Testemunhos

Aristides Santos

Escola

ESTG

Curso

Mestrado. Engenharia Civil

Ano de conclusão

2013

Sou natural de Cabo Verde e escolhi fazer o mestrado no Politécnico de Leiria porque antigos colegas meus da licenciatura lá se encontravam a estudar, falavam-me das boas condições de ensino superior aí existentes, tanto a nível das estruturas e da qualidade dos docentes, como ao nível da qualidade de vida que a cidade de Leiria lhes proporcionava.

A formação no Politécnico de Leiria foi fundamental para a minha definição como profissional de Engenharia e, sobretudo, para a minha especialização em Hidráulica, área em que pretendo seguir no meu percurso profissional a curto e médio prazo.

Terminado o curso em 2013, regressei à ilha do Sal. Fui estagiar para uma empresa do setor de água e saneamento, chamada Águas de Ponta Preta. Inicialmente, desempenhei a função de projetista em saneamento, tendo depois coordenado a elaboração de diferentes projetos de redes de água e saneamento, projetos considerados estruturantes para o desenvolvimento do país e da ilha em particular. Atualmente, sou responsável pelo acompanhamento da execução dos referidos projetos e pelas operações de produção de água dessalinizada e tratamento de águas residuais, com recurso a um sistema de telecontrolo.

Do Politécnico de Leiria guardo boas recordações como estudante. Destaco o bom acolhimento dos meus colegas, professores e funcionários. Recordo, ainda (com saudades), o bom relacionamento que mantive com os colegas, professores e funcionários, nomeadamente com os seguranças, senhoras das cantinas e dos serviços académicos, biblioteca, etc.

Também guardo boas memórias das residências de estudantes dos SAS do Politécnico de Leiria, onde morei durante o período em que passei por lá e onde fiz muitas amizades.

Diria que o Politécnico de Leiria traduz o espírito da cidade de Leiria, muito acolhedora e inclusiva.

A Rede IPLeiri@lumni tem vindo a desempenhar um papel importante na manutenção da ligação dos antigos estudantes ao Politécnico de Leiria, o que nos tem permitido acompanhar o seu crescimento e das pessoas que por lá conhecemos. Congratulo-me com esta iniciativa e incentivo a continuação do excelente trabalho realizado até aqui.