Candidaturas decorrem até 31 de outubro

Mobilidade Erasmus+ para Missões de Ensino e Formação de Pessoal Docente, Técnico e Administrativo

Até 31 de outubro de 2025,  estão abertas as candidaturas para as Bolsas de Mobilidade para Missões de Ensino (STA) e para Formação (STT), no âmbito do Programa Erasmus+, destinadas ao pessoal docente e ao pessoal técnico e administrativo do Politécnico de Leiria.

DATAS IMPORTANTES:

  • Período de candidaturas: 01 de setembro a 31 de outubro de 2025
  • Divulgação de resultados: 21 de novembro de 2025
  • Período de reclamações: 21 a 26 de novembro de 2025

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS:

As candidaturas deverão ser formalizadas através do preenchimento do formulário de candidatura online:

»» Consulte os EDITAIS para cada tipo de mobilidade: Aqui  

»» As mobilidades atribuídas no âmbito dos referidos editais deverão ser concluídas até 31 de julho de 2026.

= > INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

» Mobilidade Docente (STA)

Destina-se exclusivamente a docentes que pretendam realizar uma missão de ensino ao abrigo do Programa Erasmus+, em instituições de ensino superior parceiras do Instituto Politécnico de Leiria com as quais exista acordo válido para este tipo de mobilidade (Lista de Acordos com Mobilidade STA 2025-2026).

A missão de ensino deve ter uma duração mínima de 8 horas de lecionação, que podem assumir diferentes formatos, como aulas, workshops, conferências, seminários, entre outros.

Estas atividades devem promover o contacto direto com estudantes, docentes e/ou investigadores da instituição de acolhimento.

» Mobilidade para Formação (STT)

Destina-se a técnicos e administrativos que pretendam realizar uma experiência de formação numa instituição europeia ao abrigo do Programa Erasmus+.

A formação pode assumir diferentes formatos, como job shadowing (períodos de formação/observação em contexto real de trabalho), ações formativas específicas relacionadas com a sua área de atividade ou outras iniciativas que promovam a partilha de experiências e a aquisição de boas práticas.

O programa pode ser:

  • Integrado num curso ou programa estruturado já existente, organizado por uma instituição europeia (ver exemplos em: http://staffmobility.eu/staff-week-search), devendo ser assegurado pelo candidato o cumprimento dos prazos e procedimentos de inscrição definidos por essa instituição; ou
  • Definido diretamente pelo candidato, em colaboração com uma instituição de acolhimento, criando um plano de formação personalizado.

+INFORMAÇÕES ATRAVÉS DO LINK: https://www.ipleiria.pt/internacional/colaboradores/mobilidade-outgoing/ (informações detalhadas sobre as condições de funcionamento do programa, os acordos Erasmus+ para as mobilidades STA, o valor de bolsas per diem e o calculador de distâncias, entre outras).

» CONTACTO: Em caso de dúvidas, deverá efetuar o contacto através do email: erasmus@ipleiria.pt// Divisão de Relações Internacionais – Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional // Serviços Centrais do Politécnico de Leiria