18.ª Edição do Concurso Regional do Polieempreende

Projeto que visa o desenvolvimento de uma escova de dentes vitalícia vence Concurso Regional do Poliempreende

Intitula-se “InBfusion – soluções tecnológicas para a saúde: escova de dentes vitalícia” e preconiza o desenvolvimento de uma escova de dentes vitalícia através de uma tecnologia inovadora com a utilização de materiais sustentáveis. Este foi o projeto que venceu a 18.ª edição do Concurso Regional do Poliempreende, que decorreu no dia 29 de junho, no auditório dos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria, e que vai agora representar a instituição na final nacional, agendada para setembro, em Beja.

A ideia de negócio foi apresentada por Tatiana Padrão, Sara Guerreiro e Carolina Ferreira, que explicam que «a saúde oral quando em desequilíbrio apresenta uma grave ameaça com um elevado impacto socioeconómico em milhares de pessoas em todo o mundo. A substituição da escova de dentes deve ser realizada a cada três meses e, tendo em conta a população de Portugal, isto resultaria no desperdício de cerca de 41 milhões de escovas anualmente».

Assim, o projeto visa o desenvolvimento de uma escova de dentes vitalícia, cujo mecanismo de funcionamento auxilia a escovagem manual sem a necessidade de utilização de carregadores ou baterias. Além disso, a escova incorpora filamentos revolucionários capazes de combater vírus, bactérias, fungos e melhorar o esmalte.

Em segundo lugar, ficou o projeto “TASKTool”, que integra o desenvolvimento de uma APP destinada a crianças/jovens com Perturbação do Espetro do Autismo, compatível com sistemas operativos de smartphone e/ou smartwatch. Tem por objetivo principal auxiliar na gestão de tarefas diárias, na gestão da rotina, na integração de novas tarefas em constante contacto com os cuidadores.

O terceiro prémio foi entregue ao projeto “SFC – Sustainable Food Consulting”, submetido por Filipa R. Pinto, Wilson Fernandes, Sónia Barroso, Cármen Elias, Sílvia Lourenço e Maria Manuel Gil. O projeto prevê o desenvolvimento de uma empresa que forneça uma solução integrada “chave na mão” de introdução de novos produtos alimentares com carácter inovador do ponto de vista nutricional e que respeitem critérios de sustentabilidade.

1.º Prémio – Tatiana Padrão, Sara Guerreiro e Carolina Ferreira (Projeto InBfusion)
2.º Prémio – Bruna Alves da Costa, Mariana Ventura dos Santos, Sara André Correia, Ana Mafalda Capitão Silva, Inês Isabel Sousa Lopes e Andreia Salvador (Projeto TASKTool)
3.º Prémio – Filipa Pinto, Wilson Fernandes, Sónia Barroso
(Projeto SFC – Sustainable Food Consulting)
Júri da fase regional do Poliempreende

Na edição de 2022 do Concurso Regional do Poliempreende foram submetidos 10 projetos e ideias de negócio, desenvolvidos por 33 participantes, entre estudantes, antigos estudantes, investigadores e professores do Politécnico de Leiria.

O júri da fase regional do Poliempreende, que avaliou os 10 projetos submetidos a concurso no Politécnico de Leiria, foi constituído por Ana Sargento, vice-presidente do Politécnico de Leiria, Eduarda Fernandes, representante do Politécnico de Leiria no Conselho de Administração da Startup Leiria, Hugo Venâncio, CEO da REATIA, Miguel Silvestre, diretor executivo da Obitec, entidade gestora do Parque Tecnológico de Óbidos, e Nuno Martinho, representante do Politécnico de Leiria no Conselho de Administração da OPEN – Oportunidades Específicas de Negócios.

Poliempreende – Projetos de Vocação Empresarial

O Poliempreende é o maior projeto em rede de instituições de ensino superior politécnico, que pretende fomentar a cultura empreendedora e a criação de novas empresas, assim como a promoção da criatividade e de ideias inovadoras, valorizando o conhecimento. O concurso tem como objetivos promover e formar para o empreendedorismo, desenvolver planos de vocação empresarial, e avaliar e premiar os melhores projetos desenvolvidos. A iniciativa enquadra-se no projeto Link Me Up – 1000 Ideias, que é cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.