Financiado pelo Fundo Ambiental – PRR
Politécnico de Leiria celebra consignação de empreitada para a melhoria energética do Edifício ‘Hub de Inovação em Saúde’
O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) celebrou no dia 5 de setembro de 2025 a consignação da empreitada para a requalificação energética do Hub de Inovação em Saúde, situado no Campus 5, num investimento de 400 mil euros, financiado pelo Fundo Ambiental, através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Com esta intervenção, o edifício passará de uma classificação energética de Classe C para uma classificação energética de Classe A, prevendo-se uma redução na ordem dos 50% em termos de energia primária.
A empreitada, que deverá ficar concluída até final de 2025, compreende diversas vertentes de intervenção, nomeadamente a substituição de caldeiras, termoacumuladores e iluminação, contemplando ainda a produção de energia renovável através da instalação de painéis fotovoltaicos, com o objetivo de contribuir para soluções energéticas mais sustentáveis.
“Esta e outras intervenções que temos promovido permitirão uma redução anual significativa do consumo de energia primária nos nossos edifícios e, consequentemente, a redução das emissões de gases com efeito de estufa. Desta forma, através da modernização e eficiência das nossas instalações, proporcionaremos mais e melhores condições a toda a comunidade académica, nomeadamente estudantes, colaboradores, professores e investigadores”, afirmou Carlos Rabadão, presidente do IPLeiria.
No âmbito do Fundo Ambiental, além da intervenção ao nível da eficiência energética no Campus 5, está ainda prevista uma intervenção no Campus 4, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche. No passado mês de junho, foi igualmente lançada uma empreitada no Campus 2, que contempla a melhoria da eficiência energética do Edifício D da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e da Biblioteca José Saramago, estando as obras já a decorrer. O conjunto destas empreitadas, que contemplam quatro edifícios em três campi do Politécnico de Leiria, corresponde a um investimento total de, aproximadamente, seis milhões de euros.
A encerrar a sessão, o diretor da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria, Rui Fonseca-Pinto, congratulou a consignação da empreitada, que “vai permitir proporcionar ainda melhores condições”. “Já temos o edifício melhorado, mas com esta nova intervenção, estou certo e seguro que vamos ficar com ainda melhores condições de trabalho, e não só. O que estamos aqui a fazer é mais que dar uma nova vida. É dar mais saúde a este edifício e a quem o utiliza todos os dias.”


