Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes

Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes

Tipo de curso:
Doutoramento

Conteúdo do curso

O programa de doutoramento em “Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes” é o resultado de uma parceria entre com a Universidade do Minho e o Politécnico de Leiria e reforça a colaboração entre as nossas instituições, nomeadamente na investigação e inovação conjunta em várias áreas, principalmente, no setor dos moldes e dos polímeros.

Apresentação do curso

A criação deste doutoramento é uma aposta estratégica e um investimento das duas instituições de ensino ao nível industrial, económico e social. O ciclo de estudos será ministrado na Universidade do Minho, Campus de Azurém, em Guimarães, e no Politécnico de Leiria, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). Envolve, também, diretamente duas unidades de investigação: o Instituto de Polímeros e Compósitos, da Universidade do Minho (IPC) e o Centro para Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CRSP), do Politécnico de Leiria.

Nos últimos três anos, no âmbito dos programas de investigação e desenvolvimento aprovados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), foram realizados vários projetos com o envolvimento do Politécnico de Leiria e da Universidade do Minho, entre os quais se destacam o add.additive, produtech.SIF, tooling4G, e Fibr3D, que contam com o Fabrico Digital Direto como pilar preponderante.

A criação de laboratórios colaborativos e os acordos de cooperação, desenvolvidos pelas duas instituições de ensino superior com empresas como a Bosh e a Siemens, constituem elementos catalisadores e promissores para o sucesso do doutoramento em Fabrico Digital Direto, extremamente relevante para as PME das regiões norte e centro, que irão beneficiar com esta atualização de know-how científico e tecnológico e com a captação de novos e motivados recursos humanos formados para uma indústria de futuro.

Coordenador do curso

Júlio César Machado Viana (Universidade do Minho)
jcv@dep.uminho.pt

Escola

Cidade

Idioma

Português

Duração

6 Semestres

Vagas

Contingente geral: 12
Contingente internacional: 3

Registo DGES

Informação de Registo (em atualização)

Objetivos

Este programa doutoral pretende formar recursos humanos altamente qualificados na vanguarda do domínio científico do Fabrico Digital Direto nas indústrias de polímeros e moldes, que integrem empresas e entidades tecnologicamente avançadas, e que, através do conhecimento, promovam o progresso sustentado dos tecidos industrial e social.

Saídas Profissionais

Este ciclo de estudos procurará adequar a formação dos doutorandos ao exercício de uma atividade científica e profissional multidisciplinar, de elevada exigência, e dará suporte à consolidação dos pólos de competitividade e tecnologia e setores industriais relevantes.

Plano curricular

ECTS: 180

Condições de acesso

  1. Titulares do grau de Mestre em Engenharia ou equivalente legal.
  2. Titulares de grau de licenciado (com 5 anos) em Engenharia ou em áreas afins, ou equivalente legal, desde que detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia.
  3. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja
    reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia como
    atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
  4. Candidatos que cumpram um dos requisitos constantes nas alíneas b) e c) do ponto 1 do artigo 30º) / do Decreto-Lei 65/2018, de 16 de agosto.

Edital

Acreditação

Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 31/07/2020

Acreditação A3ES

Mais informações

Plano de Estudos
Despacho n.º 11639/2020, DR n.º 229 – 2S, de 24 de novembro

Contactos:

Júlio César Machado Viana (Universidade do Minho)
jcv@dep.uminho.pt
Joel Vasco (Politécnico de Leiria)
joel.vasco@ipleiria.pt

Taxa anual

Contingente geral: 2750 €
Contingente internacional: 4000 €