Mestrado em Ciências da Educação – Gestão Escolar

Vagas abertas para 2018/2019

Objetivos

O ciclo de estudos visa dotar os estudantes de conhecimentos e competências adequadas ao exercício de funções de direção e de gestão educativa, ao nível das escolas e agrupamentos de escolas. Deste modo, pretende-se que os estudantes desenvolvam aprendizagens que lhes permitam mobilizar saberes e competências com incidência nos seguintes domínios de atuação:

Intervenção:
Direção, coordenação, orientação e acompanhamento pedagógico de projetos, planos, programas e atividades das escolas.

Conceção, gestão e avaliação:
De projetos educativos e curriculares, planos de atividades, processos e resultados e educativos.
De estratégias com vista à melhoria da qualidade educativa do serviço prestado pela escola.

Consultoria e assessoria:
Apoio técnico e científico aos órgãos de direção executiva e de coordenação e orientação pedagógica das escolas no planeamento, desenvolvimento e avaliação dos seus projetos e atividades.

Análise crítica:
Análise e interpretação da escola, dos seus contextos e dos seus dispositivos de educação/formação à luz dos contributos teóricos e necessidades do meio envolvente.

Investigação:
Capacitação para escolhas metodológicas ajustadas a projetos de investigação e produção de conhecimento no âmbito do ciclo de estudos.

Plano curricular

CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
2110101Investigação em EducaçãoS1630 h
2110102Organização e Gestão CurricularS1 630 h
2110103Administração Educacional – Teorias e PráticasS1630 h
2110104Psicossociologia das Organizações EscolaresS1630 h
2110105Opção IS1630 h
2110106Conceção e Desenvolvimento de ProjetosS2630 h
2110107Perspetivas Nacionais e Internacionais em EducaçãoS2630 h
2110108Gestão de Escolas e Agrupamentos de EscolasS2630 h
2110109Avaliação InstitucionalS2630 h
2110110Opção IIS2630 h
CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
2110116Projecto ou Dissertação a)A50
2110117Seminário de Apoio ao Projeto ou DissertaçãoA1030 h

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ciências da Educação – Gestão Escolar:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal na área de educação
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido por um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a)
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, desde que nas áreas referidas na alínea a)
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

A seriação dos candidatos será determinada através da fórmula:

[0.3 x Af + 0.4 x Nt + (0.3 x (MFC + Bónus)/200)] x 200

Sendo que: 

– Af é a afinidade entre o curso de 1º ciclo que possuem e o curso a que se candidatam, expressa numa escala [0,1];

– Nt é a natureza do curso e do estabelecimento de ensino em que foi obtida a aprovação no 1º ciclo, expressa numa escala [0,1];

– MFC é a media final de curso na escala [0, 200];

– Bónus é uma bonificação de até 50 pontos a atribuir caso se considere que o candidato é detentor de um currículo científico ou profissional relevante.

 

Mais informações

Plano de estudos
Despacho n.º 8290/2016, D. R. n.º 120, 2ª série de 24-06-2016

Funcionamento

Aulas às sextas-feiras em pós-laboral e sábados.

Excecionalmente às quintas-feiras em pós-laboral e sábados.


Contactos
Serviços Académicos


Nota: Esta informação não dispensa a consulta do edital constante nesta página