Student Ombudsman Office

Message

From the student ombudsman office

I thank the students of the Politécnico de Leiria for the trust they have placed in me by electing me as Student Ombudsman.

On 6 July 2016 you conferred upon me the position in which I propose to repay your trust, as I had occasion to say in the speech I made then.

I will try to perform a proactive ombudsman role that will eventually require the study of general problems affecting students and the assessment of the possibility of contributing to their resolution.For this to be possible I count on you in the certainty that, although my main function is the defence of the rights, freedoms, guarantees and legitimate interests of students, it will have to be ensured through informal means, because in the last instance it is the instituted powers that can deliberate.

Pedro de Matos Gonçalves


Politécnico de Leiria

Students Unions

Cristiana Ferreira
ESECS Student Union President

A Provedoria do Politécnico de Leiria, é um órgão independente e liberto, que tem uma visão ampla de toda a comunidade académica, tendo em conta a defesa e promoção dos direitos e deveres dos estudantes.
Compete também ao Provedor do Estudante, a gestão e cooperação dos interesses legítimos de todos os Estudantes, bem como a sua intervenção mediadora em situações conflituosas, encontrando a resolução para as mesmas de forma eficaz.
O Provedor do Estudante tem então um papel fundamental, zelando pela convivência e inclusão universitária de todos os Estudantes, tanto a nível interno como com as organizações envolventes na comunidade Académica.

O Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (Lei 62/2007) prevê no seu artigo 25.º a figura do Provedor do Estudante. Este artigo prevê ainda a articulação do Provedor com a Associação de Estudantes e com os órgãos e serviços da própria Instituição.
Com competências no âmbito da actividade pedagógica e da acção social escolar, o Provedor do Estudante aprecia reclamações dos estudantes e propõe, junto dos órgãos competentes, recomendações com vista a atender a essas queixas de forma a acautelar os interesses dos estudantes.
De forma a promover melhores condições para a frequência dos estudantes na instituição, a Associação de Estudantes alia-se ao Provedor do Estudante na sua missão, debatendo-se por um sistema de ensino mais justo e competente e com mais, e melhor, acção social.
A provedoria do estudante está ao vosso serviço e deve ser considerada como mais uma plataforma de apoio aos estudantes. Em situações onde os órgãos parecem inalcançáveis, o Provedor do Estudante auxilia o contacto, servindo de mediador na resolução de conflitos entre os estudantes e a instituição.

Joel Rodrigues
ESTG Student Union President

Margarida Patrocínio
ESAD.CR Student Union President

A Provedoria do Politécnico de Leiria é um órgão fundamental na defesa dos direitos e interesses da comunidade estudantil. Com competências nos domínios pedagógico, ação social e legislativo, visando atender as nossas queixas ou recomendações dentro destes temas.

É fundamental para melhorar a experiência académica, facilitando a mediação de conflitos, questões e comunicação entre estudantes e instituição competente, em conjunto com as ademais Associações de Estudantes.

Na nossa instituição temos a ventura de puder contar com a atenção e apoio do Sr. Provedor Pedro de Matos Gonçalves que trabalha continuamente para garantir a cautela dos interesses dos alunos.

Enquanto elemento crucial na inclusão dos estudantes na Escola e na promoção da experiência académica, o Provedor do Estudante tem-se revelado, junto dos órgãos competentes, um apoio essencial.

No sentido de elevar o ensino e todo o seu processo de integração, torna-se essencial o companheirismo, entre os estudantes e o Provedor do Estudante, na solução de diversos problemas, tal como tem ocorrido com o Sr. Provedor, Professor Doutor Pedro de Matos Gonçalves e a Associação de Estudantes da ESTM. O Provedor está sempre disponível, num sentido de proximidade e com vontade de promover e salvaguardar os interesses dos estudantes.

É fundamental que a confiança desta ligação continue a solidificar-se e a crescer, refletindo o nosso orgulho nesta parceria indispensável na academia. A Associação de Estudantes da ESTM, em representação dos seus estudantes, renova o agradecimento de toda a cooperação da Provedoria do Politécnico de Leiria.

Samuel Laura
ESTM Student Union President

Daniela Vilelas
ESSlei Student Union President

A principal missão do provedor do estudante, passa por promover e defender os direitos e interesses dos estudantes da sua instituição de ensino.
Este é o responsável por analisar as queixas ou reclamações dirigidas pelos estudantes, de forma individual ou coletiva, afim de sugerir soluções para a resolução das mesmas, de forma independente e imparcial.

Na nossa instituição temos a oportunidade de puder contar com o apoio do Sr. Provedor Pedro de Matos Gonçalves, que aliado à nossa Associação de Estudantes e às restantes do Politécnico, trabalha em prol da promoção de melhores condições para toda a comunidade académica bem como da resolução de problemas de caris pedagógico e/ou administrativo.

A Associação de Estudantes da ESSLei continuará a promover e colaborar com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Provedor, agradecendo toda a sua representatividade e apoio concedido.

Person

O Provedor

Learn more about Professor Pedro Matos Gonçalves’ curriculum. 

Student Ombudsman

Mission

In Politécnico de Leiria, as a whole and in each School, in particular, there is a set of departments and people available to welcome and help students, whenever they need: teachers, the course coordinator, the Pedagogical Council, the Stdents Association, among others.

In cooperation  with these entities, the Student Ombudsman, independent and elected by all students, is responsible for evaluating the students’ complaints and, according it’s evaluation, make the pertinent observations to the competent departments, as well as to make generic recommendations with a view to safeguarding their interests, especially in the field of pedagogical activity and school social action.


Student Ombudsman

FAQ

In person, at the facilities of the Provedoria, located at Edifício Sede of Politécnico de Leiria, at Rua General Norton de Matos, in Leiria, by appointment. You may also do it by e-mail, sending an e-mail to provedor.estudante@ipleiria.pt, or by telephone, calling 244 830 018.

The Ombudsman cannot guarantee a solution for each exposure as it is not an executive body. He assures, however, that all the matters will be carefully analysed, with independence and discretion, developing all the efforts so that the rights of the students of the Politécnico de Leiria are respected and so that their relationship with the different bodies/services is developed with justice.

The Student Ombudsman plays an eminently interdisciplinary role, acting as a mediator in relations between students and the formal bodies of the Politécnico de Leiria and the Schools, in seeking the concrete resolution of problems and conflicts that are not overcome at other levels and once the other institutional mechanisms have been exhausted.

The Ombudsman develops its action in articulation with the Student Associations and with the bodies and services of the Institute, namely with the Pedagogical Councils, as well as with its Schools and other organic units.

The action of the Student Ombudsman and the service of the Ombudsman’s Office is carried out in a confidential manner with respect for the rules designed to protect the privacy and other rights of those involved in the facts of the case.

The duty of confidentiality is extended to all those whom the Student Ombudsman requests to collaborate or who have any kind of intervention in the process.

In addition to the duty of confidentiality, the complainant may choose, when submitting the complaint or claim, to request that his or her data be treated with absolute confidentiality and not be disclosed in the course of the investigation of the case. In this case, the data will only be known within the scope of the Ombudsman’s service.