Testemunhos

Eurico Caetano

Escola

ESECS

Curso

Mestrado. Educação e Inovação Pedagógica

Ano de conclusão

2024

O meu nome é Eurico Manuel Lisboa Caetano. Frequentei a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS), onde concluí o Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica, entre os anos 2021 e 2024.  

Guardo memórias muito boas da minha experiência como estudante. Embora tenham existido alguns momentos mais exigentes, foram sempre vivências desafiantes e, acima de tudo, extremamente enriquecedoras, tanto a nível académico como pessoal.  

A frequência do curso de Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica, no IPL, revelou-se uma experiência verdadeiramente gratificante e enriquecedora.

O curso proporcionou-me uma compreensão mais aprofundada das metodologias pedagógicas contemporâneas e de ferramentas digitais emergentes, capacitando-me para intervir de forma mais criativa, crítica e eficaz, em suma, inovadora, em diversos contextos educativos, cada vez mais desafiantes.

Destaco ainda a qualidade humana e científica do corpo docente, cuja proximidade, disponibilidade e incentivo constantes foram determinantes para superar os desafios e concretizar com sucesso esta etapa no meu desenvolvimento profissional e pessoal.

Terminei este ciclo de estudos com um sentimento de realização e com a certeza de estar mais bem preparado para enfrentar os desafios da educação atual e contribuir ativamente para a promoção de práticas pedagógicas de qualidade.

Após a conclusão do mestrado, continuei a exercer funções como docente do Grupo de Recrutamento 550 – Informática, mantendo o compromisso com a inovação e a melhoria contínua da prática pedagógica. Atualmente, assumo também as funções de Diretor do Curso Profissional de Técnico de Informática – Sistemas e de Coordenador do Laboratório de Educação Digital da escola, onde tenho procurado dinamizar projetos que integrem tecnologia e metodologias ativas de aprendizagem.  

Sou docente do Quadro de Escola, pertencente ao Grupo de Recrutamento 550 – Informática, desempenhando funções em contexto de ensino secundário e profissional.  

Sim, para além da docência, estou envolvido em projetos de caráter cívico e cultural. Faço parte de uma Associação Filarmónica, onde participo como executante na banda e colaboro na gestão da escola de música como assessor. Paralelamente, faço parte dos corpos administrativos do Banco Alimentar Contra a Fome Leiria – Fátima, contribuindo ativamente para iniciativas de solidariedade e apoio à comunidade. 

A passagem pelo IPL foi uma experiência profundamente enriquecedora, tanto no plano profissional, pela consolidação e aquisição de competências e o conhecimento de novas metodologias, como no plano pessoal, pelo convívio e partilha com colegas e docentes que marcaram positivamente o meu percurso.  

Que a Rede Alumni continue a promover iniciativas idênticas e a criar oportunidades de formação e desenvolvimento profissional, promovendo também o contacto entre antigos e atuais estudantes, fortalecendo o espírito académico.  

Sugiro mais divulgação das iniciativas e oportunidades da Rede Alumni, de forma a envolver um número crescente de antigos estudantes e reforçar a ligação com o Politécnico de Leiria.