Projects

Projects

CITE A plataforma CITE de Referências Bibliográficas e citações, disponibilizada pelas Bibliotecas (DSD) e pela Unidade de Ensino a Distância (UED) do Politécnico de Leiria é uma ferramenta criada de raiz com o propósito de apoiar os estudantes do Instituto de forma direta mas também estudantes de outras instituições que sentem dificuldades na produção de trabalhos científicos, nas referências bibliográficas e nas citações. Este motor de pesquisa permite aos estudantes procurar especificamente por palavras-chave o que pretendem referenciar e ou citar e encontrar a melhor forma de o fazer, assim como exemplos concretos criados pelas Bibliotecas do Instituto. Mediante a criação de uma conta pessoal, esta plataforma permite aos alunos guardar o histórico de pesquisas, os favoritos e as notas. Scope: Nacional Entities: Bibliotecas (DSD), Unidade de Ensino a Distância
BAES Grupo de Trabalho – Biblioteca Aberta do Ensino Superior (BAES), criado em outubro de 2017 pela Universidade do Porto com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Este grupo tem por missão reestruturar a infraestrutura tecnológica, formatos de conteúdos e catalogação de obras literárias adaptadas para formato digital acessível. Scope: Nacional Entities: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Unidade de Ensino a Distância
GT.NECTES Grupo de Trabalho – Necessidades Especiais em Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (GT.NECTES), criado em Dezembro de 2016 (Despacho n.º 10734/2017) pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em articulação com a Direção-Geral do Ensino Superior e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este grupo tem por missão propor recomendações ao governo sobre políticas e estratégias que promovam a participação ativa de estudantes com deficiência na vida académica, social, desportiva e cultural e o acesso ao conhecimento no contexto das Instituições de Ensino Superior e do Sistema Científico e Tecnológico. Scope: Nacional Entities: Direção-Geral do Ensino Superior, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Unidade de Ensino a Distância
CommonS O Projeto CommonS visa responder às necessidades formativas dos profissionais freelancer que desejam desenvolver as competências requeridas para o sec. XXI, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida e partilha. Através de uma plataforma de eLearning colaborativa, é possível criar uma comunidade virtual, onde freelancers europeus, das indústrias culturais e criativas, podem partilhar e discutir experiências e ideias e onde os recém-chegados podem obter apoio personalizado e conselhos de outros profissionais (e-mentoria). https://www.commonspaces.eu/ Scope: Europeu Entities: Unidade de Ensino a Distância
GT-ELIA Grupo de Trabalho em eLearning inclusivo e acessível (GT-eLIA), criado em 2014 por iniciativa da Unidade de Ensino a Distância do Politécnico de Leiria. Este grupo tem como missão promover, partilhar práticas, desenvolver investigação, estratégias e recursos que visam a implementação de um eLearning inclusivo e acessível, nas instituições de ensino superior em Portugal.https://confluence.fccn.pt/display/eLia Scope: Nacional Entities: Unidade de Ensino a Distância
IMPACT O IMPACT é um projeto a três anos (2014-2016), financiado pela União Europeia. Este projeto pretende desenvolver e pilotar uma estratégia de implementação no âmbito da aprendizagem informal e não-formal (VINFL) com um foco especial sobre a interoperabilidade baseada em Tecnologias de Informação. Assim, com este projeto pretende-se validar e reconhecer os resultados de aprendizagem de percursos não formais e informais efetuados em diferentes contextos, diferentes países e percursos, através do software LEVEL5 na Europa. Scope: Europeu Entities: Unidade de Ensino a Distância
Next.Step A Unidade de Investigação em Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, em parceria com Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AID/FM/UL) obteve financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) para o desenvolvimento do Projeto Next.Step – Efetividade de um programa de intervenção e-terapêutico para adolescentes obesos (PTDC/DTP-PIC/0769/2012). Este projeto, no domínio científico das Ciências da Vida e da Saúde e na área científica principal de Diagnóstico, Terapêutica e Saúde Pública – Investigação Clínica, visa promover competências de gestão do peso, conhecimentos de saúde, adoção de estilos de vida saudáveis através do contacto aumentado e interativo entre adolescente, família e equipa clínica, com reflexos na adesão terapêutica e qualidade de vida. O objetivo principal deste projeto consiste no desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de tratamento de obesidade na adolescência, baseado na e-terapia e assente na metodologia de gestão de caso. Scope: Nacional Entities: Escola Superior de Saúde, Faculdade de Medicina (AID/FM/UL), Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Unidade de Ensino a Distância
