Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR)

Novidades Bibliográficas da Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR)

Abril de 2017

 

 1

 

Título: 100 ideas that changed graphic design

Autores: Steven Heller, Véronique Vienne

Cota: 744-76

 

New in the “100 Ideas that Changed…” series, this book demonstrates how ideas influenced and defined graphic design, and how those ideas have manifested themselves in objects of design. The 100 entries, arranged broadly in chronological order, range from technical (overprinting, rub-on designs, split fountain); to stylistic (swashes on caps, loud typography, and white space); to objects (dust jackets, design handbooks); and methods (paper cut-outs, pixelation).

 2

 

Título: Art and electronic media

Ed. lit.: Edward A. Shanken

Cota: 7.038-268

 

As accessibility and understanding of electronic media grow, its use by artists has become both widespread and increasingly instrumental in the latest developments in contemporary art. A comprehensive, timely international survey that addresses the relationship between art and electronic technology, this volume explores the presence and meanings of mechanics, light, graphics, robots, virtual reality and the Web in the art and visual culture of the last hundred years. It also considers the reaction, development and future of artistic practice in the face of new technology.

 3

 

Título: Atlas Mnemosyne

Autor: Aby Warburg

Cota: 7(091)-258

 

Por la primera vez se presenta en lengua española una obra clave en la historiografia artística, que se encuentra en la raíz de algunas de las principales corrientes que han marcado el desarrollo de la disciplina en el último signo, de la iconologia de Panofsky a los modernos Estudios visuales.

 4

 

Título: Secret knowledge : rediscovering the lost techniques of the old masters

Autor: David Hockney

Cota: 75.01-20

 

Join one of the most influential artists of our time as he investigates the painting techniques of the Old Masters. Hockney’s extensive research led him to conclude that artists such as Caravaggio, Velázquez, da Vinci, and other hyperrealists actually used optics and lenses to create their masterpieces.
In this passionate yet pithy book, Hockney takes readers on a journey of discovery as he builds a case that mirrors and lenses were used by the great masters to create their highly detailed and realistic paintings and drawings. Hundreds of the best-known and best-loved paintings are reproduced alongside his straightforward analysis. 

Ver mais

Sugestões de Leitura da Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR) – Abril de 2017

Se não conseguir visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui.

Ver mais

Novidade bibliográfica disponível na Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR)

Descubra o título bibliográfico mais recente disponível para consulta e requisição na Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR).

 

novidade-c3

Título: O espaço vazio

Autor: Peter Brook

Cota: 792.01-68

 

O Espaço Vazio foi o primeiro livro sobre teatro escrito por Peter Brook. Redigido a partir de conferências ministradas pelo autor, divide o panorama teatral em quatro tipos diferentes: o Teatro do Aborrecimento Mortal, o Teatro Sagrado, o Teatro Bruto e, por último, o Teatro Imediato, a partir do qual Brook sugere uma arte dramática depurada, sem ornamento, baseada no triângulo actor-espectador-espaço vazio.

Ver mais

Sugestões da Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR) para as férias de Natal

Visitem a Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR) e conheçam as nossas sugestões de leitura e de cinema para vos acompanharem durante as férias de Natal.

1

Ver mais

Novo depósito no Ic-Online: dissertação de mestrado em Design de Produto

Título: Estratégias de eficiência na cozinha

Autor: Aboim, João Manuel Rato Faria

Resumo: A transformação de elementos naturais em alimentos foi, é e será um tema central na actividade humana, convocando perícia, recursos, objectos e cultura, construindo em seu redor toda uma sociabilização e estabelecendo a refeição como um cerne civilizacional. Neste cenário, ritualizado na cozinha e na sala, convergem os mais diversos elementos disponibilizados pela sociedade contemporânea para produzir a refeição e dele resultam os mais diversos resíduos. Numa sociedade, em que a consciencialização da finitude dos recursos aliada ao aumento demográfico exponencial, gerou uma atitude ecológica que se tenta difundir e aumentar num panorama multicontraditório, todas as contribuições ganham uma urgência e validade significativa, sendo neste contexto que um trabalho de investigação pelo design, dedicado ao aumento de eficiência na confecção e consumo de refeições, assume a sua contribuição. Desde a utilização da tampa até aos mais recentes electrodomésticos, que a necessidade de uma maior eficiência energética se manifestou, embora de uma maneira difusa e colateral num contexto dominado pela qualidade, diversidade gastronómica e tempo de confecção. Pela análise das práticas, dos objectos e do espaço utilizados, verifica-se que existe um potencial de economia de recursos, que se pode obter pelo design de objectos e processos, relevantes para a refeição, que alarga e complementa as acções já implementadas, constituindo uma investigação em design que aborda várias dimensões desde aspectos históricos à produção de novos objectos e processos. Um olhar renovado e orientado para a eficiência coloca questões que, não pondo em causa aspectos qualitativos e culturais da refeição, poderão modificar e/ou complementar objectos e processos, melhorando práticas, potenciando espaços e relações. A concretização de cinco objectos e as pistas de investigação sugeridas demonstram a pertinência desta proposta e são o culminar deste trabalho.

