-Lugares», de Foucault sobre as «heterotopias», e, ainda, de Stiegler, de Alliez, de Deleuze, de McLuhan, entre muitos outros, são igualmente convocados neste ensaio essencial.


Título:
Design for the real world : human ecology and social change

Autor: Victor Papanek

Cota: 74-86

 


Translated into 23 languages since it first appeared in 1971, Design for the Real World has become the world’s most widely read book on design and is a required text in many design and architectural schools.

Victor Papanek’s lively and instructive guide shows how design can reduce pollution, overcrowding, starvation, obsolescence and other modern ills. He leads us away from “fetish objects for a wasteful society” toward a new age of morally and environmentally responsible design.

Professor Papanek was a highly distinguished designer, educator, lecturer and writer, widely acknowledged for his visionary ideas on design theory. He was Professor at the School of Architecture and Urban Design at the University of Kansas at the time of his death in 1998.

.

Ver mais

Sugestões de leitura da Biblioteca Campus 4 (ESTM) – outubro 2017

Se não conseguir visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui .

Ver mais

Sugestões de leitura da Biblioteca Campus 3 (ESAD.CR) – outubro 2017

Se não conseguir visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui .

Ver mais

Sugestões de leitura da Biblioteca Campus 1 (ESECS) – outubro 2017

Se não conseguir visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui .

 

 

Ver mais

Workshop “Between Two Cities” – Exposição de trabalhos

Workshop “Between Two Cities” – Exposição de trabalhos

A Biblioteca do Campus 3 exibe, de 2 a 6 de outubro de 2017, trabalhos de alunos da escola alemã Gymnasium Stift Keppel, realizados no âmbito do Workshop “Between Two Cities” que decorreu na ESAD.CR.

 

Ver mais

Vamos falar de leitura e bibliotecas? – Entrevistas aos leitores da Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR)

 

 

Entrevista_C3

Nome:
Rafael Marques de Assis

Qual o curso que frequenta?
TeSP em Design para Medias Digitais.

Que género de leitura gosta mais?
Romance e Manga.

Algum livro que tenha sido marcante? Porquê?
Nenhum em especial.

Uma definição de biblioteca:
Biblioteca é um local de aprendizagem.

Ver mais

Novidades bibliográficas – Biblioteca Campus 4 (ESTM)

setembro 2017


 

 

Título: Horngren’s cost accounting : a managerial emphasis

Autor: Srikant M. Datar, Madhav V. Rajan

Cota: 657.4/61

 

 

 


For these Global Editions, the editorial team at Pearson has collaborated with educators across the world to address a wide range of subjects and requirements, equipping students with the best possible learning tools. This Global Edition preserves the cutting-edge approach and pedagogy of the original, but also features alterations, customization, and adaptation from the North American version.

 

 


 

 

Título: Animal physiology

 Autor: Richard W. Hill, Gordon A. Wyse, Margaret Anderson

Cota: 591/47

 

 


Animal Physiology, Fourth Edition, presents all the branches of modern animal physiology with a strong emphasis on integration of physiological knowledge, ecology, and evolutionary biology. Integration extends from genes to organ systems and from one physiological discipline to another. The book takes an entirely fresh approach to each topic.

 

 

 

 

 

Título: Animal physiology : from genes to organisms

Autor: Lauralee Sherwood, Hillar Klandorf, Paul Yancey

Cota: 591/48


“Keep up with today’s rapid advances in the biological sciences with ANIMAL PHYSIOLOGY: FROM GENES TO ORGANISMS 2E with CourseMate! With coverage of animal species that will be relevant to your animal-related career, this biology text provides you with the tools you need to succeed.


 

 

Título: Fish nutrition in aquaculture

Autor: Sena S. de Silva, Trevor A. Anderson

Cota: 639.3/34

 


Aquaculture is a growing industry. A vital component of the subject is feeding the organisms under cultivation. This book provides a thorough review of the scientific basis and applied aspects of fish nutrition in a user-friendly format. It will be of great use to individuals working or training in the industry, and to fish feed manufacturing personnel.

 

 

Título: Bioinformatics in aquaculture : principles and methods

Autor: ed. Zhanjiang (John) Liu

Cota: 639.3/35

 




“Bioinformatics derives knowledge from computer analysis of biological data. In particular, genomic and transcriptomic datasets are processed, analysed and, whenever possible, associated with experimental results from various sources, to draw structural, organizational, and functional information relevant to biology.

 




Título: Marketing 4.0

Autor: Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan

Cota: 658.8/226


Este é o livro essencial para a próxima geração de marketeers. Escrito pelos maiores especialistas mundiais de Marketing, esta obra ajuda a navegar num mundo cada vez mais interligado e numa paisagem de consumo em mudança, de modo a alcançar um maior número de clientes de uma maneira mais eficaz.

 

 

 


 

Título: Redes sociais 360

Autor: Vasco Marques

Cota: 659.3/9

 

Este guia é dirigido a gestores de empresas, que procuram uma estratégia assertiva para uma presença diversificada nas Redes Sociais; ao empreendedor, que quer lançar o seu negócio e precisa de saber qual a direção a tomar; às equipas de Comunicação e Marketing, que querem aprofundar a utilização das Redes Sociais.

 

 

Gestão das organizações

 

Título: Gestão das organizações : conceitos e tendências actuais

Autor: Manuel Brazinha Firmino

Cota: 658/215

 

Este livro interessa a todos os alunos que queiram iniciar o estudo da Gestão das Organizações. O leitor ficará familiarizado com o contributo dos principais autores, neste domínio, e terá a oportunidade de aprender os conceitos fundamentais que são ensinados nas escolas superiores. O leitor toma ainda conhecimento das questões, por vezes polémicas, da gestão da atualidade.

Marketing digital 360

 

Título: Marketing digital 360

Autor: Vasco Marques

Cota: 658.8/4

 

Crie um plano a sério e aplique com técnicas adequadas! Faça crescer o seu negócio! Temas tratados: Economia e Planeamento Marketing Digital; Ferramentas Digitais, Analítica e ROI; Websites, e-Commerce, Imagem e Vídeo; Redes Sociais e e-Mail Marketing; Google, SEO & Adwords; Mobile Marketing.

 

Ver mais