Testemunhos

Carminda Santos

Escola

ESECS

Curso

Licenciatura. Educação Básica

Ano de conclusão

2010

Chamo-me Carminda Santos e frequentei a licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), entre 2007 e 2010.

O Politécnico de Leiria e a sua equipa contribuíram, essencialmente, para desenvolver a minha capacidade de pesquisa e construção autónoma do conhecimento. Aprendi a saber fazer, a saber ser e essencialmente a saber aprender a trabalhar em grupo. Aprendi que o conhecimento se processa ao longo da vida, resultante de uma aprendizagem constante e incessante. Enquanto estudante, fui membro do Conselho de Representantes e do Conselho Pedagógico da ESECS, o que me possibilitou ver o outro lado do funcionamento da escola, alargando o meu conhecimento para além do estabelecido no plano curricular de Educação Básica. Desse tempo de estudante guardo, com muito carinho, as memórias das amizades que construí.

Quando terminei o primeiro ciclo de estudos, a licenciatura, decidi não avançar para o segundo, profissionalizante, pois a minha intenção não era seguir a via de ensino. Pretendia o ingresso na carreira de Técnico Superior, uma vez que já desempenhava funções enquanto Assistente Administrativa num órgão de Administração Local e já não poderia progredir mais na carreira a não ser que fosse titular de uma licenciatura. Então, assim que abriu um concurso para a carreira de Técnico Superior de Educação concorri e ingressei nessa carreira. Neste momento, desempenho estas funções num órgão de Administração Local e exerço ainda funções no gabinete de apoio à Vereação, durante o mandato 2009-2013.

No âmbito do curso de Educação Básica uma das unidades curriculares era Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, a qual despertou em mim um interesse pela área da Psicologia que, até então, desconhecia. Sendo eu uma pessoa constantemente à procura de novos desafios, ingressei então no 1.º ciclo de estudos na área da Psicologia, o qual espero terminar no ano letivo de 2013/14. Após a conclusão deste primeiro ciclo, tenciono prosseguir para Mestrado na área de Psicologia Clínica, pois descobri algo que, realmente, me dá prazer fazer. E como se costuma dizer: Faz o que gostas e nunca terás que trabalhar na vida!

Da Rede IPLeiri@lumni espero poder continuar a partilhar e a ver partilhadas, as experiências dos antigos estudantes. Espero que esta Rede fomente e incentive os antigos estudantes a voltarem a ser alunos. Ou seja, que vá dando conta de novos cursos e novas oportunidades de alargamento de horizontes. A Rede IPLeiri@lumni poderia estender-se a parceiros locais que permitissem criar oportunidades de inserção na vida ativa para antigos estudantes.