Mestrados ESTM | Politécnico de Leiria

Estudantes Nacionais e Internacionais
Candidaturas abertas: até 20 de julho – 2.ª Fase
Queres atualizar a tua formação e desenvolver competências em áreas específicas? Descobre as opções que temos para ti!

Aquacultura

Com este mestrado pretende-se aplicar os conhecimentos da aquacultura moderna e das tecnologias de cultivo existentes, ao desenvolvimento do cultivo de peixes, moluscos, crustáceos e algas mais relevantes em Portugal e Espanha; adquirir competências necessárias para desempenhar atividade de I&D e funções de coordenação ou direção em empresas de Aquacultura, nos vários sectores que a compõem; desenvolver investigação aplicada, vocacionada para as necessidades do tecido empresarial, regional, nacional e ibérico na tentativa de avaliar e resolver problemas concretos, relacionados com a atividade aquícola: aplicação da aquacultura à produção e melhoria de produção das várias espécies de interesse à melhoria da qualidade do pescado para a indústria alimentar do pescado e aos recursos marinhos.

Biotecnologia dos Recursos Marinhos 

Com este ciclo de estudos pretende-se fornecer aos alunos uma formação avançada na área da Biotecnologia, com aplicação aos Recursos Marinhos, procurando aplicar os conhecimentos atuais da biologia marinha moderna e da biotecnologia ao estudo, conservação e gestão sustentável dos recursos marinhos. É igualmente objetivo do presente curso desenvolver investigação aplicada, vocacionada para as necessidades do tecido empresarial regional e nacional, procurando avaliar e resolver problemas concretos, tendo por base a aplicação da biotecnologia aos recursos marinhos. Procura-se ainda a aquisição das competências necessárias ao desempenho de atividades de I&D, funções de coordenação ou direção em empresas biotecnológicas nos ramos industrial, ambiental, alimentar e das ciências da saúde, dando assim, será um contributo significativo para o desenvolvimento do tecido empresarial do país numa área que a curto/médio prazo pretende ser um dos motores da economia nacional, tendo por base o seu maior recurso que é o mar.

Economia Azul e Circular | NOVO!

A transição para a economia circular é uma das grandes metas da União Europeia, sendo para tal importante a capacitação dos atores e das entidades diretamente envolvidas em processos de desenvolvimento socioeconómico. Tal transição assume especial relevância no âmbito da economia azul, em que a grande maioria dos setores depende dos bio recursos e do bom funcionamento dos ecossistemas marinhos que sustentam serviços fulcrais para a sobrevivência da humanidade.
No Mestrado em Economia Azul e Circular abordar-se-ão, para além das questões já referidas, as soluções existentes e inovadoras, e os exemplos de interações entre a academia, a indústria e as entidades oficiais que permitam a promoção do desenvolvimento económico azul e social das comunidades costeiras, os bio produtos e os biomateriais que criam sistemas tendencialmente sem resíduos. Desenvolver-se-ão, ainda, modelos de negócio baseados na economia circular, potenciando soluções inovadoras para a economia azul e que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconómico.

Engenharia Alimentar 

O Mestrado em Engenharia Alimentar resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Peniche (ESTM) do Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), instituições inseridas em regiões com forte componente empresarial no setor agroalimentar.

O MEA pretende conferir conhecimentos de conceitos e metodologias de processamento, controlo da qualidade, armazenamento e distribuição alimentar avançadas. Assim o mestre terá aptidão para integrar equipas nas vertentes de gestão da qualidade alimentar e tecnologias/engenharia em projetos reais, multidisciplinares, com visão crítica e independente.

Gastronomia 

O curso de Mestrado em Gastronomia pretende proporcionar uma formação especializada que visa responder às necessidades resultantes de uma evolução da área da gastronomia e restauração.

Com a sustentabilidade e inovação em mente, pretende-se estimular profissionais da área da restauração, hotelaria e produção alimentar proporcionando uma forte componente prática integrada com a componente científica multidisciplinar, utilizando métodos de trabalho que promovem a criatividade e a autonomia.

Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar

Com este mestrado pretende-se proporcionar competências para responder eficazmente a questões de qualidade e segurança alimentar, bem como, gerir questões ambientais e de saúde pública; proporcionar um conjunto de competências necessárias ao desempenho de funções de coordenação de equipas responsáveis pela implementação e manutenção de sistemas de qualidade e segurança alimentar e integrar equipas de auditoria e de certificação da qualidade; aplicar os conhecimentos tecnológicos de processos alimentares e metodologias avançadas, no controlo da qualidade e segurança alimentar; desenvolver investigação aplicada, vocacionada para as necessidades do tecido empresarial, regional e nacional na tentativa de avaliar e resolver problemas concretos, relacionados com a atividade alimentar, nomeadamente no controlo de qualidade e na integração de conceitos inovadores de gestão da qualidade e segurança alimentar.

Gestão e Direção Hoteleira

O Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira tem por objetivo proporcionar uma formação profissionalizante e especializada em gestão hoteleira. Oferecendo um aprofundamento dos conhecimentos, permitindo a operacionalização dos conceitos e aplicação prática de ferramentas de gestão nas decisões no exercício de funções da Direção Hoteleira. O Mestrado foi concebido para uma valorização profissional e para quem ambiciona uma adequada preparação técnica e científica de base no desenvolvimento de investigação na hotelaria. Está ainda adequado para desenvolver funções na área de direção hoteleira ou concretizar estudos avançados de consultadoria em questões complexas nesta área.

Gestão e Sustentabilidade no Turismo (lecionado em inglês)

Desenvolver conhecimentos superiores sobre as várias disciplinas que integram a Gestão e Sustentabilidade no Turismo, conhecendo profundamente os impactos do Homem nos Sistemas Turísticos. Estabelecer soluções eficazes numa perspetiva integrada de desenvolvimento económico e social e perante os objetivos definidos no Plano Estratégico Nacional de Turismo, observando os princípios de inovação e empreendedorismo e da criação do próprio emprego.

Marketing e Promoção Turística

Proporcionar uma formação profissionalizante e especializada em marketing aplicado ao turismo. Para além de oferecer um aprofundamento dos conhecimentos, o curso permite a operacionalização dos conceitos e a aplicação prática de ferramentas de gestão na tomada de decisões no exercício de funções na área de Marketing e Promoção Turística.

Turismo e Ambiente

O Mestre em Turismo e Ambiente terá conhecimentos e competências para conceptualizar e desenvolver ofertas turísticas diferenciadas numa lógica de sustentabilidade dos Territórios. Promover o Turismo como ferramenta que emancipa Turistas e Comunidades Locais, observando de forma holística as perspetivas cultural, social, económica e ambiental e ecológica, é um dos grandes objetivos deste Mestrado que pretende igualmente introduzir no mercado nacional e internacional, novas ideias, novos produtos e serviços, desenvolvendo, para o efeito, investigação e projetos em parceria com instituições nacionais e internacionais.

 

Toda a informação AQUI.

+INFO EN: https://www.ipleiria.pt/en/study/courses/masters-degrees/