16 de março (9h-17h30) | Leiria

IV Mostra do Desporto Adaptado do Politécnico de Leiria

O Politécnico de Leiria convida toda a comunidade a participar na “IV Mostra do Desporto Adaptado” que terá lugar a 16 de março de 2024, em Leiria.

Com entrada livre, a iniciativa conta com a organização conjunta dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria, a pós-graduação em Desporto e Atividade Física Adaptados e a licenciatura em Desporto e Bem-Estar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), em parceria com o Comité Paralímpico de Portugal, entre outras entidades.

PROGRAMA (manhã)
Experimentação de várias modalidades desportivas adaptadas (Pavilhão do Lis, Cortes, Leiria)
09h00 – Goalball
09h30 – Joelettes e Carro à Vela (durante toda a manhã)
10h00 – Esgrima Adaptada
10h00 – Boccia
11h00 – Andebol em Cadeira de Rodas
12h00 – Basquetebol em Cadeira de Rodas

As várias modalidades desportivas adaptadas apresentadas durante a manhã, no Pavilhão do Lis, poderão ser experimentadas por qualquer participante.

PROGRAMA (tarde)
Seminário / Homenagem » Prof. João Catana: Desporto Adaptado – Que desafios?
(14h – 17h30 | Auditório dos Serviços Centrais do Politécnico de LeiriaRua General Norton de Matos, Leiria)

Serão debatidos os desafios que se apresentam no contexto do desporto adaptado e será igualmente o mote para uma homenagem, a título póstumo, ao Professor João Catana.

Acreditação da Ação de Formação (Seminário)* » é necessário realizar a inscrição: https://eventos.ipleiria.pt/portal/eventos?p_id=25231

* Ação de curta duração para professores dos grupos 260, 620, 910, 920 e 930.

Valor da Inscrição: Formação 1 – Estudantes – 5,00 € // Formação 1 – Profissionais – 15,00 €

Professor de Educação Física, João Catana participou na 1.ª Edição da Pós-Graduação em Desporto e Atividade Física Adaptados na ESECS. Era um homem de elevada craveira desportiva, tendo sido distinguido com vários galardões, sendo também fundador do Clube de Ténis de Idanha-a-Nova. Sempre atento à inclusão de todos os estudantes no desporto, foi considerado um exemplo nas inúmeras atividades organizadas com os seus grupos, com destaque para a modalidade de boccia.