Politécnico de Leiria Inicia Reabilitação e Adaptação de Edifício de Santo Estêvão para Nova Residência de Estudantes

O Politécnico de Leiria vai iniciar a empreitada de conceção-construção para adaptação do antigo Convento de Santo Estêvão, na cidade de Leiria, numa nova residência de estudantes com capacidade para 101 camas.

A consignação da obra realizou-se no dia 13 de junho de 2025, em Leiria, representando um investimento de 5,6 milhões de euros, com financiamento de 3,8 milhões de euros no âmbito do Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior (PNAES), integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A obra de adaptação do antigo Convento de Santo Estêvão para residência de estudantes, prevista ficar concluída até ao final de março de 2026, contempla a preservação das suas fachadas e da sua história, transformando este edifício num espaço acolhedor, integrador e marcante na vida académica dos seus residentes.

A reabilitação do edifício permitirá disponibilizar 101 novas camas, distribuídas por 62 quartos de diferentes tipologias. A nova residência contemplará ainda áreas de convívio, cozinhas, bar, sala de estudo e biblioteca, lavandaria, arrumos, área de receção, entre outras.

“Com esta intervenção pretendemos não só dar resposta às necessidades de alojamento, como criar uma solução inovadora no contexto local, através de um projeto em constante diálogo entre história e inovação, e entre passado e futuro, garantindo-se um equilíbrio entre as novas áreas a serem criadas e as áreas que serão recuperadas no edifício”, explicou José Frade, vice-presidente do Politécnico de Leiria.

Situado em plena zona histórica de Leiria e classificado como património de interesse municipal, o Edifício de Santo Estêvão, também conhecido como a antiga Escola do Magistério Primário de Leiria, tem igualmente um simbolismo histórico para o Politécnico de Leiria, uma vez que acolheu, no final dos anos 80, os primeiros cursos da atual da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Já na década de 90, iniciaram-se igualmente, neste edifício, os primeiros cursos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, onde funcionou até 1995, voltando ainda depois a ser ocupado pela antiga ESEL (Escola Superior de Educação de Leiria).