Actividades
Operação IPL e-Rede
No âmbito da operação IPL e-Rede, candidatado aos Sistemas de Apoios à Modernização Administrativa, o IPLeiria desenvolve esforços nas seguintes actividades.
Solução de virtualização de servidores
Objectivos
A implementação desta actividade tem como objectivo principal ir ao encontro às alterações que têm vindo a ser efectuadas no Instituto Politécnico de Leiria (IPL) na área das Tecnologias de Informação. A instituição tem vindo a desenvolver um vasto conjunto de aplicações sobre a Internet, permitindo desta forma acessibilidade às mesmas, em qualquer momento e local, com um cliente único e universal que é o browser, e uma redução de custos nas actualizações das aplicações.
Descrição
O facto do Instituto Politécnico de Leiria estar a caminhar para uma arquitectura orientada a serviços (SOA) tem vindo a aumentar o número de servidores da instituição, o que se traduz num aumento dos custos de gestão, num aumento dos consumos energéticos (energia servidores, refrigeração do centro de dados), numa maior complexidade do ambiente,num aumento da cablagem de rede, e na complexidade das estratégias de cópias de segurança e do MTTR (Mean Timeto Repair). Com o aumento do poder de processamento dos servidores (tecnologia multi-core), estima-se que, em média, será utilizada apenas 10% da capacidade de processamento de um servidor X86 durante um dia de trabalho.A virtualização de servidores permite a criação de máquinas virtuais a partir da partilha de hardware permitindo, desta forma, criar servidores isolados no mesmo equipamento, aumentando a sua eficiência energética sem prejudicar as aplicações.
Plataforma de segurança e monitorização de rede e serviços
Objectivos
O principal objectivo desta actividade prende-se com a implementação de uma plataforma de monitorização e segurança centralizada de servidores, equipamentos e serviços que dão suporte a todos os serviços fornecidos pelo IPL.Neste âmbito,constituem igualmente objectivos da actividade a antecipação de possíveis falhas e redução do tempo de indisponibilidade de serviços fornecidos.
Descrição
Com base em soluções comerciais existentes no mercado, pretende-se com o desenvolvimento desta actividade construir uma plataforma que permita fazer a gestão centralizada de todos os servidores, equipamentos e serviços distribuídos geograficamente dentro do IPL pelos diferentes campus. Esta plataforma permitirá a visualização de forma centralizada de todos os alarmes, erros e falhas, alertando todos os administradores da infra-estrutura e minimizando, assim, os tempos de indisponibilidade de serviços.
Divulgação e publicidade
Objectivos
Promover e divulgar os serviços da operação, com a finalidade de atingir os objectivos da mesma.
Descrição
No âmbito da divulgação e publicitação dos serviços decorrentes das actividades a implementar com a operação será necessário desenvolver acções junto dos diferentes beneficiários da mesma. Neste contexto, a divulgação será efectuada com recurso ao mailing, à publicitação da informação no portal da instituição, bem como recorrendo ao desenvolvimento e distribuição de material promocional.
Sistema de incentivos/medida de apoio: Programa Operacional Factores de Competitividade – Sistemas de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA).
Montantes de investimento e de apoio: 400.950,60 €
Montantes de apoio: 280.665,42 € (comparticipação FEDER 70%)
Prazo de execução: Julho de 2012