Bolsas de estudo para estudantes internacionais

O Politécnico de Leiria pretende contribuir para a valorização do mérito e motivação dos estudantes, pelo que definiu um conjunto de medidas que contemplarão uma redução do valor da taxa anual do curso de licenciatura ou mestrado a que se candidatam.

Quais os mecanismos disponíveis?

A aposta do Politécnico de Leiria na adoção de mecanismos de incentivo que contribuam para a valorização do mérito e motivação dos estudantes é uma prioridade. Assim, são definidos os seguintes mecanismos de incentivo destinados aos estudantes internacionais a ingressar em ciclos de estudo do Politécnico de Leiria.

• Prémios de Mérito
  • Incentivos de Cooperação para o Desenvolvimento
  • Programa de Bolsas AUIP
  • Prémios IPLeiria Global Academy

Prémios de Mérito

Definição

Os mecanismos de incentivo, designados por Prémio de Mérito, revestem a forma de pagamento pelo estudante internacional de uma propina igual a 50% do valor fixado para a propina internacional.

Processo

Os Prémios de Mérito são atribuídos na 1ª Fase de candidaturas, após o processo de seriação (e por ordem decrescente da lista de seriação final aprovada), sendo apenas destinada aos estudantes que apresentem classificação de candidatura igual ou superior a 16 valores (numa escala de 0 a 20) e que se tenham candidatado em formulário próprio

Condições de Atribuição

Os estudantes a quem foi atribuído Prémio de Mérito devem proceder à matrícula e efectuar o pagamento da primeira prestação de propinas de acordo com os prazos predefinidos. No caso de o estudante não efetivar a matrícula no prazo definido, perde o direito ao Prémio de Mérito, sendo esta atribuída ao candidato sem bolsa seguinte na lista de seriação.

Condições de Manutenção

Uma vez obtido o Prémio de Mérito por parte de um estudante, este mecanismo de incentivo é mantido durante o número de anos do ciclo de estudos, desde que com a inscrição em regime de tempo integral e com obtenção de aproveitamento escolar no ano letivo anterior.

Número de bolsas disponíveis

Para cada curso é fixado o número de bolsas a atribuir e o valor de propina a pagar em caso de bolsa de acordo com os quadros em baixo.

Como se pode candidatar?

A candidatura está sujeita ao preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO que estará disponível até ao final da 1ª fase de candidaturas.

Para cada ciclo de estudos de Licenciatura é fixada a atribuição de 2 Prémios de Mérito.

Para cada ciclo de estudos de Mestrado é fixada a atribuição de 2 Prémios de Mérito.

Para cada ciclo de estudos de TeSP é fixada a atribuição de 2 Prémios de Mérito.

Incentivos de Cooperação para o Desenvolvimento

Definição

Os mecanismos de incentivo, designados por Incentivos de Cooperação para o Desenvolvimento, revestem a forma de pagamento pelo estudante internacional de uma propina igual a 50% do valor fixado para a propina internacional  e a isenção do pagamento da taxa de matrícula, mantendo-se este incentivo durante o número de anos do ciclo de estudos, prorrogável por mais um ano.

Quem pode concorrer

Os Incentivos de Cooperação para o Desenvolvimento podem ser atribuídos a estudantes oriundos de países de língua oficial portuguesa que tenham apresentado candidatura no âmbito de protocolo de colaboração específico.

Programa de Bolsas AUIP

Definição

No âmbito do Programa de Bolsas da AUIP – Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado, destinado a estudantes provenientes de instituições associadas, são atribuídos 12 Incentivos AUIP que revestem a forma de pagamento pelo estudante internacional que ingresse em mestrado de uma propina igual a 50% do valor fixado para a propina internacional e a isenção da taxa de matrícula, mantendo-se este incentivo durante o número de anos do ciclo de estudos.

Como se pode candidatar?

Mais informações divulgadas no website da Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado.

Prémios IPLeiria Global Academy

Definição

No âmbito da rede IPLeiria Global Academy são atribuídos 20 incentivos que revestem a forma de redução do pagamento de propina pelo estudante internacional, no ano em que ingresse em licenciatura, que será de valor igual a 50% do montante fixado para a propina internacional do ciclo de estudos.

Como se pode candidatar?

As condições específicas para a atribuição de incentivos a cada parceiro da rede IPLeiria Global Academy são definidas em acordo específico.