Contrato de empreitada do Edifício “Smart Ocean – Open Labs” celebrado na ESTM

Cerimónia contou com a presença dos secretários de Estado do Mar e das Pescas

Contrato de empreitada do Edifício “Smart Ocean – Open Labs” foi celebrado na ESTM, em Peniche

A Smart Ocean – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche promoveu, no dia 12 de janeiro de 2024, a cerimónia de celebração do contrato de empreitada do Edifício Smart Ocean – Open Labs, a ser edificado no Porto de Pesca de Peniche. A cerimónia decorreu na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria.

A Sessão contou com a participação de Henrique Bertino, presidente da direção da Associação Smart Ocean e de Sérgio Leandro, coordenador científico da Smart Ocean, e com as intervenções da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, e do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

O edifício terá uma área de implantação de 1495 m2, correspondendo a uma área bruta de construção de 3097 m2, que disponibilizará um espaço de 1230 m2 para acolhimento de empresas e startups. Os módulos startup alojarão projetos de aquacultura, de biotecnologia e de inovação alimentar, funcionando em espaços modulares que possibilitarão uma fácil e eficiente adaptação dos espaços às necessidades dos parceiros.

Esta infraestrutura será um polo de atração empresarial, de capacitação de empresas e de cooperação entre a economia, a inovação e o conhecimento científico, no sentido de catalisar uma economia regional baseada na exploração sustentável dos recursos marinhos.

O “Smart Ocean – Open Labs” inclui-se no polo de Peniche do Hub Azul, Rede de Infraestruturas para a Economia Azul, iniciativa que tem o objetivo de contribuir para a descarbonização e para a transformação digital da economia azul, incrementando a sua competitividade e sustentabilidade. O contrato de empreitada de construção envolverá um investimento de cerca de 5,4 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Gestora do polo de Peniche do Hub Azul, a Associação Smart Ocean surgiu como resposta à necessidade de trabalhar colaborativamente para um futuro em que se possa beneficiar cada vez mais dos oceanos, ao mesmo tempo que se contribui para a sua sustentabilidade. Tem como sócios fundadores o Município de Peniche, o Instituto Politécnico de Leiria, a Docapesca – Portos e Lotas SA e o Biocant, e como sócios efetivos a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, a Associação para o Desenvolvimento de Peniche e Pontos Aqua LLC.

Cerimónia de assinatura do construção do Edifício Smart Ocean – Open Labs
Carlos Rabadão, Presidente do Politécnico de Leiria; José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar
Projeto do Edíficio “Smart Ocean”

Mais informações sobre a Associação Smart Ocean estão disponíveis em https://smartoceanpeniche.com/.