POLITÉCNICO DE LEIRIA PROMOVE PRIMEIRAS JORNADAS “HEALTHY CAMPUS”
O 1.º Encontro contou com cerca de 200 participantes e 24 oradores
As I Jornadas do Healthy Campus do Politécnico de Leiria realizaram-se no dia 6 de dezembro, tendo contado com cerca de 200 participantes e 24 oradores, entre estudantes, docentes, investigadores, técnicos, administrativos e dirigentes do Politécnico de Leiria e de outras instituições de ensino superior.
O encontro visou divulgar o trabalho desenvolvido pelo Politécnico de Leiria no âmbito do programa Healthy Campus da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), com o propósito de melhorar todos os aspetos do bem-estar dos seus estudantes e da comunidade académica em geral, procurando inverter a tendência dos jovens comprometerem a sua saúde durante a sua vida académica.
Carlos Rabadão, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, deu início às Jornadas, seguindo-se as intervenções de Duarte Lopes, Membro do Comité Executivo da FISU, Bruno Avelar Rosa, Membro do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde e de Rui Matos, coordenador do Projeto Healthy Campus Politécnico de Leiria.
Durante as I Jornadas foi possível assistir a diversas intervenções dos membros integrados das unidades de investigação e das equipas do Healthy Campus Politécnico de Leiria, apresentando os 7 domínios do Projeto Healthy Campus da FISU.
O Healthy Campus é um programa destinado à promoção de estilos de vida saudável e ativa nas Comunidades Académicas do Ensino Superior, alinhado com os princípios da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Politécnico de Leiria aceitou este desafio e submeteu a sua candidatura em 30 de junho de 2021, atingindo o nível de certificação Platina, o grau máximo de cinco níveis de desempenho definidos pela FISU. A candidatura recebeu a pontuação máxima, tendo cumprido todos os requisitos em todos os indicadores, estando estritamente ligados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
O Politécnico de Leiria foi a primeira instituição de ensino superior politécnica a garantir a certificação “Healthy Campus”, procurando, entre outras, reforçar a importância da atividade física como meio para a promoção do bem-estar físico e mental da comunidade académica.
Seguindo a linha do Plano Estratégico 2030 do Instituto Politécnico de Leiria, foi definido o Plano de Ação Healthy Campus 2021 – 2025 que aborda os vários domínios de intervenção do programa. Desejavelmente, em 2025, far-se-á uma projeção para 2030, de modo a acompanhar o respetivo plano estratégico da instituição.
No âmbito da sua orientação estratégica, o Politécnico de Leiria assume um claro compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a qualidade de vida de toda a comunidade, direta e indiretamente ligada à instituição, criando um enquadramento institucional favorável à implementação bem-sucedida do seu Healthy Campus.
O Politécnico de Leiria encontra-se assim motivado para incrementar a realização de ações que visem incentivar estilos de vida saudáveis, e que sensibilizem a comunidade académica para a importância da atividade física e do desporto, para os aspetos relacionados com a nutrição e prevenção de doenças, para a promoção da saúde mental e social, para a prevenção dos comportamentos de risco, para a proteção do ambiente, e para promoção da sustentabilidade e responsabilidade social.



