Ecuador

Estudantes internacionais do Equador no Politécnico de Leiria


Visita à Universidade das Forças Armadas, Quito, Equador

O Presidente do Politécnico de Leiria, Professor Doutor Nuno Mangas, acompanhado pelo Professor Doutor Filipe Pinto, visitou no dia 15 de fevereiro de 2016 a Universidade das Forças Armadas, em Quito, no Equador. A comitiva do Politécnico de Leiria, teve a honra de ser recebida pelo Reitor da Universidade das Forças Armadas, General Roque Moreira Cedeño. 


René Ramírez, Secretário Geral de la Secretaria de Educación Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación (SENESCYT)

Apresentação do Protocolo

No dia 16 de novembro de 2015, o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) deu as boas-vindas e acolheu 46 estudantes de mestrado para diversas áreas formativas, provenientes da República do Equador, no âmbito do convénio de Cooperação Interinstitucional com a Secretaria de Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (SENESCYT) daquele país. Estes estudantes terminaram as suas licenciaturas na Universidade de Cuenca e na Universidade das Forças Armadas, no Equador, e após um processo de seriação, que teve por base o mérito académico, receberam uma bolsa da SENESCYT, para poderem prosseguir os seus estudos num mestrado em Portugal.

Foto do grupo nos Serviços Centrais do IPLeiria
Sérgio Flores, Reitor da Escuela Politecnica del Litoral – ESPOL
General Roque Moreira, Reitor da Universidad de las Fuerzas Armadas – ESPE


Sessão de boas-vindas

A parceria do Politécnico de Leiria com o Equador é um passo histórico enquanto instituição. A formação do Politécnico de Leiria é muito focada no saber fazer, o que pode ser uma mais-valia para um país como o Equador. Para além dos aspetos culturais, os estudantes internacionais trazem diversidade e benefícios académicos para os nossos campi, motivando os restantes a pensarem de modo global e divergente. O desenvolvimento deste género de parcerias internacionais proporciona a todos a oportunidade de alargar horizontes, experienciar novas vivências e redefinir objetivos futuros.

SEJAM BEM-VINDOS!

Distinção primeiros estudantes SENESCYT |República do Equador // Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2015/2016

  • Capitan Alban Pablo;
  • Capitan Cedeño Gustavo;
  • Sónia Margarida Black Hernandez //  Universidade das Forças Armadas;
  • Juan Sebastian Guaman Herrera // Universidade de Cuenca;
  • Señorita Claudia Arcos;
  • Señorita Patrícia Chillagaño.

Momentos

Como é ser estudante do Equador no IPLeiria?


O Início | Dia-a-dia 

O dia normalmente começa com a ida às aulas,  uma pausa para almoço e prossegue pelo campus…Em períodos de estudo existem muitos espaços como  laboratórios, bibliotecas e  outras unidades de apoio que permitem que os alunos possam cumprir com sucesso as suas metas académicas.


Atividades Extracurriculares | Fora das aulas 

Para além das atividades letivas, a experiência de estudar num outro país também se faz muito fora da sala de aula. Constroem-se relações e  vivem-se momentos inesquecíveis que ficarão para sempre na memória. A homenagem prestada às vítimas terremoto, do dia 16 de abril de 2016, ocorrido no Equador, foi um dos momentos mais emotivos vividos por estes alunos. 

Fátima 2016 // Homenagem às vítimas do terremoto do dia 16 de abril ocorrido no Equador 

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais // Festa Intergeracional e Intercultural

Nazaré // Passagem de Ano 2015

“Pasar el 31 de Diciembre junto con mis amigos Ecuatorianos en la ciudad de Nazare fue la mejor experiencia que he tenido en mi vida, su gente su cultura su playa y el espectáculo de juegos pirotécnicos son inolvidables, el poder conocer un poco de esta ciudad y su gente me hizo sentir como en casa, ya que su gente es muy amable, gentil y amistosa y a pesar de que estuvimos lejos de nuestros seres amados en esta fecha tan especial nos sentimos amados y queridos gracias a esta hermosa ciudad.”

Margarita Black, Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Utilização Pedagógica das TIC.



