Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
Conteúdo do curso
Pode candidatar-se, simultaneamente, aos vários mestrados de formação na área da docência para a obtenção da profissionalização, ordenando os cursos por ordem de preferência no formulário de candidatura.
Apresentação do curso
O Mestrado tem como missão a qualificação dos seus estudantes para a docência no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português, História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino Básico, nos termos do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio. Pretende-se, ainda, desenvolver competências teóricas e operacionais que permitam a estes profissionais uma reflexão e intervenção adequadas a contextos educativos diversificados, mais especificamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Português, História e Geografia e ser uma formação complementar ao Curso de Licenciatura em Educação Básica, em conformidade com a legislação já referida.
Coordenador do curso
Maria José Nascimento Gamboa
mjgamboa@ipleiria.pt
Coordenadora interina
Dina Catarina Duarte Alves
dina.alves@ipleiria.pt
Código
Escola
Cidade
Idioma
Regime
Duração
Vagas
Contingente geral: 20
Registo DGES
Objetivos
- Aprofundar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos relacionados com o ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e com o ensino de Português, História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico;
- Consolidar competências de planificação, atuação, avaliação, reflexão e análise crítica considerando as especificidades de contextos educativos diversificados;
- Construir saberes científicos, culturais, tecnológicos e profissionais, mobilizando conhecimentos e capacidades, e adotando atitudes crítico-reflexivas em contextos educativos diversificados;
- Problematizar o papel da escola enquanto polo de desenvolvimento pessoal, social e cultural, concebendo e/ou participando em projetos de investigação em contexto escolar e/ou não escolar;
- Desenvolver capacidades de investigação e competências potenciadoras do envolvimento em percursos de aprendizagem e desenvolvimento profissional ao longo da vida;
- Desenvolver uma consciência responsável, reflexiva e crítica na construção da sua identidade pessoal, social e profissional.
Plano curricular
- 1º Ano
- 2º Ano
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico I | S1 | 12 | 1º Ano | |
A UC contempla os conteúdos científicos e pedagógicos necessários à concretização das orientações curriculares e programas dos anos de escolaridade em que os alunos serão colocados (preferencialmente 1.º ou 2.º). | ||||
Didática do 1.º Ciclo do Ensino Básico I | S1 | 8 | 1º Ano | |
•Desenvolvimento curricular; | ||||
Complementos de Expressões Artísticas | S1 | 4 | 1º Ano | |
Componente de Representação e Comunicação Visual: | ||||
Psicologia da Educação | S1 | 2 | 1º Ano | |
1. Psicologia da Educação: | ||||
Organização de Contextos de Ensino e Educação | S1 | 4 | 1º Ano | |
1 – Do currículo oficial ao das escolas; | ||||
Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico II | S2 | 14 | 1º Ano | |
A UC contempla os conteúdos científicos e pedagógicos necessários à concretização das orientações curriculares e programas dos anos de escolaridade, em que os alunos serão colocados (preferencialmente 3.º ou 4.º). | ||||
Didática do 1.º Ciclo do Ensino Básico II | S2 | 8 | 1º Ano | |
A História no 1.º Ciclo do Ensino Básico e contextos para o seu desenvolvimento: recursos e estratégias; O ensino da leitura e da escrita: | ||||
Multiculturalidade e Diversidade Educativa | S2 | 2 | 1º Ano | |
1. Educação e Teoria Social Contemporânea; | ||||
Investigação em Educação | S2 | 2 | 1º Ano | |
1- Métodos de Investigação: | ||||
Linguística do Texto e Géneros Textuais | S2 | 4 | 1º Ano | |
1. Texto, contexto e enunciação; |
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
Prática Pedagógica de Português, História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico I | S1 | 12 | 2º Ano | |
Esta unidade contempla as seguintes temáticas: | ||||
