Marketing

Marketing

Tipo de curso:
Licenciatura

Apresentação do curso

https://www.ipleiria.pt/estg-dge/oferta-formativa/licenciaturas/mkt/

Os estudantes deste curso podem ser premiados com Bolsas Politécnico de Leiria + Indústria.
Descobre mais em: https://maisindustria.ipleiria.pt/

Coordenador do curso

Jacinta Raquel Miguel Moreira
coord.mk.estg@ipleiria.pt

Código

9205

Escola

Cidade

Idioma

Português

Regime

Diurno

Duração

6 Semestres

Vagas

Contingente geral: 46 
Contingente internacional: 8

Registo DGES

Objetivos

O ciclo de estudos visa preparar profissionais com formação pluridisciplinar e especializada para o exercício de atividades nas áreas do marketing. As competências gerais que os estudantes devem desenvolver durante o curso passam por: identificar, definir e explicar conceitos específicos na área do Marketing; delimitar e resolver problemas, aplicando os conceitos e teorias em ambientes e situações reais; analisar e distinguir diferentes contextos organizacionais; recolher, selecionar, sintetizar e comunicar informação de modo profissional; aprender de modo autónomo ao longo da vida. As UC que compõem o plano de estudos visam dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos específicos:

  • Formar profissionais capazes de analisar e conhecer os mercados, de compreender o comportamento do consumidor e de determinar oportunidades de negócio
  • Desenvolver estudos de mercado, segmentar o mercado, gerar e disseminar informação de mercado e responder ao mercado aproveitando as oportunidades ou criando-as apostando na inovação
  • Planear e executar a conceção, preço, comunicação e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais
  • Assegurar a coerência entre as estratégias de marketing e a estratégia de negócio
  • Gerir a carteira de clientes, personalizando os relacionamentos e identificando as fontes de valor com a finalidade de fidelizar os clientes mais valiosos para a empresa
  • Conduzir processos de negociação em diferentes contextos culturais e gerir situações de conflito
  • Gerir a força de vendas e equipas de trabalho
  • Gerir a logística e a cadeia de abastecimentos
  • Desenvolver o merchandising e ações de promoções de vendas
  • Formar profissionais capazes de aplicar o marketing no sector da indústria, dos serviços, da distribuição e do sector público e social
  • Gerir as marcas, as categorias e o sortido em geral
  • Desenvolver estratégias de comunicação, usando a publicidade, as relações públicas, o patrocínio, entre outras formas de comunicação
  • Conhecer e explorar o potencial do web marketing e do comércio eletrónico

Direito, Ciências Sociais e Serviços

Saídas Profissionais

  • Diretor geral/administrador
  • Diretor comercial
  • Diretor de marketing
  • Diretor de comunicação
  • Diretor de vendas
  • Diretor de marketing direto
  • Gestor de produto
  • Gestor de marcas
  • Gestor de cliente
  • Gestor de loja
  • Gestor de bases de dados
  • Gestor de logística e Distribuição
  • Consultor de marketing
  • Relações Públicas
  • Analista de mercado
  • Técnico de merchandising
  • Técnico de publicidade
  • Técnico comercial
  • Promotor de vendas
  • Docente nas áreas de marketing

Plano curricular

ECTS: 180

Condições de acesso

Provas de ingresso
Uma das seguintes provas:
(04) Economia
(16) Matemática 
(17) Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Consulte a Deliberação, fixada para cada ano letivo, que estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso no Portal da Direção-Geral do Ensino Superior.

Preferência regional
Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%


Outros acessos preferenciais
Cursos com acesso preferencial: 086, 602, 604, 606, 831, 832, G76, G80, P28, P51, P64
Vagas: 10%

Classificações mínimas
Nota de candidatura: 100 pontos
Provas de ingresso: 95 pontos

Fórmula de cálculo
Média do secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%

Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na  página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.

Acreditação

Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 23-04-2019
Acreditação A3ES

Mais informações

Candidatura

Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.

Taxa de matrícula

Contingente geral: 0€
Contingente internacional: 500€

Taxa anual

Contingente geral: 697€
Contingente internacional: 3000€