1st and 2nd cycle of Primary School Teaching (Portuguese Language, Portuguese History and Geography)
1st and 2nd cycle of Primary School Teaching (Portuguese Language, Portuguese History and Geography)
Programme Content
The content of this web page is written in Portuguese as this programme/course is only taught in Portuguese.
Programme Introduction
O Mestrado tem como missão a qualificação dos seus estudantes para a docência no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português, História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino Básico, nos termos do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio. Pretende-se, ainda, desenvolver competências teóricas e operacionais que permitam a estes profissionais uma reflexão e intervenção adequadas a contextos educativos diversificados, mais especificamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Português, História e Geografia e ser uma formação complementar ao Curso de Licenciatura em Educação Básica, em conformidade com a legislação já referida.
Programme Coordinator
Maria José Nascimento Gamboa
Coordenadora interina
Dina Catarina Duarte Alves
Reference
City
Language
Type
Length
Vacancies
Contingente geral: 30
Notice
Edital 2023 (PT Doc)
DGES certification
Objectives
- Qualificar para a docência no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português, História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino Básico, nos termos do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio
- Desenvolver competências teóricas e operacionais que permitam a estes profissionais uma reflexão e intervenção adequadas a contextos educativos diversificados, mais especificamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Português, História e Geografia
- Ser uma formação complementar ao Curso de Licenciatura em Educação Básica, em conformidade com a legislação acima referida
Objetivos de aprendizagem:
- Aprofundar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos relacionados com o ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e com o ensino de Português, História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico
- Consolidar competências de planificação, atuação, avaliação, reflexão e análise crítica considerando as especificidades de contextos educativos diversificados
- Construir saberes científicos, culturais, tecnológicos e profissionais, mobilizando conhecimentos e capacidades, e adotando atitudes crítico-reflexivas em contextos educativos diversificados
- Problematizar o papel da escola enquanto polo de desenvolvimento pessoal, social e cultural, concebendo e/ou participando em projetos de investigação em contexto escolar e/ou não escolar
- Desenvolver capacidades de investigação e competências potenciadoras do envolvimento em percursos de aprendizagem e desenvolvimento profissional ao longo da vida
- Desenvolver uma consciência responsável, reflexiva e crítica na construção da sua identidade pessoal, social e profissional.
Study Plan
- 1º Ano
- 2º Ano
ID | Name | Semester | ECTS | Length |
---|---|---|---|---|
Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico I | S1 | 12 | 1º Ano | |
A UC contempla os conteúdos científicos e pedagógicos necessários à concretização das orientações curriculares e programas dos anos de escolaridade em que os alunos serão colocados (preferencialmente 1.º ou 2.º). | ||||
Didática do 1.º Ciclo do Ensino Básico I | S1 | 8 | 1º Ano | |
•Desenvolvimento curricular; | ||||
Complementos de Expressões Artísticas | S1 | 4 | 1º Ano | |
Componente de Representação e Comunicação Visual: | ||||
Psicologia da Educação | S1 | 2 | 1º Ano | |
1. Psicologia da Educação: | ||||
Organização de Contextos de Ensino e Educação | S1 | 4 | 1º Ano | |
1 – Do currículo oficial ao das escolas; | ||||
Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico II | S2 | 14 | 1º Ano | |
A UC contempla os conteúdos científicos e pedagógicos necessários à concretização das orientações curriculares e programas dos anos de escolaridade, em que os alunos serão colocados (preferencialmente 3.º ou 4.º). | ||||
Didática do 1.º Ciclo do Ensino Básico II | S2 | 8 | 1º Ano | |
A História no 1.º Ciclo do Ensino Básico e contextos para o seu desenvolvimento: recursos e estratégias; O ensino da leitura e da escrita: | ||||
Multiculturalidade e Diversidade Educativa | S2 | 2 | 1º Ano | |