ADLAB O ADLAB é um projeto a três anos (2011-2014), financiado pela União Europeia sob o Lifelong Learning Programme (LLP), que visa o desenvolvimento de guias consistentes para a criação de audiodescrição (AD). Este projeto propôs-se identificar as diferenças existentes nas várias abordagens nacionais, numa tentativa de se estabelecerem metodologias e políticas transversais a nível europeu. Foi criado um manual com algumas estratégias para a audiodescrição em diferentes contextos disponibilizados em formato eletrónico acessível (eBook). Com base neste manual, o Politécnico de Leiria desenvolveu um MOOC nas versões PT e EN. http://www.adlabproject.eu/ Scope: Europeu Entities: Unidade de Ensino a Distância
EU4ALL O EU4ALL – ACCESSIBLE LIFELONG LEARNING FOR HIGHER EDUCATION é um projeto a três anos, financiado pela União Europeia sob o Lifelong Learning Programme (LLP) cujo objetivo é permitir que todos os alunos, incluindo alunos com deficiência ou com necessidades especiais, que reúnam as condições necessárias para o ingresso no ensino superior com recurso a plataformas de e-learning, o possam fazer, garantindo acessibilidade da tecnologia e dos conteúdos. Tecnicamente, o EU4ALL visa pesquisar e desenvolver um quadro geral aberto e baseada em padrões para apoiar o desenvolvimento de acesso e serviços personalizados de aprendizagem no contexto do ensino superior e aprendizagem ao longo da vida, suportado ou com recurso a plataformas LMS. (Project Number: IST-FP6-034778) Scope: Europeu Entities: Unidade de Ensino a Distância
INOV.C Projeto de 5 anos, no âmbito do Programa Estratégico INOV.C, financiado pelo Sistema de Apoio a Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras de Base Tecnológica do Programa Mais Centro do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional. O programa INOV.C visou- consolidar, na Região de Coimbra-Leiria, um Ecossistema de Inovação, incorporando uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas, com apostas transversais e sectorialmente orientadas para as Ciências da Vida, Energia, Tecnologias da Informação e da Comunicação e Eletrónica e Indústrias Criativas. https://www.uc.pt/gats/inovc Scope: Nacional Entities: Unidade de Ensino a Distância, Universidade de Coimbra
MITO O Departamento de Matemática (DMAT) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria desenvolveu o projeto MITO – Módulos Interativos de Treino Online, com o apoio da Unidade de Ensino a Distância. O principal objetivo é a construção de conteúdos interativos de apoio às unidades curriculares (UCs) do DMAT lecionadas no ensino presencial e no ensino a distância. O projeto MITO planeia converter-se num projeto mais abrangente, integrando os outros Departamentos da ESTG, as outras Escolas e Unidades Orgânicas do IPL, instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras e escolas do ensino básico e secundário. http://mito.ipleiria.pt Scope: Nacional Entities: Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Unidade de Ensino a Distância
e-fer A plataforma e-fer é um simulador de tomada de decisão clínica utilizado na formação inicial de futuros enfermeiros e na formação contínua de enfermeiros no ativo. Trata-se de uma plataforma que permite simular a tomada de decisão no tratamento dos casos clínicos virtuais de feridas crónicas, em ambiente imersivo. A plataforma e-fer foi desenvolvida por um grupo de investigadores do Instituto Politécnico de Leiria com a colaboração da Unidade de Ensino a Distância. http://e-fer.ipleiria.pt Scope: Nacional Entities: Escola Superior de Saúde, Unidade de Ensino a Distância
e-Train e-Train – E-learning in Vocational Training (2008-2010), aprovado no âmbito do sub-programa Grundtvig (Parcerias de Aprendizagem) do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV). As suas atividades basearam-se na utilização do e-Learning no âmbito da formação ao longo da vida/formação profissional de adultos, envolvendo vários parceiros europeus: o Centro Privado de Educação de Adultos (Gbb) na Alemanha, o Centro privado de Educação de Adultos (National Training Centre) na Bulgária, a Escola Secundária/ Formação Profissional (Grup Scolar Agricol Mihail Kogalniceanu) na Roménia e a Associação de Professores (Giresun Eğitimciler Derneği) na Turquia. Scope: Europeu Entities: Unidade de Ensino a Distância
Matematrix O projeto Matematrix visa o desenvolvimento e disponibilização de uma plataforma de jogo interativo dirigida a alunos do ensino básico. Tem como objetivos: aumentar a predisposição para a valorização da Matemática enquanto ciência; desenvolver competências de raciocínio e comunicação matemática; desenvolver competências para resolver problemas matemáticos significativos; e desenvolver competências na utilização de Tecnologias da Comunicação e Informação em contextos educativos. http://www.matematrix.esecs.ipleiria.pt/ Scope: Nacional Entities: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Unidade de Ensino a Distância