Conclusão | Defesa da Tese 

• 43 ESTUDANTES EQUATORIANOS CONCLUEM MESTRADO NO POLITÉCNICO DE LEIRIA •

O Politécnico de Leiria atribuiu o grau de mestre a 43 estudantes equatorianos que realizaram estudos no âmbito do Acordo de Cooperação Interinstitucional com a Secretaria de Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (SENESCYT) da República do Equador. Numa cerimónia realizada no passado dia 27 de outubro 2017, foram atribuídos os diplomas nas áreas de Engenharia Eletrotécnica, Engenharia da Energia e Ambiente, Engenharia Civil, Engenharia Informática – Computação Móvel, e Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação. Para além dos aspetos culturais, estes estudantes internacionais trouxeram diversidade de conhecimento para os campi do IPLeiria, tendo motivado os restantes alunos a pensarem de modo global. O desenvolvimento desta parceria internacional proporcionou a todos a oportunidade de alargar horizontes e experienciar novas vivências.


Notícias nos Media

Em Portugal

Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e o Governo do Equador firmaram no passado dia 1 de abril, um protocolo de colaboração que visa a mobilidade de estudantes do Equador (…)

 O presidente do Politécnico de Leiria, Nuno Mangas, destacou o passo histórico que o novo protocolo representa, ao receber estudantes do Equador, sobretudo de mestrado (…)

Facebook

Mais um dia em cheio na história do Politécnico de Leiria (IPLeira). Abrimos a porta e o coração para dar as boas-vindas aos estudantes da República do Equador, provenientes do convénio de Cooperação Interinstitucional com a Secretaria de Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (SENESCYT) daquele país (…)

www.facebook.com/ESTGLeiria/posts/10153629790671855

Colaboração

Um protocolo de colaboração entre o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e o governo do Equador, foi recentemente assinado. O acordo visa a mobilidade de estudantes do Equador para mestrados do IPL em áreas estratégicas para aquele país (…)


No Equador

Editorial

Conocer de cerca los proyectos de tecnología y de investigación científica que se desarrollan en el Instituto Politécnico de Leiria forma parte de la agenda de trabajo que cumple René Ramírez Gallegos, Secretario de Educación Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación en Portugal, en la visita oficial que realiza al país europeo hasta este jueves 02 de abril de 2015.

ecuadoruniversitario.com

Senescyt

La Secretaría mantiene un Convenio de Cooperación Interinstitucional con esta universidad de excelencia de Portugal. En el próximo mes de septiembre de abre una nueva fase de convocatorias. El Secretario de Educación Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación, René Ramírez se reunió con el Presidente del Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Nuno Mangas Pereira, para realizar un balance del convenio de becas que mantiene esta Cartera de estado junto esta universidad de excelencia europea, que en el próximo mes de septiembre inicia un nuevo proceso de admisiones.

www.educacionsuperior.gob.ec

Comando de Educación y Doctrina del Ejécito

En visita protocolaria al Ecuador, el Rector del Instituto Politécnico de Leiria, IPL de Portugal, Dr. Nuno André Pereira se reunió en el Colegio Militar “Eloy Alfaro” con los rectores de los Colegios Militares Emblemáticos de Fuerzas Armadas, con quienes fomentó acuerdos de entendimiento mutuo y de cooperación académica para el fortalecimiento del perfil de los futuros profesionales.


Informação para os pais

Guia para os Pais

Se procura uma instituição de ensino superior para o seu filho prosseguir estudos, nesta página pode encontrar informação resumida sobre o Politécnico de Leiria. Se tiver dúvidas pode sempre contatar-nos para: estudante.internacional@ipleiria.pt.

O Politécnico de Leiria 

O Politécnico de Leiria é uma instituição pública de ensino superior que iniciou a sua atividade em 1980. Está presente na região de Leiria e Oeste através das suas cinco escolas.

Leiria (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Saúde);
Caldas da Rainha (Escola Superior de Artes e Design);
Peniche (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar);

A parte académica

Avaliado pelos estudantes como um dos melhores países para se estudar sendo o Politécnico de Leiria um dos mais dinâmicos a nível nacional.

Ingresso num sistema de estudo europeu organizado de acordo com o processo de Bolonha ou seja por sistema de créditos ECTS (European Credit Transfer System).
O Politécnico de Leiria é uma instituição validada pela SENESCYT – Secretaría de Educación Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación.

O processo de candidatura e admissão

 O processo de candidatura é feito online. A informação mais completa pode ser consulta aqui.

1.º Passo – Reunir a documentação. Deverá apresentar na candidatura online a prova ENES, bem como, certificado do ensino secundário e efetuar o pagamento da taxa.

2.º Passo – Depois dos resultados de admissão e para asseguarar o lugar na turma deve fazer o pagamento da taxa de matrícula.

3.º Passo – De seguida enviamos a carta de aceitação para que dê início ao processo de visto.