Didática do Português no 2.º Ciclo do Ensino Básico I | S1 | 4 | 2º Ano | |
1. Ler: teorização, metodologia, atividades; | ||||
Didática da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico I | S1 | 4 | 2º Ano | |
História: 1. O professor de História e a educação histórica – a dimensão formativa e os espaços de intervenção educativa; Geografia: | ||||
Complementos de História e Geografia I | S1 | 4 | 2º Ano | |
Problemáticas da História de Portugal Desafios da Educação Geográfica | ||||
Território, Sociedade, Cultura e Património | S1 | 2 | 2º Ano | |
Mód.I: Sociedade e Cultura Port. Mód. II: Geografia: retomar conceitos e aprofundar conhecimentos | ||||
Educação Literária | S1 | 4 | 2º Ano | |
I. Entre disciplina e ciência: | ||||
Prática Pedagógica de Português, História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico II | S2 | 12 | 2º Ano | |
Esta unidade contempla as seguintes temáticas: | ||||
Didática do Português no 2.º Ciclo do Ensino Básico II | S2 | 4 | 2º Ano | |
– O ensino da leitura: a compreensão de textos informativos, expositivos, argumentativos e de texto literário; | ||||
Didática da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico II | S2 | 4 | 2º Ano | |
História 1. Pedagogia diferenciada e a auto-regulação da aprendizagem. Geografia 1. As relações entre desenvolvimento mental e capacidades geográficas. | ||||
Língua, Literacia e Criatividade | S2 | 2 | 2º Ano | |
I. LITERACIA II. RELAÇÃO COM A LÍNGUA III. CRIATIVIDADE IV. DINAMIZAÇÃO DE ACTIVIDADES | ||||
Análise do Discurso | S2 | 4 | 2º Ano | |
1. Algumas abordagens da análise do discurso: Teoria da Enunciação; Pragmática do Discurso; Análise Semiótica; Análise do Discurso; Análise Crítica do Discurso; | ||||
Complementos de História e Geografia II | S2 | 4 | 2º Ano | |
Portugal Contemporâneo |
Condições de acesso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ensino do 1º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º CEB:
- Titulares do grau de Licenciado em Educação Básica
É também condição de acesso ao ciclo de estudo, aprovação na prova de avaliação do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, de acordo com o estipulado na legislação em vigor (Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio).
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ensino do 1º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º CEB:
- Titulares do grau de Licenciado em Educação Básica
É também condição de acesso ao ciclo de estudo, aprovação na prova de avaliação do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, de acordo com o estipulado na legislação em vigor (Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio).
Edital
Acreditação
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 3
Data da publicação: 01/04/2022
Acreditação A3ES
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 3
Data da publicação: 01/04/2022
Acreditação A3ES
Mais informações
Regulamento das Provas de Avaliação das Condições Gerais de Ingresso nos Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino Básico
Regulamento Provas de Avaliação – Domínio Oral e Escrito
Edital das Provas de Avaliação do Domínio Oral e Escrito da Língua Portuguesa_2024/2025
Ficha de inscrição para Provas de Avaliação do Domínio Oral e Escrito da Língua Portuguesa
Plano de Estudos
Declaração de retificação nº 680/2015, D. R. nº 155, 2.ª série de 11-08-2015
Regulamento das Provas de Avaliação das Condições Gerais de Ingresso nos Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino Básico
Regulamento Provas de Avaliação – Domínio Oral e Escrito
Edital das Provas de Avaliação do Domínio Oral e Escrito da Língua Portuguesa_2024/2025
Ficha de inscrição para Provas de Avaliação do Domínio Oral e Escrito da Língua Portuguesa
Plano de Estudos
Declaração de retificação nº 680/2015, D. R. nº 155, 2.ª série de 11-08-2015
Candidatura
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Taxa de candidatura
60€
Taxa de matrícula/inscrição
Contingente geral: 30€
Contingente geral: 30€
Propina anual
Contingente geral: 697 €
Contingente geral: 697 €