8 de março de 2023
Dia Internacional da Mulher
Para a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Mulher celebra as conquistas das mulheres provenientes dos mais diversos contextos étnicos, culturais, socioeconómicos e políticos. É um dia em que todos devemos refletir acerca do progresso a nível de direitos humanos.
Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu oficialmente este dia, dois anos mais tarde, em 1977, a Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução que proclamava o Dia das Nações Unidas pelos Direitos das Mulheres e da Paz Internacional.
Foi ainda nos anos 1970, em dezembro de 1979, que nasceu a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, geralmente denominada de CEDAW. Este documento, que é comummente conhecido como Carta dos Direitos Humanos das Mulheres, vai para lá da ‘eliminação da discriminação’.
Vinte anos mais tarde, em 1995, mais de 17 mil delegados e 30 mil ativistas juntaram-se em Pequim, na China, para a 4.ª Conferência Mundial sobre as Mulheres, da qual resultaram a Declaração e a Plataforma de Ação de Pequim. Ainda hoje, este acordo, que definiu as 12 áreas de ação mais importantes para esta luta e que foi assinado por 189 países, é considerado um dos documentos centrais e mais progressivos para o empoderamento das mulheres e raparigas de todo o mundo.
Continuamos, em 2023, a saber que o fenómeno da pobreza não é neutro, sendo as mulheres as mais atingidas; a educação continua a não ser acessível a muitas mulheres no mundo de forma igualitária; as mulheres, as raparigas e as meninas têm necessidades específicas de saúde; a violência (nas suas mais diferentes formas) contra as mulheres é a mais comum e a mais grave das violações dos direitos humanos em todo o Mundo. A independência económica das mulheres é de importância crucial para permitir que as mulheres façam escolhas reais nas suas vidas.

O empoderamento e a autonomia das mulheres e a melhoria do seu estatuto social, económico e político são essenciais para se alcançar um governo e administração transparentes e responsáveis e para um desenvolvimento sustentável em todas as áreas da vida.
Porque os direitos das Mulheres são direitos Humanos…