
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Conteúdo do curso
Pode candidatar-se, simultaneamente, aos vários mestrados de formação na área da docência para a obtenção da profissionalização, ordenando os cursos por ordem de preferência no formulário de candidatura.
Apresentação do curso
Este ciclo de estudos é profissionalizante, bem como os seus objetivos gerais. Pretende qualificar para a docência no domínio de «Educador de infância e professor do ensino básico: 1.º ciclo» (cf. Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro e Decreto-Lei nº79 /2014 de 14 de maio); aprofundar conhecimentos científicos, didáticos, pedagógicos, relacionados com a Educação de Infância e com o 1.ºCEB; consolidar competências de planificação, avaliação, reflexão e análise crítica adequadas a contextos educativos diversificados; desenvolver práticas de gestão de ambientes de aprendizagem com recurso a estratégias de pedagogia diferenciada; desenvolver capacidades de investigação, de intervenção e de aprendizagem ao longo da vida. Visa o desenvolvimento de competências teóricas e operacionais que permitam uma reflexão e intervenção adequadas a contextos educativos diversificados, mais especificamente em educação préescolar e no 1.ºCEB, como formação complementar ao Curso de Licenciatura em Educação Básica.
Coordenador do curso
Clarinda Luísa Ferreira Barata
clarinda.barata@ipleiria.pt
Código
Escola
Cidade
Idioma
Regime
Duração
Vagas
Contingente geral: 20
Registo DGES

Objetivos
Os principais objectivos do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico são:
- Qualificar profissionalmente para a docência generalista na educação de infância, e no 1º ciclo do ensino básico
- Aprofundar conhecimentos científicos, didáticos, pedagógicos, relacionados com a Educação de Infância e com o 1º ciclo do ensino básico
- Consolidar competências de planificação, avaliação, reflexão e análise crítica adequadas a contextos educativos diversificados
- Desenvolver práticas de gestão de ambientes de aprendizagem, com recurso a estratégias de Pedagogia Diferenciada
- Desenvolver capacidades de investigação, de intervenção e de aprendizagem ao longo da vida
Plano curricular
- 1º Ano
- 2º Ano
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
6915201 | Prática Pedagógica em Educação de Infância – Creche | S1 | 10 | 1º Ano |
– Observação e recolha de dados nos diferentes contextos da creche; | ||||
6915202 | Didática da Educação de Infância – Creche | S1 | 10 | 1º Ano |
1. Os primeiros anos: contextos de acolhimento e caraterísticas de desenvolvimento/aprendizagem. | ||||
6915203 | Complementos de Expressões Artísticas | S1 | 4 | 1º Ano |
Componente de Representação e Comunicação Visual | ||||
6915204 | Psicologia da Educação | S1 | 2 | 1º Ano |
1. Psicologia da Educação: | ||||
6915205 | Organização de Contextos de Ensino e Educação | S1 | 4 | 1º Ano |
1 – Do currículo oficial / orientações curriculares ao das escolas | ||||
6915206 | Prática Pedagógica em Educação de Infância – Jardim de Infância | S2 | 12 | 1º Ano |
1. A relação pedagógica em contexto de Jardim de Infância | ||||
6915207 | Didática da Educação de Infância – Jardim de Infância | S2 | 10 | 1º Ano |
Conhecimento do Mundo Matemática Expressões Artísticas Formação Pessoal e Social | ||||
6915208 | Multiculturalidade e Diversidade Educativa | S2 | 2 | 1º Ano |
1. Educação e Teoria Social Contemporânea | ||||
6915209 | Investigação em Educação | S2 | 2 | 1º Ano |
1- Métodos de Investigação: | ||||
6915210 | Fisiologia Animal | S2 | 4 | 1º Ano |
1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA FISIOLOGIA |
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
6915211 | Prática Pedagógica do 1.º CEB I | S1 | 14 | 2º Ano |
A UC contempla os conteúdos científicos e pedagógicos necessários à concretização das orientações curriculares e programas dos anos de escolaridade em que os alunos serão colocados (preferencialmente 1.º ou 2.º). | ||||
6915212 | Didática do 1º CEB I | S1 | 8 | 2º Ano |
•Desenvolvimento curricular | ||||
6915213 | Matemática e Resolução de Problemas | S1 | 4 | 2º Ano |
1. A resolução de problemas como atividade matemática: | ||||
6915214 | Educação Literária | S1 | 4 | 2º Ano |
I. Entre disciplina e ciência. II. Instrumentos de trabalho: | ||||
6915215 | Prática Pedagógica do 1º CEB II | S2 | 14 | 2º Ano |
A UC contempla os conteúdos científicos e pedagógicos necessários à concretização das orientações curriculares e programas dos anos de escolaridade, em que os alunos serão colocados (preferencialmente 3.º ou 4.º). | ||||
6915216 | Didática do 1º CEB II | S2 | 8 | 2º Ano |
A História no 1.º Ciclo do Ensino Básico e contextos para o seu desenvolvimento: recursos e estratégias; | ||||
6915217 | Estudo do meio social | S2 | 4 | 2º Ano |
História Geografia | ||||
Opção | S2 | 4 | 2º Ano | |
|
Condições de acesso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico:
- Titulares do grau de Licenciado em Educação Básica
É também condição de acesso ao ciclo de estudo aprovação na prova do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa.
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico:
- Titulares do grau de Licenciado em Educação Básica
É também condição de acesso ao ciclo de estudo aprovação na prova do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa.
Edital
Acreditação
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 3
Data da publicação: 21/03/2022
Acreditação A3ES
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 3
Data da publicação: 21/03/2022
Acreditação A3ES
Mais informações
Regulamento das Provas de Avaliação das Condições Gerais de Ingresso nos Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino Básico
Regulamento Provas de Avaliação – Domínio Oral e Escrito
Edital Provas de Avaliação do Domínio Oral e Escrito da Língua Portuguesa_2024/2025
Ficha de inscrição para Provas de Avaliação do Domínio Oral e Escrito da Língua Portuguesa
Plano de estudos
Despacho nº 10662/2015, D. R. nº 187, 2.ª série de 24-09-2015
Regulamento das Provas de Avaliação das Condições Gerais de Ingresso nos Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino Básico
Regulamento Provas de Avaliação – Domínio Oral e Escrito
Edital Provas de Avaliação do Domínio Oral e Escrito da Língua Portuguesa_2024/2025
Ficha de inscrição para Provas de Avaliação do Domínio Oral e Escrito da Língua Portuguesa
Plano de estudos
Despacho nº 10662/2015, D. R. nº 187, 2.ª série de 24-09-2015
Candidatura
Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.
Taxa de candidatura
60€
60€
Taxa de matrícula/inscrição
Contingente geral: 30€
Contingente geral: 30€
Propina anual
Contingente geral: 697 €
Contingente geral: 697 €