Centro de apoio ao Estudante
Apoio psicológico ao estudante
A equipa encontra-se disponível para atendimento gratuito, presencial, via email ou através de plataformas de comunicação online (Skype, Teams ou outras).
Sentes dificuldades em…
- adaptares-te a uma nova vida?
- estudar?
- gerir o teu tempo?
- lidar com a ansiedade?
- estar longe da família?
- tomar uma decisão importante?
- mudar algo importante na tua vida?
- elaborar um currículo?
- preparares-te para uma entrevista?
- acompanhar o ritmo das aulas?
O Apoio psicológico
Disponibiliza
- apoio psicológico
- orientação vocacional
- desenvolvimento de competências transversais
- formação presencial e online
- técnicas de procura de emprego
- apoio a estudantes com necessidades educativas especiais
- estratégias de promoção do sucesso académico
Formação
Estes são os cursos online que temos para ti:
- Gestão do tempo
- Ansiedade, quem és tu?
- Como cuidar da saúde mental
- Entrevista e outros métodos de seleção
- Currículo e carta de apresentação
- Técnicas de procura de emprego
- Organização do espaço de trabalho
- Vamos falar de dislexia
- Estratégias de intervenção na dislexia
- Estratégias para trabalhar com estudantes surdos
- Estratégias para trabalhar com estudantes cegos e de baixa visão
- Estratégias de intervenção nas deficiências musculoesqueléticas
Estes cursos estão disponíveis na plataforma de ensino a distância do Politécnico de Leiria.
Aposta na tua formação.
Melhora o teu percurso académico
Descobre a Plataforma SUnStAR e és tu que decides quando, o quê e a que ritmo queres avançar no teu percurso académico, caminho esse que te conduzirá ao desenvolvimento de competências fundamentais para áreas importantes da tua vida académica e pessoal.
O que é a SUnStAR
Como Utilizar
Esta plataforma tem à tua disposição:
1. uma ferramenta de autorreflexão (FAR), para te ajudar a refletir sobre o teu percurso enquanto estudante do ensino superir;
2. preenchida a FAR, receberás um feedback, no formato de relatório semáforo, sobre a tua situação académica, as dificuldades que te podem estar a preocupar mais e as áreas em que não sentes problemas de maior;
3. em função desse relatório semáforo, é-te sugerido que participes em alguns módulos de formação online disponíveis na plataforma;
4. no final, serás encaminhado para fontes de suporte e apoio disponíveis no Politécnico de Leiria.
Clica em Plataforma SUnStAR – Supporting Students at Risk of Dropping Out e, assim que entrares, procura e seleciona o logótipo do Politécnico de Leiria. Aqui será gerado o teu código de acesso, que deverás registar e guardar para usares sempre que pretenderes utilizar novamente a plataforma.
Clica e começa o teu percurso.
Alguma dúvida, estamos ao dispor para te esclarecer e ajudar. Basta enviar e-mail para sape@ipleiria.pt.
Dicas para cuidar da saúde mental
A Saúde Mental é parte integrante da Saúde do ser humano: não há Saúde sem Saúde Mental.
Para que possas experienciar uma saúde mental positiva, ativando estratégias que te permitam lidar com os desafios do dia-a-dia, em diferentes contextos, partilhamos algumas dicas promotoras de saúde psicológica e saúde física.
Consulta as dicas que temos para ti.
Folhetos
Manuais de apoio sobre Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Equipa do apoio psicológico
Contactos
Coordenação
Eva Menino
Equipa de Psicologia
ESAD.CR e ESTM
(em atualização)
ESECS, ESTG e ESSLei
Patrícia Pereira e Sandra Alves
Outros contactos
ESECS (Campus 1)
sape.esecs@ipleiria.pt
ESTG (Campus 2)
sape.estg@ipleiria.pt
ESSLei (Campus 2)
sape.esslei@ipleiria.pt
ESAD.CR (Campus 3)
sape.esad@ipleiria.pt
ESTM (Campus 4)
sape.estm@ipleiria.pt
FAQ
O apoio psicológico traduz-se no suporte disponibilizado por um/a psicólogo/a, de forma a permitir à pessoa lidar com as causas dos seus problemas e, assim, tornar-se mais autónoma e capaz de ultrapassar as dificuldades que está a sentir. A consulta de Psicologia decorre em estilo de conversa orientada por um técnico especializado e experiente na área, em ambiente tranquilo e com absoluto sigilo e confidencialidade.
