Informação: Ciberataque ao Politécnico de Leiria

Ciberataque às Infraestruturas de Comunicação e de Informação do Politécnico de Leiria

Como é do conhecimento público, as infraestruturas de informação e de comunicação do Instituto Politécnico de Leiria foram alvo de um ciberataque de ransonware, que afetou a disponibilidade da generalidade dos serviços de suporte às nossas atividades académicas e administrativas, assim como provocou algumas restrições no acesso à Internet.

Por prevenção, após o alerta de ataque cibernauta, foram desligadas todas as plataformas online, incluindo o acesso à Internet, tendo esta já sido restabelecida, assim como o acesso ao e-mail e às principais páginas web: Portal do Politécnico de Leiria, Páginas Web das Escolas, Plataforma AGCP, entre outras.

Os sistemas internos estão a ser recuperados e disponibilizados gradualmente.

Nos próximos dias, prudentemente, será dada continuidade à reposição de outros serviços e informação, assim como à atualização dos calendários de candidaturas e matrículas – essenciais para a normalização das atividades da instituição.

Desde o início do processo, o Gabinete de Crise tem estado em estreita articulação com as autoridades competentes, nomeadamente com o Centro Nacional de Cibersegurança, a Comissão Nacional de Proteção de Dados e a Polícia Judiciária, de forma a acautelar qualquer situação irregular.

Agradecemos a compreensão e o apoio manifestado por toda a comunidade académica, bem como a onda de solidariedade institucional. A vossa colaboração tem sido essencial para o desenvolvimento dos trabalhos em curso.

PAGAMENTO DE PROPINAS

Dando seguimento às comunicações anteriores, nomeadamente ao e-mail de 9 de maio, através do qual foi comunicada a prorrogação do prazo de pagamento da prestação de maio (até 19 de maio), informa-se que devido à indisponibilidade temporária do serviço de gestão de pagamentos no Portal do Estudante, se está a proceder ao envio da referência multibanco. Esta referência, para liquidação desta prestação, irá ser enviada por SMS (Entidade 11121 – Instituto Politécnico de Leiria). O respetivo comprovativo de pagamento poderá, posteriormente, ser consultado no Portal do Estudante.

Continuamos a desenvolver todos os esforços no sentido de regularizar o acesso aos sistemas com a maior brevidade possível.

CALENDÁRIOS RELATIVOS A CANDIDATURAS, MATRÍCULAS E PUBLICAÇÃO DE RESULTADOS

Tendo em conta que ainda se encontram a ser restabelecidas as plataformas de candidaturas, matrículas, assim como outras plataformas de gestão académica, as datas anteriormente publicadas serão alteradas e será definida nova calendarização.

Tão breve quanto possível, publicaremos os calendários com a atualização das respetivas datas.

» Novo Calendário de Licenciaturas para Estudantes Internacionais

» Novo Calendário de Mestrados