Difusão da Informação

Estágios no Banco Europeu de Investimento

Estão abertas 27 vagas para estágio em vários Departamentos no Banco Europeu de Investimento (BEI), de duração 5-6 meses, a começar em outubro de 2017.

 

CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE
Os candidatos devem ser cidadãos europeus ou dos países candidatos que beneficiam de uma estratégia de pré-adesão.


REQUISITOS ACADÉMICOS

Devem ter concluído, ou estar a concluir, o primeiro ciclo do ensino superior, ou possuir grau mais avançado como o mestrado ou o doutoramento.

Para além das áreas de conhecimento específicas a cada vaga, os candidatos devem ter bons conhecimentos de inglês e/ou francês e algumas competências informáticas.

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Na sua maioria, os estágios não exigem experiência profissional.

 

COMPETÊNCIAS

  • Capacidade para planear, organizar, priorizar e antecipar problemas potenciais;
  • Proatividade, dinâmica e com iniciativa;
  • Capacidade de análise e revisão de documentos;
  • Flexibilidade e confiabilidade, orientada para resultados;
  • Capacidade interpessoal e para trabalhar em equipa;
  • Capacidade de comunicação oral e escrita.

 

CANDIDATURA

Os candidatos devem ler os anúncios, as regras aplicáveis aos estágios da Instituição e concorrer até 6 de agosto de 2017.

 

A título indicativo, a subvenção mensal é 1.050€.

Qualquer dúvida, pode ser esclarecida através do mail: carreiras.internacionais@ciejd.pt ou pelo telefone: 211 225 031

Ver mais

Dissertações de Mestrado da ESAD.CR disponíveis no repositório IC-Online

Mestrado em Design Gráfico

Título: Infografia na cozinha : o processo de simplificação do livro de receitas

Autor: Mariana da Costa Salema Lindo Silva

[+] INFO

 

Mestrado em Design do Produto

Título: Fusão : analogias entre cerâmica & culinária

Autor: Rita Alexandra Ribeiro Frutuoso

[+] INFO

 

Mestrado em Design do Produto

Título: Nalu : pranchas eco-sustentáveis

Autor: Mirko Pierini

[+] INFO

 

Mestrado em Design do Produto

Título: O Design no Nomadismo Contemporâneo : móvel ao quadrado

Autor: Jorge, Pedro António Fonseca Jorge

[+] INFO

Ver mais

Inquérito de Conjuntura ao Investimento – Inquérito de Abril de 2017

Empresas perspetivam um aumento nominal de 5,1% do seu investimento em 2017 – 1.º Semestre de 2017

Resumo: 

De acordo com as intenções manifestadas pelas empresas no Inquérito de Conjuntura ao Investimento de abril de 2017 (com período de inquirição entre 1 de abril e 28 de junho de 2017), o investimento empresarial em termos nominais deverá apresentar uma taxa de variação de 5,1% em 2017, que compara com a previsão de 3,8% obtida pelo inquérito de outubro de 2016. Os resultados deste inquérito apontam ainda para que se tenha registado um crescimento de 7,4% do investimento em 2016.
Entre os objetivos do investimento, perspetiva-se um aumento do peso relativo do investimento orientado para a racionalização e restruturação e para outras finalidades, com a consequente diminuição da importância relativa do investimento de substituição e do investimento associado à extensão da capacidade de produção, continuando este, no entanto, a ser o objetivo mais referido. 
O principal fator limitativo do investimento empresarial identificado pelas empresas nos dois anos analisados foi a deterioração das perspetivas de venda, seguindo-se, em 2016, a incerteza sobre a rentabilidade dos investimentos e, em 2017, a insuficiência da capacidade de autofinanciamento. Entre 2016 e 2017 prevê-se um aumento do peso relativo da insuficiência da capacidade de autofinanciamento e uma redução do peso relativo da incerteza sobre a rentabilidade dos investimentos.

 

>> Mais informações

Ver mais

Novidades bibliográficas – Biblioteca Campus 4 (ESTM)

JULHO 2017


01


Título:
Manual de gestión para la agencia de publicidad
Autor: Ignasi Ferrer Lorenzo, Pablo Medina Aguerrebere
Cota: 659.1/26

 


“Qué es lo que diferencia a un publicitario de un empresario de la publicidad? ¿Por qué son tan pocas las agencias que logran sobrevivir durante varios años? Este libro responde a estas y otras muchas preguntas y explica la importancia de los conceptos económicos (finanzas, modelos de rentabilidad, etc.) y de management (dirección de proyectos, gestión del talento, etc.) en el buen funcionamiento de una agencia de publicidad.

 

 


02


Título:
Strategy for tourism
Autor: John Tribe
Cota: 338.48/358

 


Fully revised and updated, Strategy for Tourism 2nd edition contains: Revised cases studies, updated data (especially in the areas of the external environment) and new references This bestselling text uses an international focus to explain strategic management, analysis and implementation specifically in the tourism industry.

