Yusmari Díaz Pérez pretende aproximar as instituições de ensino superior cubanas e portuguesas
Embaixadora de Cuba em Portugal visita Politécnico de Leiria para estreitar relações
A embaixadora de Cuba em Portugal, Yusmari Díaz Pérez, afirmou ter como objetivo estreitar as relações entre os dois países e aproximar as instituições de ensino superior cubanas e portuguesas, durante uma visita ao Politécnico de Leiria, decorrida no dia 18 de julho.
«Para mim a vida académica é muito importante. É das instituições de ensino superior que nasce o futuro de qualquer país. A ciência é essencial. Estamos a procurar criar uma rede entre Cuba e Portugal e entre as nossas universidades e politécnicos, e também entre os nossos institutos especializados», referiu Yusmari Díaz Pérez, destacando áreas como a Saúde e o Ambiente Marinho, incluindo reservas marinhas como áreas prioritárias.
«A nossa ideia fundamental é procurar criar parcerias com algumas instituições de ensino superior portuguesas, e promover intercâmbios de estudantes, professores e investigadores entre as instituições portuguesas e as instituições cubanas», referiu a embaixadora de Cuba em Portugal, que iniciou funções em março deste ano, realçando que «uma parceria com o Politécnico de Leiria seria muito importante em áreas como a Economia Azul, por exemplo».
Neste contexto, foram identificadas as áreas da Ciência e Tecnologia do Mar, e da Saúde, como muito relevantes para o Politécnico de Leiria, evidenciando-se as oportunidades de colaboração com a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e com a unidade de investigação MARE – Politécnico de Leiria, em Peniche, assim como com a Escola Superior de Saúde (ESSLei) e o Hub de Inovação em Saúde, em Leiria.

