Dissertações de Mestrado da ESAD.CR disponíveis no repositório Ic-Online
Mestrado em Artes Plásticas
Título: Os espaços laterais : força e figura na prática contemporânea da pintura e do desenho
Autor: Rui Manuel Lopes Carreira
Mestrado em Gestão Cultural
Título: A importância dos eventos para as instituições culturais : o caso do Serralves em Festa
Autor: Ana Catarina Coelho Ferreira
Mestrado em Design do Produto
Título: Tear : estimulação física e cognitiva na prevenção da demência
Autor: Sandro Filipe Vieira Barbosa
Mestrado em Design do Produto
Título: De Ico drums : tarolas em cerâmica
Autor: Paolo Martini
Vamos falar de leitura e bibliotecas? – Entrevistas aos leitores da Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR)
Nome:
Flora Moura Horta
Qual o curso que frequenta?
Design Gráfico e Multimédia.
Que género de leitura gosta mais?
Fantasia, aventura, policiais e não-ficção.
Algum livro que tenha sido marcante? Porquê?
“A Series of Unfortunate Events”. Pelo estilo da escrita, a surrealidade do mundo em que as personagens principais estão versus a lógica do raciocínio dessas personagens.
Não sendo um mundo mágico é um mundo muito interessante e misterioso.
Uma definição de biblioteca:
Conjunto de diferentes fontes de conhecimento/informação.
Sugestões de leitura da Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR) – junho 2017
Se não conseguir visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui .
Novidades bibliográficas – Biblioteca Campus 3 (ESAD.CR)
JUNHO 2017
Dissertações de Mestrado da ESAD.CR disponíveis no repositório Ic-Online
Mestrado em Artes Plásticas
Título: As formas do informe
Autor: Viktoria Sydorenko
Mestrado em Design Gráfico
Título: Autoria e originalidade na perspectiva do tropo matricial : Apropriação, Mashup e Remix como pressupostos para a criação original
Autor: Frank Reis Oliveira
Mestrado em Design Gráfico
Título: The logo in the Heavy Metal culture : Understanding and registration of existing codes and visual patterns
Autor: Marco Rafael da Silva Alexandre
Mestrado em Design Gráfico
Título: Design thinking e o processo de rebranding : rebranding empresarial
Autor: Tiago dos Santos Carvalhinho
Exposição de trabalhos dos alunos Erasmus – Biblioteca Campus 3 (ESAD.CR)
A Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR) acolhe, até ao próximo dia 5 de maio, a exposição de trabalhos dos alunos Erasmus. Esperamos pela tua visita!
Sugestões de leitura da Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR) – maio 2017
Se não conseguir visualizar corretamente o conteúdo clique aqui
Novidades bibliográficas da Biblioteca do Campus 3 – ESAD.CR
Maio 2017
Título: Laboratório de escrita para teatro : textos 2015/16 coord. Rui Pina Coelho Cota: 82-2-362 |
Este livro é o resultado de um programa mais lato de apoio e incentivo a novas ou emergentes dramaturgias portuguesas, apresentando os textos resultantes do processo de escrita desenvolvido por oito autores no TNDM II na temporada de 2015/16, e apresentados publicamente no Voz Alta – Festival de Leituras Encenadas. |
|
Título: The continental aesthetics reader ed. lit.: Clive Cazeaux Cota: 7.01-520 |
The Continental Aesthetics Reader brings together classic and contemporary writings on art and aesthetics from the major figures in continental thought. The second edition is clearly divided into seven sections: Nineteenth-Century German Aesthetics; Phenomenology and Hermeneutics; Marxism and Critical Theory; Excess and Affect; Embodiment and Technology; Poststructuralism and Postmodernism; Aesthetic Ontologies. Each section is clearly placed in its historical and philosophical context, and each philosopher has an introduction by Clive Cazeaux. An updated list of readings for this edition includes selections from Agamben, Butler, Guattari, Nancy, Virilio, and Žižek. Suggestions for further reading are given, and there is a glossary of over fifty key terms. Ideal for introductory courses in aesthetics, continental philosophy, art, and visual studies, The Continental Aesthetics Reader provides a thorough introduction to some of the most influential writings on art and aesthetics from Kant and Hegel to Badiou and Rancière. |
|
Título: Tiranossauro Rex : procedimento básico de memorização e esquecimento Autor: Alex Cassal Cota: 82-2-366 |
A memória imaginada como uma espécie de biblioteca-arquivo onde todas as etiquetas foram trocadas. Neste lugar, poderíamos encontrar livros de ficção científica na secção de historiografia e fotos de um filme de detetives coladas num álbum de família; caixas que acumulam recordações de viagens, receitas médicas, obituários de pugilistas, vestígios de seres pré-históricos e um cinzeiro de porcelana em formato de casa. Suponham, agora, que um investigador pouco criterioso tentava escrever uma biografia das pessoas que possuíram aquele acervo. Que relato espantoso e acidentado resultaria daí? |
|
Título: The studio ed. lit. Jens Hoffman Cota: 7.01-514 |
With the emergence of conceptual art in the mid-1960s, the traditional notion of the studio became at least partly obsolete. Other sites emerged for the generation of art, leading to the idea of “post-studio practice.” But the studio never went away; it was continually reinvented in response to new realities. This collection, expanding on current critical interest in issues of production and situation, looks at the evolution of studio–and “post-studio”–practice over the last half century. In recent decades many artists have turned their studios into offices from which they organize a multiplicity of operations and interactions. Others use the studio as a quasi-exhibition space, or work on a laptop computer–mobile, flexible, and ready to follow the next commission. Among the topics surveyed here are the changing portrayal and experience of the artist’s role since 1960; the diversity of current studio and post-studio practice; the critical strategies of artists who have used the studio situation as the subject or point of origin for their work; the insights to be gained from archival studio projects; and the expanded field of production that arises from responding to new conditions in the world outside the studio. The essays and artists’ statements in this volume explore these questions with a focus on examining the studio’s transition from a workshop for physical production to a space with potential for multiple forms of creation and participation. |
Vamos falar de leitura e bibliotecas? – Entrevistas aos leitores da Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR)
Nome:
Cátia Alexandra Caetano Ferreira
Qual o curso que frequenta?
Licenciatura em Design Gráfico (Pós-Laboral).
Que género de leitura gosta mais?
Livros de suspense.
Algum livro que tenha sido marcante? Porquê?
O livro “A rapariga no comboio”, sobretudo pela maneira como a história está narrada.
Uma definição de biblioteca:
Para mim a biblioteca é um espaço onde gosto de estudar.
Dissertações de Mestrado da ESAD.CR disponíveis no repositório Ic-Online
Mestrado em Design Gráfico
Título: Branding Massamá e Monte Abraão : uma identidade valorizada ao encontro do que o subúrbio tem
Autor: Susana Guerreiro Barroso
Mestrado em Design Gráfico
Título: Formatos dos jornais. Transformações : Análise e proposta gráfica ao jornal impresso e o futuro do seu formato (redesign do jornal i)
Autor: Tânia Isabel Alves Forreta
Mestrado em Design do Produto
Título: Suportar a tradição
Autor: José Donato Gonçalves Ornelas
Mestrado em Design do Produto
Título: Analogias entre cerâmica & culinária
Autor: Rita Alexandra Ribeiro Frutuoso