 

 

 03

 

Título: Strategic brand management
Autor: Richard Rosenbaum-Elliott, Larry Percy, Simon Pervan
Cota: 659.126/19


Strategic Brand Management, Third Edition uniquely analyses the social and cultural aspects of brand strategy and its influence on consumer perceptions around the world. Written by experts in the field, it is designed to ensure students are confident in analysing traditional ideas of brand equity and positioning and are able to understand the emotional and cultural connections brands create and employ.


04


Título:
English for tourism and hospitality : in higher education studies : teacher’s book
Autor: Hans Mol
Cota: 811.111/65

 


“English for Tourism and Hospitality is a skills-based course designed specifically for students of tourism and hospitality who are about to enter English-medium tertiary level studies. It provides carefully graded practice and progression in the key academic skills that all students need, such as listening to lectures and speaking in seminars. It also equips students with the specialist language they need to participate successfully within a tourism and hospitality faculty.

 

05


Título:
Estudo de impacto económico e mediático do carnaval de Torres Vedras
Autor: Francisco Dias, Dulcineia Ramos, Rui Martins e Uriel Oliveira
Cota: 330/73

 




O estudo agora apresentado e desenvolvido pelo GITUR (Grupo de Investigação em Turismo) do Instituto Politécnico de Leiria (…) será certamente uma referência para a promoção e divulgação do evento e irá servir também para futuros estudos relacionados com o Carnaval de Torres Vedras. Esta investigação (…) torna assim possível uma análise ao evento tendo como base estudos concretos e atuais.

 

07


Título:
Turismo, direito e democracia

Autor: Virgílio Machado
Cota: 338.48/360


Nenhum Direito faz sentido se ele não conseguir ser o melhor instrumento para realização de mais Justiça. Esse, também, é o fundamento essencial do Direito do Turismo. Princípios, normas, realidades jurídicas no Direito do Turismo partilham do desafio funcional e sistémico de constituírem um instrumento, também, para a melhoria, o progresso, o desenvolvimento dos povos.

 

 

 

06
Título:
Segurança alimentar : higiene e conservação de alimentos pelo frio
Autor: Victor Monteiro
Cota: 664/98

 

Com esta obra pretende-se atualizar e solidificar o conhecimento de profissionais e estudantes de Cozinha, Mesa e Bar sensibilizando-os para as novas tecnologias incorporadas nos equipamentos de frio, a sua utilização racional, na perspetiva da eficiência energética e na minimização dos custos de manutenção, e também de amadores responsáveis pela confeção de refeições no agregado familiar.

 

 

Ver mais

Candidaturas para a primeira edição do #SUMMERCEmp

Candidaturas para a primeira edição do #SUMMERCEmp, uma escola de verão sobre assuntos europeus organizada pela REP

Estão abertas até 16 de julho as candidaturas para a primeira edição do Summer CEmp que vai decorrer de 29 de agosto a 1 de setembro de 2017 em Monsanto, organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da rede de Aldeias Históricas de Portugal.

As candidaturas devem ser feitas através do preenchimento do formulário online até às 23h59 de 16 de julho, embora a Representação possa decidir fechar as candidaturas antes deste prazo caso receba mais de 200. A participação é gratuita e a seleção será feita com base no perfil, motivação e diversidade.

O Summer CEmp consiste em 3 dias de formação intensiva e prática sobre a União Europeia e os possíveis caminhos de futuro com um grupo de 40 jovens universitários de todo o país em interação direta com protagonistas da atualidade política e mediática nacional e europeia. Este debate informal decorrerá no contexto da “aldeia mais portuguesa de Portugal” (Monsanto) e é uma das iniciativas para responder ao repto do Presidente Jean-Claude Juncker de debater o futuro da Europa com os cidadãos, quando lançou o “Livro Branco sobre o Futuro da Europa”.

tens opinião

 

 

Informações Práticas – Summer CEmp – I edição – 2017

O quê? O Summer CEmp é um seminário intensivo e interativo com formatos práticos de aprendizagem. Nasce da necessidade de envolver os jovens no debate ativo sobre a União Europeia, os possíveis cenários de futuro após os 60 anos da sua fundação e sobre o papel da Comissão Europeia em temas prioritários. Em três dias, um grupo diverso de estudantes dinâmicos vão dialogar com um leque de protagonistas da atualidade política e mediática portuguesa e europeia e entender de forma prática o projeto europeu e o seu papel como cidadão.

Agenda: Conversas interativas com 20 oradores de alto nível – políticos, jornalistas, empreendedores, académicos, desportistas, artistas – compõem o eixo central do programa. Misturadas com uma variedade de atividades práticas aproveitando os recursos do grupo e da Aldeia.

 

 

 

Quando? De 29 de agosto (16h00) a 1 de Setembro de 2017 (16h00)

Onde? Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal. Num cenário rural e inspirador, o debate faz-se na interação com os aldeões e em dinâmica com o património cultural e natural. Fica a cerca de 280km de Lisboa e do Porto e a 40km de Castelo Branco e da Guarda.

