Maiores de 23 Anos 2021

Na era da globalização, a educação de adultos assume uma importância determinante, não só porque proporciona ao adulto a oportunidade de melhorar conhecimentos e competências, mas também por ser elemento de contágio na melhoria das condições de vida das famílias, comunidades e sociedades. O Politécnico de Leiria dispõe de mecanismos específicos para avaliar a capacidade para frequência dos Cursos Superiores para Maiores de 23 anos, através da disponibilização do Curso Preparatório M23 e da avaliação escrita e oral dos candidatos.  

Provas M23 

As inscrições para a realização das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos (M23) – 2021 terminaram no dia 20 de maio.

» Candidaturas aos Concursos Especiais para titulares das Provas M23: até 20 de setembro

» Pautas dos inscritos: (aqui)

Documentação e Calendário

Curso Preparatório M23 (2.ª Fase): Candidaturas de 16 a 22 de setembro

O Curso Preparatório para as Provas M23 tem como objetivo preparar os seus formandos para as provas de Cultura Geral e de Conhecimentos Específicos, no âmbito das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 anos – Provas M23. Este curso é facultativo, não sendo obrigatório frequentá-lo para realizar as Provas M23.

»» INSCRIÇÕES: decorrem exclusivamente online entre 16 e 22 de setembro de 2021 no PORTAL DE CANDIDATURAS

»» RESULTADOS: publicados a 27 de setembro (Portal de Candidaturas)

»» MATRÍCULAS: realizadas online, entre 29 e 30 de setembro, no PORTAL DO ESTUDANTE

Mais Informações

M23 Politécnico de Leiria | Curso Preparatório M23 do Politécnico de Leiria
academicos@ipleiria.pt  | (+351) 244 830 010


As provas do M23 permitem às pessoas que “completem 23 anos de idade até ao dia 31 de dezembro, do ano anterior que antecede a realização das provas” e que não tiveram oportunidade de frequentar o ensino superior, a possibilidade de o fazerem. Obtido aproveitamento nas Provas M23, o passo seguinte é a candidatura ao Ensino Superior através dos Concursos Especiais. O ingresso, no curso a que apresentar candidatura, estará sujeito à seriação, conforme legislação aplicável, bem como ao número e vagas estipulado para o curso/regime a que se candidata.