Politécnico de Leiria Integra Jovens Estudantes Voluntários na Missão País

Em 2003, a Missão País nasce da vontade de chegar ao coração dos outros através da alegria de missionar!

Em 2020, os jovens estudantes do Instituto Politécnico de Leiria começaram a Missão País em Minde. Em 2021 foram desafiados a reinventar o sentido de missão, a repensar como transformariam aquela semana especial. No ano de 2022, voltaram a missionar em Minde, com o desafio de aprender a decifrar um sorriso por trás de uma máscara, a relembrar como uma guitarrada de música popular pode mudar o estado de alma do outro, e que pinceladas de alegria podem transformar uma vila.

Entre 18 a 25 de fevereiro de 2023, estes estudantes foram desafiados a inspirar gerações a viverem a fé católica em missão. Durantes oito dias, os jovens sentiram-se em casa pelo acolhimento que tiveram da população de Minde, encontrando-se com crianças e idosos. Foram momentos em que Minde foi acolhimento, transformação e envio para todos, em que a fé falou mais alto e que pontes foram construídas em que valores como a paz, solidariedade, amor e alegria desceram por terras de mindericos!!

Os estudantes deixam testemunho de cada comunidade de missionários:

Comunidade Porta-a-Porta

Fazer Missão é ir à descoberta do desconhecido, com o objetivo de conquistar diariamente sorrisos, abraços, palavras, gestos e, principalmente, memórias. Depois do nosso “sim” e de nos levantarmos do sofá, integrámos a comunidade do Porta-a-porta, onde todos os dias são uma incógnita: ora falamos com muita gente, ora passamos uma manhã inteira numa única casa a ajudar a descascar cebolas. Com uma guitarra, um acordeão, as nossas vozes e a Mãe Peregrina ao colo, procurámos, em ambas as situações, levar a alegria e o amor de Deus à população de Minde, do Vale Alto e do Covão do Coelho. Foi uma experiência única em que descobrimos que, sem esperarmos nada em troca, recebemos muito mais do que oferecemos.”

Comunidade Trolhas

Estar nos trolhas deixava-nos a todos bastante reticentes, porque nunca tínhamos pintado uma parede, porque nos obrigava a sair da nossa zona de conforto e porque tínhamos receio de não ter contactado com a comunidade de Minde. Mas verdade é que sentimos sempre o amor de Deus e Nossa Senhora a dar-nos força e a certeza de que estávamos no sítio certo e que no fim iria valer a pena.  Ver o trabalho finalizado, ouvir os agradecimentos dos mindericos e ver todos os missionários felizes a pintar “Missão País” naquelas paredes deixou-nos de coração cheio. Fomos verdadeiramente felizes durante esta semana! Muito obrigada, do fundo do coração, a toda a comunidade de Minde!

Comunidade Centro de Dia

Missionar em Minde foi uma experiência surreal. Ver, espalhar e receber alegria foi do melhor. Nós estivemos na parte do lar que também acolhe pessoas do centro de dia, foi onde estivemos a maior parte do tempo da nossa missão, foi aqui que criamos os laços mais profundos, que vimos lágrimas de alegria e sorrisos genuínos pela nossa presença e pelo contacto com Deus. Onde recebemos muitos obrigados por estarmos a alegrar o dia deles e torná-lo menos monótono. Sentimos que esses obrigados não nos eram merecidos porque não estávamos a fazer nada de mais, estávamos simplesmente a ser “testemunho de sorriso rasgado” e ao perceber que esse sorriso na vida das outras pessoas faz a diferença, foi muito gratificante. Nós, como comunidade é que agradecemos, porque eles também nos puseram um sorriso no rosto e ajudaram na nossa transformação! Obrigado, Minde, por esta semana magnífica!”

Comunidade Creche-Escola

Foi junto da comunidade da creche e da escola que plantamos a semente da missão, e que esperamos que daqui a uns anos venha a germinar recheada de fé católica e de boas escolhas. Para além da animação e dos bons momentos que tentamos proporcionar às crianças, tentamos criar memórias duradouras, que ficassem presentes para o resto das suas vidas. Porém, melhor que isso, foi o abraço que recebemos de volta por parte de toda essa comunidade. E não há nada mais bonito que isso, a simplicidade e o carinho que transmitem. Tivemos, também, vários momentos de partilha na escola que ajudaram a colocar alguns assuntos em perspetiva e a permitir a abertura de novos horizontes. Por fim, cabe-nos a nós agradecer a oportunidade de poder conviver com esta comunidade e, desta forma, terminarmos o ciclo em Minde de coração cheio!

Comunidade Teatro

Teatro é uma comunidade que vive horas a fio sempre junta, para isso é preciso ser suporte dos outros membros, no meio de isto tudo existe a grande responsabilidade de apresentar e retribuir tudo o que a comunidade nos ofereceu ao longo da semana, em apenas um único momento. Para ser possível retribuir isto tudo não temos grande contacto com a comunidade, mas um momento impactante e que nunca passava pela cabeça era irmos cantar para o meio do Intermarché de Minde.”

Comunidade Lar

Gostaríamos de agradecer a forma como o lar nos acolheu ficamos muito contentes por poder levar esta alegria dos jovens aos mais velhos. Sempre que entrávamos pelo lar adentro era uma alegria contagiante, guitarras a tocar, vozes a cantar, gargalhadas pairavam no ar os nossos rostos simplesmente não conseguiam parar de sorrir, e muito rapidamente esta alegria era passada para o outro lado. Sentirmos que o nosso tempo foi usado para alegrar o dia de outros é sem sombra de dúvidas gratificante e encheu-nos o coração. Muitas vezes era só necessário ouvir o que os mais velhos nos tinham para contar, as suas histórias os seus ensinamentos e acima de tudo os seus desabafos. Como o objetivo da missão pais é levar a alegria de Deus aos outros celebramos a eucaristia e procuramos rezar o terço em alguns momentos. Saímos de coração cheio por podermos alegrar os dias dos utentes do lar, saímos com o sentimento de missão cumprida.