1. Educação e Teoria Social Contemporânea; | ||||
Investigação em Educação | S2 | 2 | 1º Ano | |
1- Métodos de Investigação: | ||||
Linguística do Texto e Géneros Textuais | S2 | 4 | 1º Ano | |
1. Texto, contexto e enunciação; |
ID | Name | Semester | ECTS | Length |
---|---|---|---|---|
Prática Pedagógica de Português, História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico I | S1 | 12 | 2º Ano | |
Esta unidade contempla as seguintes temáticas: | ||||
Didática do Português no 2.º Ciclo do Ensino Básico I | S1 | 4 | 2º Ano | |
1. Ler: teorização, metodologia, atividades; | ||||
Didática da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico I | S1 | 4 | 2º Ano | |
História: 1. O professor de História e a educação histórica – a dimensão formativa e os espaços de intervenção educativa; Geografia: | ||||
Complementos de História e Geografia I | S1 | 4 | 2º Ano | |
Problemáticas da História de Portugal Desafios da Educação Geográfica | ||||
Território, Sociedade, Cultura e Património | S1 | 2 | 2º Ano | |
Mód.I: Sociedade e Cultura Port. Mód. II: Geografia: retomar conceitos e aprofundar conhecimentos | ||||
Educação Literária | S1 | 4 | 2º Ano | |
I. Entre disciplina e ciência: | ||||
Prática Pedagógica de Português, História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico II | S2 | 12 | 2º Ano | |
Esta unidade contempla as seguintes temáticas: | ||||
Didática do Português no 2.º Ciclo do Ensino Básico II | S2 | 4 | 2º Ano | |
– O ensino da leitura: a compreensão de textos informativos, expositivos, argumentativos e de texto literário; | ||||
Didática da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico II | S2 | 4 | 2º Ano | |
História 1. Pedagogia diferenciada e a auto-regulação da aprendizagem. Geografia 1. As relações entre desenvolvimento mental e capacidades geográficas. | ||||
Língua, Literacia e Criatividade | S2 | 2 | 2º Ano | |
I. LITERACIA II. RELAÇÃO COM A LÍNGUA III. CRIATIVIDADE IV. DINAMIZAÇÃO DE ACTIVIDADES | ||||
Análise do Discurso | S2 | 4 | 2º Ano | |
1. Algumas abordagens da análise do discurso: Teoria da Enunciação; Pragmática do Discurso; Análise Semiótica; Análise do Discurso; Análise Crítica do Discurso; | ||||
Complementos de História e Geografia II | S2 | 4 | 2º Ano | |
Portugal Contemporâneo |
Entry Requirements
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ensino do 1º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º CEB:
- Titulares do grau de Licenciado em Educação Básica
É também condição de acesso ao ciclo de estudo, aprovação na prova de avaliação do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, de acordo com o estipulado na legislação em vigor (Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio).
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ensino do 1º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º CEB:
- Titulares do grau de Licenciado em Educação Básica
É também condição de acesso ao ciclo de estudo, aprovação na prova de avaliação do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, de acordo com o estipulado na legislação em vigor (Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio).
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Accreditation
State: Accreditated
Nº years of accreditation: 3
Date of publication: 01/04/2022
A3ES Accreditation
State: Accreditated
Nº years of accreditation: 3
Date of publication: 01/04/2022
A3ES Accreditation
More Information
Regulamento das Provas de Avaliação das Condições Gerais de Ingresso nos Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino Básico
Regulamento Provas de Avaliação – Domínio Oral e Escrito
Ficha de inscrição para as Provas de Avaliação do Domínio Oral e Escrito da Língua Portuguesa_2021
Plano de Estudos
Declaração de retificação nº 680/2015, D. R. nº 155, 2.ª série de 11-08-2015
Regulamento das Provas de Avaliação das Condições Gerais de Ingresso nos Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino Básico
Regulamento Provas de Avaliação – Domínio Oral e Escrito
Ficha de inscrição para as Provas de Avaliação do Domínio Oral e Escrito da Língua Portuguesa_2021
Plano de Estudos
Declaração de retificação nº 680/2015, D. R. nº 155, 2.ª série de 11-08-2015
Application Fee
60€
Enrolment Fee
Contingente geral: 0€
Contingente geral: 0€
Tuition Fee
Contingente geral: 697 €
Contingente geral: 697 €