Supervisão Clínica – 2.ª Edição

Supervisão Clínica – 2.ª Edição

Tipo de curso:
Pós-graduação

Conteúdo do curso

Candidaturas 2.ª Edição: até 27 de Outubro de 2023

Apresentação do curso

A Pós-graduação em Supervisão Clínica pretende ajustar as competências dos profissionais aos desafios constantes das sociedades, no que se refere aos avanços na saúde, na tecnologia e resultante das reestruturações das políticas educativas e da saúde, que têm remetido cada vez mais os profissionais para a aprendizagem na prática clínica. É nesta perspetiva, que esta responsabilidade acrescida motiva os profissionais de saúde a se adaptarem com maior rigor às necessidades dos contextos.

Esta é uma formação que pretende capacitar de forma mais eficaz os profissionais de saúde no acompanhamento e monitorização de estudantes ou pares no processo de ensino e aprendizagem na prática clínica. O desenho curricular selecionado está dirigido a todos os profissionais de saúde e tem como objetivo, o desenvolvimento de competências específicas na supervisão clínica.

O curso, ministrado pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, está acreditado pela Ordem dos Enfermeiros, para efeitos de Qualificação Profissional, com a atribuição de 3,5 Créditos de Desenvolvimento Profissional (CDP) e para acesso à atribuição de Competência Acrescida e diferenciada em Supervisão Clínica.

Certificado da Ordem dos Enfermeiros

Escola

Cidade

Idioma

Português

Regime

B-learning

Duração

1 Semestre

Vagas

30

Objetivos

  1. Conhecer a evolução da Supervisão Clínica;
  2. Compreender a Supervisão Clínica nas teorias da aprendizagem do adulto;
  3. Conhecer os conceitos estruturantes à Supervisão Clínica e os modelos de Supervisão;
  4. Concretizar a articulação do conhecimento teórico com a prática clínica;
  5. Analisar as experiências observadas em situações de Supervisão Clínica e confrontá-las com conhecimento adquirido;
  6. Articular as competências da área da investigação, da evidência e da gestão de qualidade no desenvolvimento de competências em Supervisão Clínica;
  7. Compreender a importância das competências de trabalho colaborativo na Supervisão Clínica.

Plano curricular

ECTS: 30

Condições de acesso

▪ Todos os profissionais de saúde portadores de cédula profissional que queiram ver reconhecidas as competências como supervisores clínicos;
▪ Enfermeiros que pretendam desenvolver e ver reconhecidas as competências como supervisor clínico pela Ordem dos Enfermeiros.

Candidatura

Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.

Taxa de candidatura

60€

Taxa anual

1200€