Não, longe disso. As consultas de Psicologia são para qualquer pessoa que sinta necessidade de ajuda para lidar com os seus problemas e dificuldades. Ao longo da vida, cada um de nós tem altos e baixos, podendo necessitar de apoio especializado. Muitos dos fatores que interferem na estabilidade emocional da pessoa ou na sua capacidade em pensar e lidar com os problemas, nem sempre são facilmente ultrapassáveis ou confidenciáveis à família ou aos amigos. Nestas alturas, pode tornar-se necessário o apoio de um técnico especializado que ajude a lidar com as dúvidas e a promover a autonomia e saúde psicológica.
O apoio psicológico é útil em qualquer situação que interfira com a nossa saúde mental, como por exemplo: tristeza, ansiedade, problemas em lidar com uma doença física, problemas familiares, dificuldades académicas, sexualidade, autoestima, distúrbios alimentares, dependências, delírios, agressividade, tendências suicidas, entre outras. As consultas podem ajudar ainda a orientar a pessoa para outros serviços adequados ao seu problema.
Os serviços disponibilizados pelo SAPE são gratuitos para os estudantes do Politécnico de Leiria.
Não é possível definir um período exato. O tempo necessário, em semanas ou meses, depende do problema e das características da própria pessoa. Em média, as sessões demoram entre 45 a 60 minutos, com uma frequência semanal ou quinzenal, sendo que em algumas situações podem ser só mensais. As sessões decorrem em horários compatíveis com a disponibilidade de agenda do(a) psicólogo(a) e do(a) estudante.
Para agendar uma consulta preencha o formulário em https://forms.office.com/e/Tn3GC1Fqvx.
Logo que possível, receberá uma resposta com indicação de data possível para a consulta. As consultas podem decorrer online ou presencialmente, sendo gratuitas para os estudantes do Politécnico de Leiria.
Em https://www.ipleiria.pt/viver/servicos/apoio-psicologico/ poderá encontrar todas as informações sobre o apoio disponibilizado pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Politécnico de Leiria.
Español
Para concertar una cita, responda al formulario en https://forms.office.com/e/Tn3GC1Fqvx.
En cuanto sea posible, recibirá una respuesta indicando la eventual fecha de la consulta. Las consultas pueden tener lugar en línea o en presencialmente, siendo gratuitas para los estudiantes de la Politécnica de Leiria.
En https://www.ipleiria.pt/viver/servicos/apoio-psicologico/ puedes encontrar toda la información sobre el apoyo que ofrece el Servicio de Apoyo al Estudiante (SAPE) de la Politécnica de Leiria.
O Politécnico de Leiria tem uma série de recursos disponíveis para os estudantes com necessidades educativas especiais (NEE). Podes enviar e-mail para 100in@ipleiria, no âmbito do Projeto 100%IN, que te poderá orientar para os serviços mais adequados.
Não, também procuramos apoiar os nossos estudantes internacionais, realizando consultas na língua inglesa e espanhola.
Para além do apoio psicológico, o SAPE dinamiza formações promotoras do desenvolvimento de competências transversais ou soft skills, tanto em formato presencial, como online. Entre os tópicos de formação podes encontrar Gestão do Tempo, Gestão do Estudo, Apresentações Orais e Trabalhos de Grupo, Laboratório de CV, etc. Fica atento ao teu e-mail do Politécnico de Leiria e à plataforma https://up2u.ipleiria.pt/
- Linha SAÚDE 24 – 808 24 24 24
- Apoio psicológico 24h/dia – Linha SAÚDE 24 – 808 24 24 24 – Tecla 4
- Linha SOS Estudante: http://sosestudante.pt/; http://sosestudante.pt/contactos/
- Linha de Apoio ao Migrante – 808 257 257 / +351 218 106 191
(mais informação em https://www.acm.gov.pt/-/servico-de-traducao-telefonica) - Linha de Apoio à Vítima: 116 006 (chamada gratuita, dias úteis, 09h-21h / sábados, 10h-13h)
www.apav.pt - Sexualidade em Linha – 800 222 003 – Horário: Dias úteis das 11 às 19 horas e Sábados das 10 às 17 horas.
- Linha SOS Droga – 14 14 – Horário: Dias úteis das 10h às 20h.
- Balcão IncluIES – https://www.dges.gov.pt/pt/incluies
- Recursos de apoio organizados pela Ordem dos Psicólogos Portugueses em https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/covid19/documentos_apoio
- Aplicação de atendimento de emergência para cidadãos surdos – download em 112.pt
- DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor: www.deco.pt |deco@deco.pt | Whatsapp: +351 966 449 110 | 21 371 02 00
- Gabinete de Proteção Financeira DECO: https://gasdeco.net/ | gas@deco.pt | 213 710 238