Núria Cardoso
Chamo-me Núria Baía Cardoso e terminei em 2009 o curso de licenciatura em Educação de Infância na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria (ESECS), escola onde realizei também o mestrado em Ciências da Educação – Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar concluído em 2013.
Guardo imensas recordações do tempo de estudante. O amigo com quem partilhei momentos de felicidade, angústia, stress e diversão, os professores que me marcaram pela sua forma de partilhar o que sabem, o refeitório onde decorreram muitas conversas, a biblioteca como lugar de estudo e busca de conhecimento autónomo, ou mesmo o espaço exterior da escola onde pude desanuviar e ganhar energia para seguir em frente.
Após a conclusão da licenciatura tive a oportunidade de participar no Projeto Ludolândia, desenvolvido em parceria pela ESECS e a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, e aplicado no terreno pela Associação Nacional de Animação e Educação (ANAE). Foi uma ótima experiência, pois naquele espaço lúdico convivi com várias crianças de diferentes idades, e mais uma vez pude comprovar que através do brincar, as crianças vivem e experienciam momentos significativos de descoberta e aprendizagem.
Concluída esta experiência regressei a Pombal, cidade onde vivo e trabalho desde setembro de 2009, na Creche e Jardim de Infância ZeroSeis. As vivências do dia-a-dia, as constantes descobertas com as crianças, o contacto com as suas famílias e a parceria entre colegas de trabalho têm-me ajudado a crescer como pessoa e profissional. Agora conheço algumas realidades distintas das que imaginava em 2009 quando terminei o curso. Sinto que nem sempre é fácil gerir tudo o que nos rodeia, especialmente quando se trata de pais que querem sempre o “melhor” para os seus filhos, colegas que têm ideias diferentes das nossas, ou dias em que não conseguimos ser criativos e assertivos como gostaríamos. Contudo, os abraços, os beijinhos, as festinhas e as doces palavras das crianças com que interajo diariamente fazem com que tenha a certeza de que ser Educadora de Infância é realmente magnifico, e foi sem dúvida uma escolha acertada.
Assim, gostaria de aproveitar este testemunho para deixar um profundo agradecimento ao Politécnico de Leiria, à ESECS e a todos os professores que fizeram parte da minha formação académica, pois acredito que a excelência da instituição e do pessoal docente apoiou o meu crescimento enquanto estudante e futura profissional, tendo deste modo amenizado a forma como senti as diferenças existentes entre o mundo académico e o mundo laboral.
Relativamente à Rede IPLeiri@lumni, julgo tratar-se de uma ótima iniciativa que demonstra a importância que os estudantes têm para a própria instituição, e reflete o gosto que também estes tiveram em fazer parte da mesma. Neste sentido, através da Rede IPLeiri@lumni e enquanto antiga estudante da ESECS, já tive a oportunidade de voltar a contactar com alguns colegas, descobrir o caminho que outros seguiram, e conhecer múltiplas experiências e ofertas de formação e emprego interessantes.