Para quem? 40 estudantes universitários de nacionalidade portuguesa até aos 30 anos que provem dinamismo (nesta primeira edição daremos prioridade a finalistas de licenciatura ou a estudantes de mestrado em Ciência Política, Relações Internacionais, Estudos Europeus, Jornalismo e Comunicação Social).

Mais detalhes: consultar o regulamento

 

 

Ver mais

Novidades bibliográficas – Biblioteca Campus 3 (ESAD.CR)

JULHO 2017

 


1


Título:
A brief history of curating

Autor: Hans Ulrich Obrist

Cota: 069-30


Part of JRP|Ringer’s innovative Documents series, published with Les Presses du Réel and dedicated to critical writings, this publication comprises a unique collection of interviews by Hans Ulrich Obrist mapping the development of the curatorial field–from early independent curators in the 1960s and 70s and the experimental institutional programs developed in Europe and the U.S. through the inception of Documenta and the various biennales and fairs–with pioneering curators Anne D’Harnoncourt, Werner Hoffman, Jean Leering, Franz Meyer, Seth Siegelaub, Walter Zanini, Johannes Cladders, Lucy Lippard, Walter Hopps, Pontus Hulten and Harald Szeemann. Speaking of Szeemann on the occasion of this legendary curator’s death in 2005, critic Aaron Schuster summed up, “the image we have of the curator today: the curator-as-artist, a roaming, freelance designer of exhibitions, or in his own witty formulation, a ‘spiritual guest worker’… If artists since Marcel Duchamp have affirmed selection and arrangement as legitimate artistic strategies, was it not simply a matter of time before curatorial practice–itself defined by selection and arrangement–would come to be seen as an art that operates on the field of art itself?”

 2


Título:
The geometry of type : the anatomy of 100 essential typefaces

Autor: Stephen Coles

Cota: 655.24-30


“The Geometry of Type” explores 100 traditional and modern typefaces in loving detail, with a full spread devoted to each entry. Characters from each typeface are enlarged and annotated to reveal key features, anatomical details, and the finer, often-overlooked elements of type design, which shows how these attributes affect mood and readability. Sidebar information lists the designer and foundry, the year of release and the different weights and styles available, while feature boxes explain the origins and best uses for each typeface, such as whether it is suitable for running text or as a display font for headlines. To help the reader spot each typeface in the wider world, the full character set is shown, and the best letters for identification are highlighted. This beautiful and highly practical work of reference for font spotters, designers and users is a close-up celebration of typefaces and great type design.

 3

 
Título: Sound and music for the theatre : the art and technique of design

Autores: Deena Kaye, James LeBrecht

Cota: 681.84-38


Covering every phase of a theatrical production, this fourth edition of Sound and Music for the Theatre traces the process of sound design from initial concept through implementation in actual performances. The book discusses the early evolution of sound design and how it supports the play, from researching sources for music and effects, to negotiating a contract. It shows you how to organize the construction of the sound design elements, how the designer functions in a rehearsal, and how to set up and train an operator to run sound equipment. This instructive information is interspersed with ‘war stores’ describing real-life problems with solutions that you can apply in your own work, whether you’re a sound designer, composer, or sound operator.


4

 

Título: The nature of design : ecology, culture and human intention

Autor: David W. Orr

Cota: 74:5-20

 

The environmental movement has often been accused of being overly negative–trying to stop “progress.” The Nature of Design, on the other hand, is about starting things, specifically an ecological design revolution that changes how we provide food, shelter, energy, materials, and livelihood, and how we deal with waste.

Ecological design is an emerging field that aims to recalibrate what humans do in the world according to how the world works as a biophysical system. Design in this sense is a large concept having to do as much with politics and ethics as with buildings and technology.

The book begins by describing the scope of design, comparing it to the Enlightenment of the 18th century. Subsequent chapters describe barriers to a design revolution inherent in our misuse of language, the clockspeed of technological society, and shortsighted politics. Orr goes on to describe the critical role educational institutions might play in fostering design intelligence and what he calls “a higher order of heroism”.

Appropriately, the book ends on themes of charity, wilderness, and the rights of children. Astute yet broadly appealing, The Nature of Design combines theory, practicality, and a call to action.

Ver mais

Sugestões de leitura da Biblioteca do Campus 4 (ESTM) – julho 2017

Se não conseguir visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui.

Ver mais

Sugestões de leitura da Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR) – julho 2017

Se não conseguir visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui.

Ver mais

Sugestões de leitura da Biblioteca do Campus 1 (ESECS) – julho 2017

Se não conseguir visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui.

 

Ver mais

Seminário Redes e Enredos

 

Cartaz_2017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos dia dias 4 e 5 de julho de 2017 realizou-se a 2ª edição do Seminário Redes e Enredos – Com(s)Ciência, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Escola Secundária de Peniche, o CFAE-Centro-Oeste, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar-ESTM e as Bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria. 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ver mais