>> Consulte o documento aqui

Ver mais

Novidade bibliográfica disponível na Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR)

Descubra o título bibliográfico mais recente disponível para consulta e requisição na Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR)

 

Título: novidadeEntre o passado e o futuro : oito exercícios sobre o pensamento político

Autores: Hannah Arendt

Cotas: 32-38

Em Entre o Passado e o Futuro, Arendt descreve as crises que a sociedade moderna enfrenta como resultado da perda de significado de palavras como justiça, razão, responsabilidade, virtude, glória. Depois mostra-nos como podemos voltar a pensar a essência vital destes conceitos tradicionais e como usá-los para avaliar a nossa situação presente, estabelecendo novos padrões de referência para o futuro.

Ver mais

O Natal chegou à Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR)

O Natal chegou à Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR).  Visite-nos e conheça as nossas sugestões de leitura.

natalc3

Ver mais

Novo depósito no Ic-Online: dissertação de mestrado em Artes plásticas

Título: Encenação / Transgressão: JE est un autre

Autor: Gorjão, Hélder Eduardo Vicente

Resumo: Esta Componente Escrita da Tese é uma reflexão sobre a Componente Prática da Tese “Encenação / Transgressão: JE est un autre”. O texto analisa em profundidade os três tópicos seguintes: descrição dos meus modos de fazer –o meu processo de trabalho-; contextualização das problemáticas da tese em função de três casos de estudo e da clarificação conceptual da noção de género; reflexão pessoal sobre a minha tese. A descrição dos meus modos de fazer é feita com base nas séries de trabalho da tese : “O LIVRO DO livro OBJECTO”; “Tiras-retratos.”; Tiras-retratos – fragmentos em linha.”; “JE est un autre”; “Transgressão/Encenação.”; e em “Transgressão/Encenação.”. Dando mais enfoque a esta última série de trabalho, porque foi aquela que resultou de um período mais longo de experimentação, durante todo segundo ano do Mestrado. A contextualização das problemáticas da tese baseia-se na obra dos artistas: Jorge Molder, Catherine Opie e Pierre Molinier. A reflexão centra-se sobre as minhas inquietações subjacentes à tese assim como na exploração plástica que desenvolvi no contexto do Mestrado, a saber: 1- problemáticas de identidade e de exploração plástica a partir da distinção entre autorretrato e autorrepresentação; 2- as relações entre corpo, sexo e género; 3- processo de procura/exposição progressiva do corpo; 4- exploração de outras soluções técnicas/plásticas e de media.

>> Consulte o documento aqui

Ver mais

Novidade bibliográfica disponível na Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR)

Título: Desenho para designers industriais : aula de desenho profissional
Autor : Julián, Fernando
Cotas: 74:6-33

 

c3


O desenho industrial converteu-se numa ferramenta imprescindível na concepção de produtos. A enorme variedade de objectos e de utilização dos mesmos obriga o designer a desenvolver uma grande capacidade de aprendizagem e de curiosidade em cada um dos processos industriais. Este livro centra-se num aspecto fundamental do processo criativo do produto: a utilização do desenho à mão livre nas primeiras fases do desenho do objecto. Depois de uma apresentação dos meios e instrumentos de desenho e dos conceitos básicos para conceber os primeiros traços, explica-se as técnicas para que o designer possa plasmar e transmitir o seu pensamento gráfico e criativo. A obra também incide em aspectos complementares, como a importância do factor humano ou o possível cenário de instalação dos novos desenhos. Por último, inclui um capítulo sobre o estudo técnico que constitui uma parte essencial da descrição do projecto, da linguagem necessária para a sua realização.

 

 

Ver mais

Novo depósito no Ic-Online: dissertação de mestrado em Artes Plásticas

Título: As nuvens são matéria e as montanhas são cor

Autor: Verónica Filipa Fernandes Calheiros

Resumo: Nesta componente escrita podemos encontrar um debruçar e um discursar sobre uma série de pinturas que estão inseridas num âmbito de atelier. O ato criativo é encarado como a parte mais importante dos trabalhos. Outra parte do meu discurso aborda um lado mais reflexivo e “poético”, mas sempre em contraponto com questões mais diretas da prática artística. As questões plásticas são remetidas para uma imagética, um questionar e um construir de um discurso mais próprio.

 

>> Consulte o documento aqui

Ver mais