Testemunhos

Luís Leal Leonor

Escola

ESTG

Curso

Licenciatura. Engenharia Informática

Ano de conclusão

2009

Como fui estudante em regime pós-laboral, não participei muito em atividades fora de aulas. Trabalhávamos de dia e frequentávamos as aulas entre as 18:00 e as 23:000h. Eu e muitos dos meus colegas fazíamos mais de uma hora de caminho para voltar a casa depois das aulas. Por vezes, tirávamos o dia para nos juntarmos na biblioteca e estudar em grupo para os testes. Assim, sentíamos que não estávamos sozinhos. Quando estudei na ESTG, já tinha começado o meu próprio negócio. Na altura, tinha uma empresa de informática que fornecia soluções na área de redes, sistemas de software de gestão. Depois de terminar o curso, comecei a olhar mais para a área do desenvolvimento de software e a desenvolver add-ons específicos para alguns clientes.

Desde 2012 que resido em Moçambique, onde tenho uma empresa dedicada ao fornecimento de software de gestão. Para além do ERP Primavera, desenvolvemos soluções específicas para setores de atividade em Moçambique (Despachantes Aduaneiros, Agentes Transitários, Terminais Petrolíferos) e para algumas necessidades específicas de clientes.

Atualmente, apenas 20% do meu tempo é gasto em funções técnicas. No restante, estou dedicado ao desenvolvimento do negócio, marketing e vendas. Estou a construir uma equipa de Técnicos, Consultores e Programadores, recrutando localmente em Moçambique e em Portugal. Para além da esfera profissional, sou Chairman da Associação de Pais na escola dos meus filhos (Beira International School), organizando eventos para angariar fundos que são utilizados em projetos e melhorias da escola. Sou também Vice-Presidente da Academia do Bacalhau da Beira – Moçambique, e através de jantares angariamos fundos para apoiar uma causa: o Orfanato Santos e Inocentes.

No Pain No Gain. É como eu resumo a minha formação na ESTG. Acredito que todos os que trabalham de dia e estudam à noite sentem o mesmo quando chegam ao final dos seus percursos académicos: aumentámos imenso a nossa zona de conforto. Somos capazes de fazer mais do que éramos, antes de começar.

Da Rede IPLeiri@lumni, espero que promova o networking presencial e online entre antigos estudantes, promova e partilhe ofertas de emprego e oportunidades de negócio, que potencie a experiência dos alumni para coaching e mentoring de startups de finalistas ou recém formados e, ainda, que procure financiamento para startups junto de antigos estudantes.