Testemunhos

Vivian Ribeiro

Escola

ESECS

Curso

Mestrado. Comunicação e Media

Ano de conclusão

2021

Meu nome é Vívian Ribeiro, sou brasileira e portuguesa de nacionalidade, mas cidadã do mundo. Fui para Portugal em 2004 e em 2012 vim para Doha, Qatar. Este ano, 2022, voltarei a morar em Portugal.

Sou publicitária, graduada há 20 anos, e frequentei a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, onde cursei o mestrado em Comunicação e Media. Iniciei o curso em regime de B-learning em 2019 e terminei em 2021 (com apresentação de defesa pública em 2022).

Sempre quis continuar os meus estudos, mas ainda não havia tido oportunidade, e encontrar este mestrado, onde pude cursar inteiramente online, foi sem dúvida uma grande mais valia. Senão fosse essa flexibilidade (mesmo antes da pandemia), eu não poderia ter realizado este desejo.

Foram anos intensos, de muita persistência e vontade de concluir o mestrado. Conheci, mesmo que à distância, pessoas novas e adquiri conhecimentos que ultrapassam o mestrado em si, como novas perspetivas profissionais. E foi, com muita satisfação, que recebi o convite para publicar meu trabalho final, o qual estou a trabalhar no momento, para ser um artigo científico.

Profissionalmente, crio conteúdos digitais e gostaria de iniciar na área da docência quando voltar a Portugal. Também escrevo crónicas, contos entre outros escritos. Alguns dos meus textos publico no meu blog Melancia Cereja Romã. Participei do concurso Prosa&Verso II – Árvore, do Politécnico de Leiria, onde obtive o primeiro lugar no escalão estudantes. Também dedico algum tempo à minha outra paixão, que é a gastronomia e onde tenho um canal com vídeos de receitas, o A Gota. Meu percurso profissional pode ser visto no meu perfil no Linkedin.

O Politécnico de Leiria contribuiu em muito para o meu crescimento profissional e também pessoal, pois mostrou-me novas possibilidades, novos caminhos a percorrer.  Espero manter o contacto com a instituição através da rede Alumni, que sugiro seja ativa, criando meios de engajamento com os antigos estudantes, com comunicação ativa e de relevância e inciativas que promovam a interação e novos conhecimentos.