Academia ‘Art&Cultura – Ligações Criativas’ recebe 50 alunos do ensino secundário e profissional de todo o país
São 50 os jovens alunos do ensino secundário e profissional de todo o país que participam na quarta edição da Academia ‘Art&Cultura – Ligações Criativas’, organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria, em parceria com os municípios da Batalha, Caldas da Rainha e Leiria, e a Forum Estudante. A academia, que conta ainda com a participação do município de Óbidos, decorre entre os dias 22 e 26 de julho.
A iniciativa pretende dar a conhecer a arte e a cultura que caracterizam os quatro municípios da região de Leiria e Oeste, distinguidos com chancelas UNESCO, em particular a classificação de Leiria como cidade criativa UNESCO na categoria Música, Caldas da Rainha como cidade criativa UNESCO na categoria Artesanato e Artes Populares (cerâmica) e como município pertencente ao Geoparque do Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), Óbidos como cidade criativa UNESCO na categoria Literatura, e Batalha, cujo Mosteiro está classificado como Património Mundial da Humanidade. Por sua vez, o Instituto Politécnico de Leiria é detentor de uma Cátedra UNESCO, em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade.
A Academia ‘Art&Cultura – Ligações Criativas’ inclui visitas ao património cultural, artístico e natural dos municípios envolvidos, a participação em visitas encenadas, a realização de workshops artísticos e oficinas que permitem explorar a criatividade e imaginação, entre outras atividades.
Participam na academia 36 raparigas e 14 rapazes, oriundos de 33 cidades de norte a sul do país, que têm ainda a oportunidade de conhecer mais sobre a ligação entre os mundos académico e profissional e o da arte e da cultura, designadamente através de visitas à Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) e à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Instituto Politécnico de Leiria.

